TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE ESTÁGIO.

Por:   •  25/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

ENSINO FUNDAMENTAL B

PLANO DE ESTÁGIO

AMANDA SAVIOLLI RODRIGUES

15006570

6º Período - Noturno

Campinas - SP

Agosto- 2017

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

AMANDA SAVIOLLI RODRIGUES

15006570

Plano de Estágio da disciplina de Didática do Ensino Fundamental B- Graduação em Pedagogia -6° período noturno- orientação: Profa. Magali Ap. Oliveira Arnais.

Campinas - SP

Agosto 2017

  1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

O estágio curricular supervisionado da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas é um momento importante na formação universitária porque permite o contato direto do estudante com seu futuro campo de atuação profissional que, no caso do curso de Pedagogia, é a escola de Educação Básica.

O estágio curricular pressupõe atividades pedagógicas efetivadas em um ambiente institucional de trabalho, reconhecido por um sistema de ensino, que se concretiza na relação interinstitucional, estabelecida entre um docente experiente e o aluno estagiário, com a mediação de um professor supervisor acadêmico. Deve proporcionar ao estagiário uma reflexão contextualizada, conferindo-lhe condições para que se forme como autor de sua prática, por meio da vivência institucional sistemática, intencional, norteada pelo projeto pedagógico da instituição formadora e da unidade campo de estágio (BRASIL, Resolução CNE/CP, 01/2016).

O estágio no Ensino Fundamental proporciona ao estagiário a vivência da docência antes da atuação profissional que se torna importante, por se tratarem de aspectos levantados em nosso primeiro contato com os alunos e com o ambiente de sala de aula. Para o desenvolvimento do estágio realizado na disciplina de Didática do Ensino Fundamental B o estudante deverá conhecer plenamente as diretrizes institucionais do ensino onde será realizado o Estágio.

O ensino fundamental, assegurado pela Constituição Federal de 1988, e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA/90), é um componente da Educação Básica e tem duração de nove anos. Esse ensino é fundamental para que o aluno tenha acesso aos seus direitos sociais, econômicos, civis e políticos como cidadão e também para proporcionar seu desenvolvimento humano levando em consideração liberdade, dignidade e respeito as diferenças. (BRASIL,2013,p. 04)

O novo modelo do ensino fundamental tem a duração de nove anos é a mais longa de todas as etapas da Educação Básica. Dentro desses nove anos são atendidos estudantes entre 6 e 14 anos, ou seja, ao longo desses período as crianças passam por muitas mudanças físicas, cognitivas, afetivas, sociais, emocionais, entre outras. Tantas mudanças assim geram desafios na elaboração de currículos nessa etapa da educação básica para poder superar, não somente, a passagem da Educação Infantil para a Educação básica, mas, também as duas fases do Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais. (BRASIL,2013,p. 53)

A partir de todas essas mudanças, vamos observar como o Ensino Fundamental está sendo trabalhado nas aulas de aulas, abrangendo vários pontos como o ensino, a aprendizagem, postura docente, comportamento dos alunos, estrutura da escola, administração entre outros. E então vamos elaborar nosso projeto de atuação e recurso didático baseados em tudo que observamos.

  1. OBJETIVO GERAL

Elaborar projeto de trabalho interdisciplinar para as séries iniciais do Ensino Fundamental considerando os elementos constitutivos do processo ensino-aprendizagem – objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação. Elaborar recursos didáticos para o ensino das várias áreas do conhecimento – língua portuguesa, matemática, ciências físicas e naturais e estudos sociais. Realizar estágio em classes dos anos finais do Ensino Fundamental (3º, 4º ou 5º anos). 

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Articular teoria e prática de forma sistematizada;
  • Conhecer as práticas educacionais dos alunos do 4° ou 5° ano do Ensino Fundamental;
  • Observar métodos e teorias trabalhados na escola com o professor.
  • Ter contato direto com a realidade educacional brasileira no Ensino Fundamental;
  • Planejar o Plano de atuação na prática de ensino do Ensino Fundamental para o 4° ou 5° ano;
  • Conhecer a estrutura, dinâmica e organização da prática pedagógica desenvolvida no Ensino Fundamental;
  • Compreender a especificidade do trabalho educativo na segunda etapa da educação básica;
  1. METODOLOGIA

O estágio tem totalidade de 68 horas no Ensino Fundamental, sendo 56 horas para participação junto com o professor da sala estagiada, leitura e análise de documentos da instituição, levantamento de dados do grupo acompanhado e 12 horas para o projeto de atuação, projeto elaborado em acordo com o professor da classe estagiada.

O estágio propriamente dito terá dois grandes momentos, o primeiro está voltado para o conhecimento da instituição-campo no que se refere a sua prática pedagógica, o segundo momento deverá proporcionar ao aluno à oportunidade de aplicar os conhecimentos teórico-metodológicos em situações concretas do trabalho pedagógico.

O primeiro momento será de observação e participação do espaço, tempo, saberes e sujeitos. O segundo momento será de intervenção e avaliação na sala estagiada.

  1. CRONOGRAMA

Segue abaixo o cronograma do estágio supervisionado mediado pela professora Magali Arnais da disciplina Didática do Ensino Fundamental I no Colégio Anglo, localizado na Rua Armando Bianchi, número 35 no Bairro do Morumbi – Paulínia, CEP 13140735, telefone 38446357.

A visita na escola é fundamental para a futura atuação do profissional em pedagogia, pois, serão vivenciadas teorias e práticas pedagógicas abordadas em sala de aula, na qual o futuro professor poderá presenciar o dia-a-dia da atuação do docente, verificar o funcionamento do ambiente escolar e também o papel do professor. Esse estágio com certeza será um grande suporte para a futura atuação profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (173.2 Kb)   docx (161.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com