TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARFOR- ANALISE DO PROGRAMA NA UEPA

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.620 Palavras (31 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ[pic 4]

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

DA PRÁTICA À TEORIA: ANÁLISE DO PARFOR SOB A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES/ACADÊMICOS: Um estudo de caso a partir da realidade das turmas de Pedagogia (2009) e Pedagogia (2014) da UEPA

BELÉM – PARÁ

2014

DA PRÁTICA À TEORIA: ANÁLISE DO PARFOR SOB A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES/ACADÊMICOS: Um estudo de caso a partir da realidade das turmas de Pedagogia (2009) e Pedagogia (2014) da UEPA

        

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do titulo de Licenciatura Plena do Curso de Pedagogia/PARFOR da Universidade do Estado do Pará.

Orientador: Prof. Dr.

BELÉM- PA

2014

RESUMO

Buscar soluções para o fracasso da educação, repensar a formação do professor, elevá-lo ao nível acadêmico, proporcionar-lhe saber teórico e fazê-lo dele o agente da mudança no cenário educacional são metas propostas e perceptíveis no PARFOR. Tendo em vista as questões suscitadas quanto ao enquadramento e a eficácia do Programa, esta monografia se propõe fazer uma análise do PARFOR a partir de uma realidade específica as turmas de Pedagogia (2009) e Pedagogia (2014) da UEPA. O presente trabalho objetiva debater o enquadramento do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica como formação inicial ou continuada. E depois, analisá-lo a partir da perspectiva do professor assistido, no sentido de compreender as reais contribuições desta política pública para a melhoria da prática pedagógica.

PALAVRAS CHAVES: 1. PARFOR 2. Formação Inicial 3.  Professor/Acadêmico.

ABSTRACT

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................12

 1- CAPÍTULO 01........................................................................................ 14

1.1. O PARFOR em contexto: Políticas de Formação Docente.....................14

2- CAPÍTULO 02.........................................................................................     21

2.2. Dados em foco........................................................................................     21

3-CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................     33

 REFERÊNCIAS..........................................................................................     35


INTRODUÇÃO

O presente trabalho traz como título “Da prática à teoria - análise do PARFOR sob a perspectiva dos professores/acadêmicos: Um estudo de caso a partir da realidade das turmas de Pedagogia (2009) e Pedagogia (2014) da UEPA.” e tem como propósito fazer uma leitura do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, a partir do ponto de vista dos profissionais da educação contemplados no mesmo.

Diferente das outras graduações, o indivíduo assistido pelo PARFOR já atua na área na qual está se formando, já conhece as dificuldades da prática e por isso nem sempre estão abertos às teorias, muitas vezes vistas como não condizente com a realidade. Outros, no entanto, percebem no conhecimento do saber teórico a oportunidade de modificar o seu exercício pedagógico.

Múltiplas são as realidades: há aquele que está no início da carreira até o que está próximo a aposentar-se; Um que busca aperfeiçoar a sua prática docente e outro que quer apenas aumentar seu capital humano. Analisar tais fatos contribuirá para uma visão mais real do PARFOR.

Portanto, se faz necessário ampliar o debate sobre o desempenho deste programa com intuito de identificar as necessidades de aperfeiçoamento dos professores/acadêmicos, assim como avaliar o desenvolvimento das ações que ocorrem durante esta formação.

A primeira atividade relacionada ao trabalho, e que permeou toda a pesquisa, foi o levantamento bibliográfico. A devida leitura e fichamento dos que daram embasamento teóricoa pesquisa.

Depois dessa etapa e levando em consideração o objeto da pesquisa, definiu-se o público alvo como sendo os acadêmicos do Curso de Pedagogia UEPA/PARFOR, Turmas 2010 e 2014. O passo seguinte foi o arrolamento de fontes, para tanto foi utilizado como instrumentos o questionário e a entrevista.

O questionário continha perguntas curtas; algumas mais amplas e outras com referência direta ao projeto, o intuito era obter um conhecimento maior do público alvo. Por meio deles, também foi possível analisar as informações implícitas na resposta. Esta técnica é bastante viável e pertinente para ser empregada quando se trata de objetos de pesquisa de cunho empírico, envolvendo opinião, percepção, posicionamento e preferências dos pesquisados.

A entrevista foi feito com algumas das pessoas que haviam respondido o questionário. O objetivo era conhecer melhor a reação dos sujeitos, suas expressões na fala e nos gestos, a maneira como manifestam seus argumentos e expressaram suas ideias. Optamos por uma entrevista semi-estruturada em que os participantes responderão a algumas perguntas retiradas do questionário e outras formuladas especificamente para o entrevistado do momento. Nesta etapa ao retiramos perguntas do questionário tivemos como comparar as respostas dadas nos dois momentos da pesquisa, assim sendo analisar a fidedignidade dos instrumentos de coleta de dado.

Todos os dados levantados durante a trajetória da pesquisa foram analisados minuciosamente e, posteriormente, transformados em gráficos e em produção textual.

Este trabalho está dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo inicialmente é apresentado o objeto de estudo, contextualizando as informações. Em seguida é feita uma abordagem teórica de autores com temas similares.

No segundo capítulo são analisados os dados obtidos durante a pesquisa, detalhando-os a luz da fundamentação teórica, fazendo pontuações necessárias para os resultados encontrados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.5 Kb)   pdf (765.3 Kb)   docx (591.1 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com