TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NOVA VENÉCIA

Por:   •  16/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.135 Palavras (5 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE CAPIXABA DE NOVA VENÉCIA - MULTIVIX

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Josianeti Ramos Dalvi

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

NOVA VENÉCIA

2019

Josianeti Ramos Dalvi

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

                                                    Trabalho apresentado à disciplina de

                                                                       Dança e Expressão Corporal, do Curso de Educação

                                                         Física da Faculdade Capixaba de Nova Venécia,

                                                         como requisito para obtenção de nota

                                                         bimestral.

                                                         Professora: Andrezza Luccia Macinham Bressali

NOVA VENÉCIA

2019

A Expressão Corporal está associada hoje a diversas práticas corporais, tanto no campo de conhecimento em dança, quanto de comunicação. Podemos dizer que as danças são formas de comunicação que utilizam a linguagem corporal para expressar ideias, sentimentos e emoções por meio dos gestos corporais. Utilizada como terapia dos sentidos pois e uma atividade que pode despertar e potencializar o desenvolvimento dos sentidos sendo eles audição, olfato, paladar, tato e visão que são essenciais para o crescimento e o desenvolvimento humano, tanto na dimensão individual quanto social.

O movimento é uma forma de linguagem que comunica estados, sensações e ideias, ou seja é a fala do corpo. Para estimular o movimento de seu próprio corpo, é preciso organizar situações e atividades que estimulem suas funções motoras, perceptivas, afetivas e sócio motoras.

Desta maneira, as crianças exploram o ambiente, passam por experiências concretas e indispensáveis ao seu desenvolvimento intelectual. Além disso, se tornam capazes de tomar consciência de si mesmas e do mundo que as cerca. No caso das crianças de zero a três anos, essas atividades giram em torno de explorar diferentes posturas corporais, tais como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda.

Já entre as crianças de quatro a seis anos, recomenda-se situações que envolvam participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar, movimentar e dançar. O objetivo é ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.

A dança tem mais facilidade para construir a imagem do próprio corpo, o que é fundamental para o crescimento e a maturidade do indivíduo e a formação de sua consciência social, sem dúvida, uma das maiores catalisadoras da manifestação e expressão do movimento humano. No âmbito educativo, ela é pedagógica e ensina tanto quanto os esportes, jogos e brincadeiras.

Podendo ser trabalhadas de diversas maneiras e quebrando alguns paradigmas e preconceitos tais como a diferença entre gêneros que têm comportamentos diferentes que podem ser facilmente notados e trabalhados por meio da dança.

Contudo a dança se constitui em conteúdo importante nas aulas de educação física e contribuiu significativamente para explorar e discutir gênero na escola, pois as relações de gênero são uma das questões mais difíceis de mudar na sociedade, de modo como estão organizadas socialmente, as relações de gênero são uma máquina de produzir desigualdades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (164.8 Kb)   docx (94 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com