TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os conceitos de adição e subtração

Por:   •  22/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade

  1. Os conceitos de adição e subtração fazem parte do campo conceitual aditivo e que os conceitos de multiplicação e divisão fazem parte do campo conceitual multiplicativo. Cada um desses campos conceituais envolve e é envolvido por diferentes situações e formas de representação.

  1. Aprender com o campo aditivo que na composição são dadas duas partes para ser encontrado um todo, ou  conhecendo-se uma das partes e o todo se deseja descobrir a outra parte , ou seja a  idéia é juntar e separar partes cujos os valores são conhecidos.
  2. É imprescindível que o professor valorize a vivência e o conhecimento que a criança traz consigo quando é inserida na escola, pois deve ser explorado no processo de educação matemática, pois ao ingressarem na escola as crianças conseguem resolver problemas que envolvem situações simples, coordenando ações de “ganhar”, ”perder”, “juntar”, “repartir”.
  3.  O campo conceitual aditivo envolve relações das partes ao todo, somando           ou subtraindo, envolvendo ações de juntar, separar ou correspondência um a um.

 O campo conceitual multiplicativo envolve a correspondência de um para       muitos, distribuição ou divisão.

Ambos estão lado a lado, e é importante ao propor ao aluno uma situação problema, como por exemplo, a atividade proposta, onde na resolução do problema, utilizou as duas maneiras (adição e multiplicação) ao orientar os seus alunos à obter a resposta.

É importante que consigamos estimular o aluno a obter essa linha de raciocínio, pois assim terá maior facilidade no entendimento e posteriormente na resolução de situações problema.

  1. O grupo debatendo entende que através destas atividades e desses jogos a criança vai aprendendo a forma e como resolver um problema de qualquer que seja o campo conceitual ele sendo auditivo se acrescenta, multiplicativo subtrai a quantidade, para assim chegar no resultado esperado.

2- Situação problema Aditivo

  • 2  Pedro e Thiago são irmãos e no dia das crianças sua mãe os presenteou  com um aquário com 5 peixes azuis e 10 vermelhos quantos peixes tem no aquário de Pedro e Thiago
  •  2.1 O objetivo da atividade elabora é fazer as crianças através das cores expostas no problema  separar valore e chegar ao valor total de peixes no aquário .
  • 2.2 O problema elaborado cria dois grupos com quantidades de objetos diferentes  desafiando a criança a soma-los  através da junção dos dois grupos  para chegar ao total especificado
  • 2.4 As  crianças podem desenhar a quantidade de peixes  e pinta-los para  identificar os grupo, logo depois elas podem somar cada figura representada para solucionar o problema.

  • [pic 1]

[pic 2]

  • 2- Elaboração de problema multiplicativo:

Os problemas deste tipo exploram a leitura de linha por coluna ou vice – versa.

A organização retangular também conhecida como analise dimensional ou produtos de medidas podem ter mais questões de seu potencial de complexidade tratadas nas seriem iniciais.

Algumas propostas envolvem o desafio de descobrir a área de uma superfície, quantas peças cabem em um tabuleiro, o numero de casas ou casas especifica em jogos com tabelas numéricas.

Sabendo que uma bicicleta tem 2 rodas responda:

  1. Quantas rodas tem 2 bicicletas
  2. Quantas rodas tem 3 bicicletas  

      C) Uma fabrica montou 700 bicicletas quantas rodas ela usou?

Bicicleta

Rodas

Escala aditiva

Escala Multiplicativa

1

2

1+1

1x2

2

4

2+2

2x2

3

6

2+2+2

2x3

700

1.400

10+10+10+10+10+10+10

2x700

  1. Álbum problema

Resolvendo problema da caixa de mariana

  1. Mariana fez o dobro de caixas vendidas numa feira de artesanato. Se ela vendeu 56 caixas, quantas caixas ela fez?(resultados 112)

O problema sugerido envolve campo multiplicativo: dobro, triplo, quádruplo, terça parte, etc.

Objetivo é analisar interpretar, formular e resolver situações compreendendo diferentes significados das operações envolvendo números naturais.

Material de apoio: Caderno de apoio e aprendizagem livro do professor 4/5 ano do ensino fundamental I.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (248.3 Kb)   docx (381 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com