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PEDAGOGIA

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.265 Palavras (22 Páginas)  •  230 Visualizações

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SOARES, XXXXXXX. A necessidade do lúdico na educação. 2014. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) - Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, XXXX, 2014.

RESUMO

Para as crianças, há sempre um jeitinho para brincar, e aprender brincando, é um privilegio para elas, pois os jogos, os brinquedos, e as brincadeiras, fazem parte do mundo infantil desde o inicio da humanidade. O presente trabalho foi desenvolvido visando justamente essas brincadeiras e como elas são desenvolvidas, fazendo ainda, com que seja contemplado o aprendizado, o crescimento intelectual, entre outros benefícios que são contemplados através do lúdico. No trabalho existe o levantamento sobre essas questões de conhecimento e principalmente no desenvolvimento das habilidades para lidar com brincadeiras como forma de aprendizado, concluindo com isso um conhecimento a cerca do lúdico.

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Palavras-Chave: aprender, brincadeiras, lúdico, conhecimento e habilidades.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...........................................................................................................05

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ..................................................................................08

3 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO...................08

3.1 TEMA E LINHA DE PESQUISA...........................................................................14

3.2 JUSTIFICATIVA...................................................................................................14

3.3 PROBLEMATIZAÇÃO.........................................................................................14

3.4 OBJETIVOS.........................................................................................................14

3.5 CONTEÚDOS......................................................................................................15

3.6 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO.............................................................15

3.7 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO..................................................15

3.8 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS.............................................................16

3.9 AVALIAÇÃO........................................................................................................16

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................17

5 REFERÊNCIAS......................................................................................................18



  1. INTRODUÇÃO

                         O lúdico faz parte da nossa base epistemológica desde a pré-história, pois já havia sinais de ludicidade diretamente ligados à afetividade, à cultura e ao lazer. Atualmente esta prática é um dos temas que tem conquistado espaço em diferentes segmentos de estudos educativos apresentando-se, também, como uma necessidade para o contexto social. Inicialmente fazemos considerações conceituais e logo após passamos a demonstrar as publicações que refletem sobre o significado e o alcance das práticas lúdicas educacionais, pois ao pensarmos na realidade da sala de aula, nos deparamos com um numero elevados de alunos com grandes dificuldades de aprendizagem, e desmotivados para os estudos. Para mudar tal visão, faz-se necessário uma pratica pedagógica, dinâmica e provocadora, no âmbito de instigar os alunos a aprender de maneira significativa e prazerosa. Os brinquedos e jogos são reconhecidos por educadores como fator importante na educação, uma vez que o brinquedo é oportunidade de desenvolvimento. Brincando, a criança experimenta , descobre e inventa, aprende e aprimora habilidades.

        O trabalho contempla justamente essas especificidades em relação ao lúdico, além do tema ser de grande preciosidade na educação infantil sendo esta uma das justificativas pelo presente projeto.

                         Hoje, a ludicidade requer colocação especial, e é apregoado que o período da Educação Infantil possibilita abordagens pedagógicas de caráter dinâmico e interativo, uma vez que está a criança, naturalmente, na fase peculiar do brincar, do divertir, da distração etc., sendo fundamental que o educador promova, à mesma, em interação conjunta, os necessários subsídios que deverão alicerçar, em favorecimento de um adulto bem realizado, uma condição que garanta sua plenitude de formação.

        Objetivos das atividades lúdicas na Educação Infantil: visam o desenvolvimento das áreas psicomotoras, perceptivas, de atenção, raciocínio e estimulação para o contato com os objetos; Objetivos das atividades lúdicas no Ensino Fundamental: visam desenvolver no aluno as suas potencialidades intelectuais, físicas e criativas, permeadas pelo desenvolvimento social e interpessoal; Objetivos das atividades lúdicas no Ensino Médio: visam a participação, a solidariedade, a cooperação, o respeito do aluno a si mesmo e ao outro, a análise crítica, a reflexão, a motivação e a participação em sala de aula e o prazer de aprender a aprender.

        Existem várias razões para a utilização de recursos lúdicos no processo pedagógico, dentre as quais se podem citar:

        Os recursos lúdicos correspondem naturalmente a uma satisfação interior, pois o ser humano apresenta uma tendência lúdica;

        O prazer e o esforço espontâneo são elementos fundamentais na constituição das atividades lúdicas;

        As atividades lúdicas mobilizam esquemas mentais, estimulando o pensamento e o senso crítico;

As atividades lúdicas integram e acionam as esferas motoras, cognitivas e a afetiva dos seres humanos.

                         Obviamente, um jogo ou uma técnica recreativa nunca devem ser aplicados sem ter em vista um benefício educativo. Nem todo jogo, portanto, pode ser visto como material pedagógico.

        Tais atividades devem ser levadas a sério pelos profissionais que atuam principalmente na educação infantil, pois faz-se importante conhecer a função do lúdico no desenvolvimento infantil, uma vez que não se tem aí somente meras brincadeiras que educam e formam o sujeito, acompanhando a evolução física e mental deste e contribuindo para o seu amadurecimento, mas sim, a utilização, de maneira mais adequada, de tudo aquilo que torna o lúdico, em algo prazeroso e complexo, e que não pode ser definido como simplesmente o ato de “brincar”.

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