TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  16/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Marina Kainy Sarafana

Curso: Pedagogia para Licenciados

RGM: 2162674-0

Polo: Grajaú

Disciplina: Prática de Ensino Em Educação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Atividade: Fórum II – Oralidade e produção textual, alfabetização e letramento na Educação de jovens e adultos e arte e lúdico.

Conforme vimos na leitura do material teórico, a oralidade e a escrita são trabalhadas em conjunto no desenvolvimento do aluno. A oralidade possui influência na escrita, bem como a escrita possui na oralidade e é de extrema importância que o professor utilize mecanismos que incentivem os discentes na prática de ambos.

Assim sendo, pude observar, durante a realização do estágio, a professora incentivando a oralidade dos alunos através de rodas de leituras, além de em pequenas discussões em torno de textos e até mesmo na realização de produção textual.

Os gêneros textuais entendem-se como as diferentes formas de linguagens utilizadas nos textos. Nesse sentido, é importante ressaltar a importância de trabalhar com os alunos textos de diferentes gêneros, já que cada um pode possuir funções sociais diferentes. Na realização do estágio, a professora tratou de diversos gêneros textuais, como por exemplo: poema, fábula, romance, conto, texto explicativo, etc.

Além de ser uma fonte de pura ludicidade, as atividades orais têm papel fundamental se tratando de leitura e escrita e, também, é um ótimo meio para que haja interação entre as crianças, como pude observar durante o estágio, o que foi muito válido, nesse âmbito, como experiência.

Bibliografia:

CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL. Profª Dra. Julia de Cassia Pereira do Nascimento. Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Material Teórico – Oralidade e Produção textual, alfabetização e letramento na Educação de Jovens e adultos e arte e lúdico. São Paulo, [201-]. (Apostila).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (843.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com