TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  15/3/2019  •  Seminário  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

  [pic 1] 

UNIVERSIDADE PAULISTA

                                         PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA

   TRABALHO DE GRAFISMO

CURSO DE PEDAGOGIA

UNIP-Sorocaba

2014

Colaboradores

ARIANE CRISTINE CORREA SOUZA            RA: B897BA-5

IZABELE CRISTINE DIAS BATISTA                RA: B897B1-0

MARYLISA MARQUES FARAH                      RA:B74058-2

PRISCILA DA FONSECA COSTA                     RA: B7666D-5

SUELEN APARECIDA                                       RA: A95EB-3

TAIS CAROLINA XAVIER                                  RA: B7O44E3

GRAFISMO SEGUNDO, PIAGET ,GEORGES -HENRI LUQUET  E  VIKTOR LOWENFELD.

Piaget considera o desenho uma forma de representação do pensamento e embora não tenha estudado o desenvolvimento do grafismo infantil, refere-se em seus textos aos célebres estudos de Georges-Henri Luquet (1876-1965),que foi o primeiro a tabular em etapas evolutivas. Luquet inicia seus estudos observando de maneira sistemática os desenhos de seus filhos, Simone e Jean Luquet.

Luquet percebe o desenhar como um ato de representação da realidade, uma imitação do real através da representação e, nesse sentido, afirma que o desenho é realista na intenção. Portanto, o “realismo” do desenho é uma concepção chave em sua teoria.

O desenho é uma forma de função semiótica que se inscreve a meio caminho entre o jogo simbólico  cujo o mesmo prazer funcional e cuja a mesma autotelia apresenta, e a imagem mental , com a qual partilha o esforço de imitação do real. Luquet faz do desenho um jogo , mas acontece que ,mesmo em suas formas iniciais ,ele não assimila as coisas e permanece  como a imagem mental, mais próximo da acomodação imitativa.

Luquet Distingue Quatro Estágios:

1- Realismo fortuito: começa por volta dos 2 anos e põe fim ao período chamado rabisco. A criança que começou por traçar signos sem desejo de representação descobre por acaso uma analogia com um objeto e passa a nomear seu desenho.

2- Realismo fracassado: Geralmente entre 3 e 4 anos tendo descoberto a identidade forma-objeto, a criança procura reproduzir esta forma.

3- Realismo intelectual: estendendo-se dos 4 aos 10-12 anos, caracteriza-se pelo fato que a criança desenha do objeto não aquilo que vê, mas aquilo que sabe. Nesta fase ela mistura diversos pontos de vista ( perspectivas ).

4- Realismo visual: É geralmente por volta dos 12 anos, marcado pela descoberta da perspectiva e a submissa às suas leis, daí um empobrecimento, um enxugamento progressivo do grafismo que tende a se juntar as produções adultas.

 

Já Viktor Lowenfeld  realizou vários estudos sobre o grafismo infantil e, entre as publicações a respeito, destacam-se no Brasil duas obras: A criança e sua arte (1954/1976) e Desenvolvimento da Capacidade Criadora(1947/1977) em coautoria com W. Lambert Brittain. Há uma transformação no grafismo infantil que inicia na infância e vai até a adolescência, percorrendo sucessivas fases de desenvolvimento. São elas:

Garatujas (2 aos 4 anos);

 Pré-Esquemática (4 aos 7 anos);

Esquemática (7 aos 9 anos);

Segundo o pensamento dos autores , fizemos uma pesquisa com crianças com faixa etárias de 2 a 15 anos.

Em Uma Análise Piagetiana, temos:

1 - Garatuja: Faz parte da fase sensório motora ( 0 a 2 anos) e parte da fase pré-operacional (2 a 7 anos). A criança demonstra extremo prazer nesta fase. A figura humana é inexistente ou pode aparecer da maneira imaginária. A cor tem um papel secundário, aparecendo o interesse pelo contraste, mas não há intenção consciente.

[pic 2] Menina 2 anos

Rabiscos, sem forma definida, ao perguntamos o que foi desenhado , a criança disse ser sua família ( Eu ,papai e a mamãe).Cada vez que perguntada sobre o que desenhou a criança dá uma resposta diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (326.1 Kb)   docx (279.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com