TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Por:   •  6/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  1.121 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERITAS

PEDAGOGIA

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

VLADIA PATRICIA MEDEIROS SANTOS

UEUDJA SILVA

EDIVÂNIA DE JESUS BORGES

Avaliação On-Line 6 (AOL 6) - Atividade Contextualizada 

Olá aluno (a),

É chegada a hora de exercitar ainda mais os conhecimentos adquiridos na nossa disciplina Comunicação e Expressão.

Vamos recordar os tópicos de leitura e produção textual; domínios, gêneros e portadores discursivos.

Domínios discursivos representam os discursos institucionais e são marcados por elementos que se reúnem para caracterizá-los, como os domínios jornalístico, religioso, literário, etc. por exemplo.

Esses domínios são formados por um conjunto de textos que servem a determinados campos de atividades ou campos comunicativos, que se realizam, segundo Marcushi (2002), por meio de gêneros textuais.

Gênero textual, ou gênero discursivo, é uma forma concretamente realizada e encontrada nos diversos textos.

Isto se expressa em designações diversas, construindo em princípio listagens abertas, como: telefonema, carta comercial, aula, notícia jornalística, receita culinária, carta pessoal, etc. Sua definição não é linguística, mas de natureza sócio comunicativa (MARCUSHI, 2002)

Com base no que foi estudado durante as quatro unidades, seu desafio será escolher quatro, dentre os oito domínios e escrever sobre cada um deles. Seja criativo (a), pesquise, explore seus conhecimentos e faça uma atividade consistente, demonstrando a aplicabilidade de cada domínio escolhido, assim como exemplificando.

Domínio jornalístico:

São mais utilizados nos meios televisivos, de reportagens, entrevistas, revistas esse tipo: mostra ideais, propostas, discussões e argumentos criados nos artigos e fazem críticas a respeito de perguntas, consideração, elogios, valores sobre determinado tema. Quando lidamos com domínios jornalísticos vamos encontrar uma série de gêneros textuais como:  O editorial, A notícia, A crônica que atende a um objetivo comunicativo que explica sua transmissão, porém nem sempre a questão do reconhecimento de um gênero textual por meio de seu uso comunicativo é simples para o leitor é um modo de mostrar o seu ponto de vista em referência ao assunto lido para o meio de comunicação é um recurso publicitário para saber o que está atraindo a opinião pública.

Domínio Instrucional:

Os textos Instrucionais têm a finalidade de explicar instruir orientar o leitor sobre determinadas ações. Como exemplos, podemos citar uma infinidade deles: guias receitas culinárias, rótulos de embalagens, manuais de instrução relacionados equipamentos eletrônicos, bulas de medicamentos, etc. Por se tratar de uma linguagem escrita, logo temos a necessidade de usar determinados pressupostos, entre eles: clareza, objetividade e principalmente, marcas de certo formalismo no que se diz ao tipo gramatical

Domínio literário :

Classe literária é um tipo de produção literária. As organizações das obras literárias podem ser feitas de acordo com critérios fonológicos, sintáticos, semânticos, contextuais formais. As formas entre as classes e categorias são flexíveis. Podem ter uma estruturação narrativa ou romances, contos (de fadas, caipiras, urbanos, policiais), ensaios, lírica ou dramática (peças de teatro) ou conceituais crônicas, fábulas, lendas apólogos, poesias, filmes, peças de teatro, histórias em quadrinhos e novelas. Tendem ao prazer estético, desenvolvimento cultural e entretenimento. Na maioria das vezes e não constituem referência objetiva ao “mundo real”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com