TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Parâmetros Curriculares Nacionais

Por:   •  14/9/2018  •  Ensaio  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 9

Ensaio sobre a Base Nacional Comum Curricular- BNCC e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN para VF do Curso de Pedagogia.

Aluna : Larissa Pinheiro

 “Quando alguém se interessa pelo que faz, é capaz de empreender esforços até o limite de sua resistência física. ”

Jean Piaget

  1. Introdução:

O tema Base Nacional Comum Curricular – BNCC x Parâmetros Comuns Nacionais -PCNs está no centro das discursões sobre a educação no Brasil, a BNCC está em fase de construção e deve servir de norte e de caráter obrigatório para o trabalho dos professores brasileiros.

No entanto, ao mesmo tempo que vai ao encontro das necessidades dos educadores, que terão um parâmetro para definir os currículos escolares, esse documento, que ainda nem foi oficialmente publicado, tem trazido à tona discussões não só a respeito dos conteúdos que deveriam ser abordados, mas também em relação à maneira como vem sendo elaborado.

Um tema muito relevante para os educadores pois o que está na base interfere de forma significativa na pratica do corpo docente das escolas públicas e privadas.

1.2 PCNs e a BNCC.

Para que a nossa compreensão possa ser mais efetiva sobre os PCNs e a BNCC vamos abordar um pouco dos objetivos de cada uma dentro da Língua Portuguesa.

O PCN traz em seu discurso que a língua portuguesa para o ensino fundamental tem como objetivo ampliar a visão dos alunos, de modo que tenha consciência de que a linguagem é fundamental, para que discente possa fazer parte da sociedade, pois é por meio da fala, seja de forma oral ou escrita que o homem se comunica.  

O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos. ”

 

                   Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN p.15

Com a BNCC apresenta um conceito muito parecido alegando os mesmos motivos e as mesmas preocupações que o PCN traz em seus parâmetros. Trazendo a preocupação com as dimensões: é oral e escrita. Contudo contem em si a preocupação social da língua.

“(...) Língua Portuguesa é garantir a todos os alunos o acesso aos saberes linguísticos necessários para a participação social e o exercício da cidadania, pois é por meio da língua que o ser humano pensa, comunica-se, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo e produz conhecimento(...)”

                                        Base Nacional Comum Curricular-BNCC p.63

  1. Metodologia.

Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo apresenta-se como pesquisa bibliográfica analisando as competências dos Parâmetros Nacionais Curriculares- PCNs e suas composições, bem como comparar com as competências propostas pela Base Comum Curricular na área de Língua Portuguesa.

A partir dessa indagação que nos colocamos a pensar se com a chegada da BNCC houve alguma mudança significativa dentro das habilidades e competências que o aluno deve desenvolver dentro da disciplina.

  1. Analise.

  1. Comparações entre a BNCC e os PCN.

Nossa analise começa observando um breve histórico de cada um dos documentos dentro da educação, como cada um foi construído e outros aspectos que serão de extrema importância em nossa análise.

        -PCNs

Começando pelo PCN que foi apresentado aos educadores, colocando em destaque alguns aspectos fundamentais de cada disciplina. Eles foram consolidados em partes: 1º ao 5º ano em 1997; 6º ao 9º ano em 1998; e, em 2000, foram lançados os PCNs para o Ensino Médio, em quatro partes.

O PCN veio para dar referência, são parâmetros para orientar a elaboração dos currículos das escolas de ensino infantil, fundamental e médio. Sem caráter de obrigatoriedade espera-se que as escolas ensinem, em abrangência nacional, às nossas crianças, em todas as áreas de conhecimento definidas pela Lei de Diretrizes e Bases – LDB, da educação.

Sua elaboração começou em 1995. No fim deste mesmo ano já havia a versão preliminar que foi apresentada a diferentes instituições e especialistas. Como retorno dessa ação, o MEC recebeu centenas de pareceres, que foram separados por áreas e deram base para a revisão do texto final, lançado em 1997.

Segundo os coordenadores gerais dos PCN, os parâmetros foram desenvolvidos para auxiliar os professores das disciplinas a melhorar suas aulas. Assim, os PCN são bastante utilizados na formação continuada de professores interessados em se qualificar mais e mais na sua prática.

-BNCC

A BNCC teve sua primeira citação dentro da Constituição Federal Brasileira de 1988 que teve como objetivo mostrar que a educação deveria ter conteúdos fixados mínimos para que a educação fluísse de forma igual nas escolas. “Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais” (BRASIL, 1988).

“A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. ”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (207.9 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com