TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Parâmetros Curriculares Nacionais apóiam

Por:   •  21/4/2015  •  Ensaio  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 5

 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais

Os Parâmetros Curriculares Nacionais apóiam- se em normas legais e contribui nas respostas de problemas identificados no ensino fundamental. Parâmetros visam comunicar a ideia para respeitar as diversidades regionais, culturais, políticas caracterizando o fenômeno educativo nas regiões brasileiras. Currículo pode significar expressões de princípios e metas educativas, que precisam ser flexíveis. Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial para reflexão, que vem ocorrendo em diversos locais, sobre os currículos municipais e estaduais. O conjunto das proposições expressa nos Parâmetros Curriculares Nacionais, objetiva-se estabelecer referenciais que a educação possa atuar, no processo de construção da cidadania.

O conhecimento é resultado de um complexo e intricado processo de construção, modificação e reorganização utilizadas pelos alunos para interpretar os conteúdos escolares. A organização de atividades de ensino e aprendizagem influencia no processo de construção de significado aos conteúdos escolares. 

Os conteúdos são meios para que os alunos desenvolvam as capacidades de produzir bens culturais, sociais e econômicos. A seleção, a organização aos conteúdos deve ser precedida de grande discussão pela equipe escolar. Os conteúdos conceituais referem-se à construção ativas das capacidades intelectuais

Os critérios de avaliação explicitam a expectativa de aprendizagem, considerando objetivos e conteúdos propostos, além disso, os critérios de avaliação apontam experiências educativas que os alunos devem ter acesso e que são consideradas essenciais para o seu desenvolvimento e socialização

No meu ponto de vista sobre os Parâmetros Curriculares nada pode substituir a atuação do aluno que tem como dever construir conteúdos da aprendizagem, mas  para que isso aconteça é necessário uma organização nas atividades de ensino e na aprendizagem.É necessário que professor e aluno um coopere com o outro. Há a necessidade da escola propor aprendizagem significativas, onde cabe aos alunos estabelecer uma relação entre conteúdos escolares e os conhecimentos conhecidos, se então obter bons resultados o aluno demonstrará uma representação d si mesmo, sendo capaz de aprender,porém se for ruim, será tormento para o aluno, no qual resultará a falta de interesse. Por mais que o professor trabalhe e use materiais didáticos para contribuir na  aprendizagem do aluno,ele tem o dever de construir significado de conteúdo da aprendizagem.

Alguns recursos são usados em sala de aula para conhecer os fatores que atrapalham na aprendizagem dos alunos, ao ser considerados provocaram mudanças no diálogo entre ensino e aprendizagem.

A escola também tem um papel importante após potencializar as capacidades dos alunos, ajustar a maneira de selecionar e tratar os conteúdos de modo a auxiliá-lo a desenvolver sua possibilidade, as capacidades cognitivas,afetiva, física, ética, estética, social.Devendo assim aprender as metas que quer atingir na vida.

Sabemos que nem todas as pessoas tem os mesmos interesses e habilidades, umas aprendem de um jeito, os outros de outra forma, a equipe pedagógica precisa estar atenta, para que todos possam se integrar no processo de aprender, respeitando o limite de cada um.

Os Parâmetros Curriculares são muito importante na vida dos alunos, pois desenvolvem as capacidades, que lhe permitiram bens culturais, sociais, econômicos.

Quanto ao critério de avaliação explicitam a expectativa de aprendizagem, levando em conta os objetivos e conteúdos propostos.

Através das conquistas dos objetivos propostos para o ensino fundamental, necessita de uma prática educativa que tem como meta formar cidadão autônomo e participativo.

A interação entre alunos é muito importante também para chegar aos objetivos, o apoio familiar, seguindo as metas necessárias e não tendo medo de enfrentar os obstáculos que serão encontrados, mas o importante é chegar onde se quer alcançar e obter o seu sonho de ser alguém.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais apoiam-se em normas legais e contribui nas respostas de problemas identificados no ensino fundamental. Parâmetros visa comunicar a ideia para respeitar as diversidades regionais, culturais, políticas caracterizando o fenômeno educativo nas regiões brasileiras.

Currículo pode significar expressões de princípios e metas educativas, que precisam ser flexíveis. Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial para reflexão, que vem ocorrendo em diversos locais, sobre os currículos municipais e estaduais. O conjunto das proposições expressa nos Parâmetros Curriculares Nacionais, objetiva-se estabelecer referenciais que a educação possa atuar, no processo de construção da cidadania. O primeiro nível de concretização constitui na elaboração de documentos, em versões preliminares. O segundo nível em estabelecimento desses Parâmetros Curriculares Nacionais que constituem subsídios para ações do Ministério da Educação e do Desporto, como na formação inicial e continuada de professores, análise de livros e avaliação nacional. O terceiro nível visa à elaboração do projeto educativo de cada escola, expressão de sua identidade, reflexão e elaboração contínua. O quarto nível é a realização do currículo em sala de aula. A estrutura organizacional tem como objetivo indicar os aspectos cognitivos, afetivo, físico, ético, estético de forma a selecionar os conteúdos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (747.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com