TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE REFLEXIVA – UNIDADE III

Por:   •  31/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  2.350 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE REFLEXIVA – UNIDADE III

Nome: Fernanda Duarte Monteiro Rezende

RGM: 17719178

Reflita sobre a importância do trabalho do coordenador pedagógico e como este profissional pode ser um elo importante entre o corpo docente, os alunos e a direção da Escola.

O coordenador pedagógico tem o papel de acompanhar as atividades dos professores em sala de aula, fazer encontros de formação, e acompanhar o planejamento de cada professor.

O coordenador leva os educadores a tomar uma nova postura, dentando mudar velhos hábitos e para formar nova realidade e faz com que os professores vejam a escola como um espaço adequado para o ensino e a aprendizagem.

Para coordenar este profissional precisa estar consciente de seu trabalho, direcionando suas ações para a transformação. O coordenador deve orientar e discutir com o professor sobre suas ações com os alunos no processo ensino-aprendizagem.

Também é função do coordenador formar o professor, planejar reuniões, atualizar a si mesmo e atualizar o professor, detectar e buscar soluções para as necessidades de seu grupo.

O coordenador é aquele agente de transformação do ambiente escolar, responsável pela construção e reconstrução da ação pedagógica visando a construção e articulação coletiva do Projeto Político Pedagógico (PPP).

Juntos aos pais o coordenador deve elaborar e executar programas e atividades de integração e estreitamento de relações, para que os pais acompanhem mais o desempenho escolar de seus filhos e participe de conselhos escolares, pois é de suma importância a presença dos pais nas decisões da escola e também é importantíssimo partilhar com os pais as responsabilidades escolares.

Além das atividades o coordenador propõe revisão da PPP, e grupos de estudos e discussões para garantir a unidade da ação pedagógica estimulando a inter-relação entre os projetos didáticos. O coordenador acompanha a aplicação de avaliações escolares e institucionais e organiza a estrutura de ensino da escola, planejando e coordenando reuniões, elaborando os horários e organizando as turmas e distribuindo os professores, organizando os materiais e equipamentos didáticos, planeja e coordena os conselhos escolares, exercendo uma gestão participativa, democrática, autônoma e descentralizada.

É papel do coordenador ser o elo de ligação entre pais, alunos, professores e direção por isso é importante que o coordenador faça um trabalho coletivo entre os diversos atores da unidade escolar. Com isso garante o coordenador que os pais, professores, funcionários, alunos e gestores participem e se envolvam com as atividades e rumos que a escola está tomando.

O coordenador é agente transformador da unidade escolar, assim como foi mostrado no vídeo proposto na unidade III onde a coordenadora pedagógica Elisete Gonçalves da Escola Municipal Caete Açu que atende os pais, os alunos, os professores, realiza cursos de formação continuada do professor, trabalhando assim  coletivamente acompanhando e auxiliando os professores, melhorando o ensino-aprendizagem da unidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com