TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PELA QUALIDADE SOCIAL DO ENSINO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  20/5/2018  •  Dissertação  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP

2017

PELA QUALIDADE SOCIAL DO ENSINO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O Professor quando gosta do que faz, tem amor a profissão, sabe como prender a atenção e ensinar o aluno, lembro-me da minha professora do terceiro ou quarto ano, era alegre, dinâmica, fazíamos exercícios na lousa, em grupo, individual, até todos entenderem e aprenderem, e todos esperavam ansiosos pela sua aula, na época ainda não tínhamos internet, mas ela sempre trazia materiais diferentes, exercícios e raciocínios lógicos para a sala de aula, no intuito de ensinar os alunos a raciocinarem, e no mais, era amiga de todos.

A escola tem uma função social quando se compromete com o aluno e sua família, porém muitos pais impõem toda a responsabilidade da educação na escola, justificando sua ausência na educação devida falta de tempo, por terem de trabalhar para sustento da família, e sobrecarregando a responsabilidade da escola para com seu filho, mas isso não poderia acontecer, pois a escola não pode substituir a educação dos pais.

A escola deve ser imaginada como um todo, onde todas as partes estejam envolvidas com a educação, o aluno, o professor, os pais e a comunidade, cada um com a função que lhe cabe.

Desenvolver as capacidades dos alunos, interesse pela leitura, pela cultura, torná-los um cidadão crítico e participativo na sociedade é dever da escola, mas para isso é necessário professores bem preparados para enfrentar a realidade, uma dura realidade, em termos de investimento do governo, infraestrutura inadequada e alunos sem interesse em aprender, o que desmotiva muitos educadores a dar continuidade em seus projetos.

É claro que não é em todas as escolas que isso acontece, há muitas escolas que alcançam seus objetivos com professores e gestores realmente comprometidos com a educação.

Para conseguir um ensino de qualidade, devem-se valorizar os conteúdos propostos pela disciplina, com um planejamento bem elaborado ao longo do ano. O aluno precisa ter prazer em estar na escola, em querer aprender não só porque está na escola, mas para aumentar seus conhecimentos.

Uma sala de aula com menos alunos também ajuda na qualidade de ensino, onde o professor terá menos alunos para interagir e assim mais tempo para trabalhar com cada aluno individualmente, verificando suas principais necessidades.

A afetividade entre aluno e professor deve fazer parte do processo de ensino, o bom relacionamento entre professores e pais faz com que aumente o vínculo aluno-escola, e os torna mais motivados a estudar.

A estrutura didática da escola necessita de uma adaptação dos professores diante dos desafios do mundo moderno, e de uma formação continuada desses professores.

A responsabilidade da qualidade de ensino depende da Escola, que precisa usar de mecanismos para atrair os alunos menos interessados, com projetos dentro e fora das salas de aula e professores bem preparados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com