TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DA FILOSOFIA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Por:   •  30/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.838 Palavras (8 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 8

O ENSINO DA FILOSOFIA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Antônio José Roque

RESUMO

O presente artigo traz importantes considerações acerca do ensino da filosofia no contexto das políticas públicas no âmbito educacional, onde a filosofia como disciplina vem ganhando espaço na educação, tornando-se um contexto de discussão entre educadores e educandos, pois efetiva-se desafios diante a grade curricular e que se almeja a busca de novos horizontes os quais os docentes planejam e organizam em metodologias pautados ao interesse do aluno sobre a questão. A filosofia desvela conhecimentos acerca o desenvolvimento do senso crítico diante o processo da liberdade de forma democrática, onde o aluno deve saber refletir, analisar, tomar decisões acerca dos conhecimentos da sociedade, em questão que norteiam sua realidade. O objetivo geral desta pesquisa está em mostrar a importância do ensino da filosofia no contexto das políticas públicas educacionais, enfrentando os desafios e possibilidades de ensino, mostrando que a ação educativa possui preocupações as quais norteiam a dimensão de valores e da dignidade humana, onde as políticas educacionais processam o engajamento docente e escola ao desenvolvimento da cidadania. Para que o estudo fosse realizado com sucesso buscamos coletas de dados através de uma pesquisa bibliográfica usando como fontes: jornais, revistas, livros, internet, onde a pesquisa teve uma abrangência diante a revisão de literatura para produzir a análise da investigação.

Palavras-chave: Educadores. Desenvolvimento. Filosofia. Políticas Públicas Educacionais. Sociedade.

1 INTRODUÇÃO

Falar de filosofia diante as políticas públicas nos dias atuais tornou – se algo objetivo e direto, tratando-se de um ensino o qual propõe o conhecimento ao aluno acerca do desenvolvimento social e político na sociedade, fazendo-os conhecer seus direitos e deveres e lutar por aquilo que se acredita ser o melhor pra uma educação evolutiva.

Sabe-se que, a sociedade carente hoje é beneficiada com essas políticas educacionais criadas pelo governo federal em parceria com municípios e estados. A educação é o mais completo meio de desenvolvimento social de um povo, pois sendo assim, ela deve ser a mais beneficiada com a criação de muitos programas de amparo.

Políticas Públicas educacionais é todo ato ou ação em que o governo faz ou deixa de fazer na área da educação, visto que, as políticas educacionais são levadas a um tratamento mais específico e notório sobre as questões escolares no que condiz à educação.

São muitos os problemas que assolam o meio vivencial, são problemas sociais em que afetam as pessoas as quais se encontram desestruturadas socialmente, politicamente, economicamente e culturalmente, e nelas produzem o encontro de políticas públicas em que possam assegurá-las o direito à educação, significando a garantia das crianças e adolescente em acesso e frequência permanente na escola. De modo que, a integração dessas demandas nas Políticas públicas inseridas, codifica a resposta as necessidades sociais encontradas, obtendo assim respostas construtivas e positivas ao desenvolvimento e a melhor qualidade de vida do cidadão.

Nessa perspectiva, o estudo da filosofia vem abrindo espaço e uma crescente importância na educação, tendo uma grande relevância nos currículos escolares, por se tratar de uma disciplina discutida por educadores e educandos, diante a preocupação com a educação no país.

A filosofia diante o contexto das políticas públicas educacionais abre leque para a necessidade de uma nova visão democrática, com participação dos alunos de forma humanizada, desenvolvendo assim o senso crítico das novas gerações que irão coordenar o processo político e democrático do país.

  1. DESENVOLVIMENTO

As políticas públicas educacionais inserem-se às decisões do governo, onde este tem incidência no ambiente escolar enquanto ambiente de ensino-aprendizagem, mostrando que, suas decisões podem envolver diversas questões no ambiente, como: construção do prédio, contratação de profissionais, formação docente, carreira, valorização profissional, matriz curricular, gestão escolar, entre outros.

A política social praticada na maioria dos países industrializados e naqueles que chegaram à conquista do Estado de bem estar teve por objetivo compensar o mal-estar, os custos sociais, os efeitos perversos derivados de ações indispensáveis à acumulação de outras políticas governamentais e do próprio progresso que, ao induzir mudanças, pode colocar certos grupos em situação de dependência, em países como o Brasil a situação foi outra (ABRANCHES 1998, p. 14).

As políticas sociais públicas têm-se intensificado nos últimos tempos no que condiz uma melhor implementação aos sistemas institucionais que se apresentam nos sistemas educacionais. Nos últimos tempos o Brasil tem-se configurado sobre a afirmação das políticas públicas, envolvendo as três esferas de governo – a União, os Estados e os Municípios – e de democratização, com o fortalecimento do controle social, através das conferências, dos conselhos e da participação popular direta.

No entanto, as políticas públicas são respostas da sociedade em busca de mudanças e resultados diante da prática social, onde há a necessidade em implementar programas e projetos em prol do desenvolvimento da sociedade, onde possa caracterizar a implementação de um determinado contexto.

A política educacional definida como policy– programa de ação – e, portanto, no contexto das relações sociais que plasma as assimetrias, a exclusão e as desigualdades que se configuram na sociedade e no nosso objeto. A questão, pois, é ter o sábio equilíbrio: manter uma postura objetiva que dote o conhecimento produzido de um coeficiente científico, sem abdicar de um nível analítico que contemple as condições de possibilidade da adoção de estratégias que venham a permitir a implementação de uma política de transformação (...) (AZEVEDO, 2004, p. 9).

A visão por novas estratégias e ratificação sobre as propostas de políticas públicas para a sociedade, evidencia-se novos tempos e rumos direcionados a democratização e universalização de direitos fundamentais sobre a educação, tendo assim a filosofia como linha direta para propor ideias e analises diante o entendimento e compreensão dos fatos que permeia políticas públicas educacionais como inserção posto a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.

Ao falarmos sobre o estudo da filosofia diante as políticas públicas educacionais, evidenciamos a busca pela consciência ingênua perante o desenvolvimento da consciência crítica, no que se pautam grandes desafios para a implementação de políticas reais em melhoramento da educação para alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com