TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Narradores de Javé

Por:   •  30/5/2015  •  Resenha  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

Narradores de Javé

1-) Mediante o que vimos no filme, qual a importância da andragogia?

Resp.: A andragogia vem para ensinar a partir das experiências vividas dos sujeitos, aproximando-os de um conteúdo coerente com a sua realidade. A importância de trabalhar com esse método é fazer com que o aluno se sinta valorizado e motivado para aprender cada vez mais, com o objetivo de atingir uma aprendizagem efetiva tendo uma aprendizagem madura e consciente, fluindo em um contexto plenamente favorável.

2-) Quais as maiores dificuldades que o filme nos mostra?

Resp.: A maior dificuldade mostrada no filme é o analfabetismo dos moradores do vale de Javé, que seria inundado pela barragem, fazendo com que os moradores tivessem que se mudar, os mesmos resolveram escrever as histórias que eram contadas no Vale, para que fosse percebido que era um lugar precioso, com riquezas culturais, porém ninguém sabia ler nem escrever e não tinham como apresentar esses contos como um documento histórico da cidade, se não fosse por um rapaz odiado pelos moradores, mas alfabetizado não teriam conseguido transcrever o que era contado.

3-) O que é possível fazer para que o analfabetismo seja realmente erradicado?

Resp.: Existem inúmeros motivos para que ainda exista o analfabetismo no país como, por exemplo, a falta de reorganização do governo com foco para educação, falta das experiências vividas pelos alunos nos conteúdos, a desigualdade social, etc. Se esses problemas fossem realmente resolvidos os que não tiveram acesso à escola na idade certa voltaria para as escolas, porque teriam um sentido para isso, os que já estão na escola mas ainda não conseguiram avançar no aprendizado teriam mais prazer e vontade para aprender, a educação teria uma melhor estrutura e profissionais valorizados para receber esses alunos, teriam condição de usar de todos recursos culturais disponíveis as vezes só pra quem pode pagar e não seriam mais rotulados como “menos” em todas as questões. É possível oferecer-lhes uma escolarização ampla e com mais qualidade. E isso requer atividades contínuas e não projetos isolados que, na primeira dificuldade, são deixados de lado para o início de outro. Além disso, a educação não deve se preocupar apenas em reduzir números e índices de analfabetismo. Deve ocupar-se de fato com a cultura do educando, com sua preparação para o mercado de trabalho e como prevista nas diretrizes curriculares da EJA a mesma tem como funções: reparar, qualificar e equalizar o ensino.

Referência: NARRADORES de Javé. Produção: Eliane Caffé. Roteiro Eliane Caffé e Luiz Alberto de Abreu. 

                 ANHANGUERA EDUCACIONAL

Educação de Jovens e Adultos

Professora: Maria Luiza Sales Garcia

 

[pic 1]

6° C

Ana Paula Alves: 3721682814

Amanda Canneori: 4604894782

Ariadne dos Santos: 3721682793

Daniela dos Santos Gonçalves cruz: 3721682808

Isabela Iacona: 3715652349

Sidineia Santos da Silva: 3874769789

Set/2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (159.5 Kb)   docx (47.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com