TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Pilares da Educação

Por:   •  9/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação e Humanidades

DISCIPLINA: Prática de Ensino 3

Curso: Ciências Biológicas

1- Vimos na aula 11 que são 4 as competências consideradas como pilares básicos da Educação pela UNESCO (DELORS, 2003). Na ordem em que aparecem no art.32 da LDB, essas competências são as seguintes:

I- Aprender a aprender ou aprender a conhecer;

II- II- Aprender a ser;

III- III- Aprender a fazer;

IV- IV- Aprender a conviver.

As escolas têm vivenciado e produzido, contemporaneamente, casos de discriminação por gênero, por religião, por raça, homofobia, que demostram a dificuldade que nós professores temos de ensinar, reconhecer e valorizar a diversidade, a tolerância e, portanto, a competência para o convívio com “os outros”. O respeito à diferença é valor fundamental a ser trabalhado na escola neste século. De acordo com a sua área de formação (biologia, matemática, física, turismo, etc.) construa uma atividade realista para ser trabalhada em sua sala de aula que tenha por finalidade o desenvolvimento da competência “aprender a conviver”. (3.0 pontos).

Resposta:

Um dos maiores desafios dos educadores é trabalhar na sala de aula com o tema de como aprender a conviver com as diferenças, porém é um assunto que deve ser abordado, nao negligenciando como a educação realmente é um veículo de compreensão e tolerância.

Desde cedo é importante propor meios com que diminuam os casos de discriminação nas escolas, como atividades escolares.

Atividade proposta:

A atividade é designada para alunos do segundo ano do ensino fundamental de uma instituição pública.

A atividade pode ter de 15 à 20 alunos.

Atividade proposta para a área de Biologia.

Um dos tipos de discriminação na escola é por motivo de um dos alunos possuir algum tipo de deficiência, seja visual, auditiva ou física. Com isso, os alunos podem ter tendência de se afastar, consequentemente deixando a criança com deficiência isolada.

1- Primeira atividade: A atividade é feita a partir da limitação que o aluno tem, desse modo os demais alunos entendem como conviver com alguém que tem muitas limitações. A atividade feita quando um deficiente visual está na aula é uma brincadeira em que todos os alunos podem participar, essa consiste em colocar diferentes objetos dentro de uma bolsa e pedir para que todos os alunos fechem os olhos e tirem um objeto dentro da bolsa, e em seguida tentem adivinhar qual é o objeto.

2- Segunda atividade: Quando se tem na sala de aula um aluno autista, ele raramente vai interagir com outros alunos. Uma solução é fazer uma atividade fora da sala de aula ou em algum lugar da escola em que o aluno se sinta mais confortável, ou seja, a atividade consiste em levar a turma para o ambiente escolar em que ele costuma ficar.

3- Terceira atividade: Se tiver um aluno com deficiência física a proposta de atividade é pedir para os alunos fazerem um desenho com o pé ou com a boca, fazer um texto com a mão em que o aluno tem menos habilidade.

4- Quarta atividade: Se o aluno for deficiente auditivo a atividade é passar um filme sem o som para os alunos e depois pedir para que eles escrevam um texto sobre o que eles entenderam do filme. Outra atividade é pedir para eles se comunicarem apenas por sinais e mímicas por um período da aula. Nesse caso seria feito também atividades para que os alunos comecem a aprender LIBRAS, começando pelo alfabeto e em seguida as frases mais usadas no cotidiano, como as frases de saudação.

Os objetivos das atividades ajuda os alunos a entender as necessidades especiais e a respeitar as limitações dos outros.

A atividade de número 1 ajuda os alunos a perceber a necessidade que uma pessoa com deficiência visual tem de tocar tudo o que está a sua volta.

As atividades incentivam a cooperação e a convivência dos alunos, ensina a conviver com as diferenças e trazer segurança para quando encontrar com pessoas que possuem algum tipo de deficiência, não se tornando alvo de preconceitos, promovendo assim a interação construtiva e uma educação equalitára.

O pilar da educação “Aprender a Conviver” foca na inportância de uma prática pedagógica que se promove de situações de coletividade e que deve ser incentivada pelos professores e também pelos alunos.

2- Estudamos que a avaliação posterior não faz sumir a anterior, mas a torna não hegemônica, não preponderante. As modalidades avaliativas coexistem.Faça um texto único, sobre as 2modalidades de avaliação – com referência a objetivos e com referência a competências e habilidades que explicite: (6,0 pontos)

A- O momento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com