TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

- Quais são os principais desafios para a formação de professores no Brasil no âmbito das políticas educacionais? Com relação à sua formação, você acredita que ela será suficiente em preparar para a docência? Em sua opinião, quais são os atrativos para que alguém escolha ser professor?  Você concorda que para ser professor é preciso ter um dom ou uma formação inicial e continuada consistente?

        O grande desafio para a formação dos professores com o aumento da sua importância na dinâmica social junto com a perda do prestigio do trabalho deste profissional é fazer com que essa profissão volte a ser caracterizada com uma das importantes e que sua qualidade é essencial para o desenvolvimento de qualquer outra profissão. Atualmente é difícil ouvir alguém dizer que quer ser professor, levando em consideração a atual realidade desse profissional, que não é tão respeitado como em outros países e também não possui um salario elevado comparando com outras profissões, os que seguem esse carreira tem verdadeiro amor pelo que faz e muitas vezes querem quebrar o paradigma que foi criado em cima dessa formação. Muitas vezes professores são questionados se só dão aulas, como se fosse algo que qualquer pessoa pudesse fazer, minimizando o trabalho e realidade do profissional, na verdade é algo muito mais difícil, pois é difícil compreender que o professor é responsável pelo futuro de muitos e responsável pela qualidade do aluno como futuro profissional em qualquer área. Eu acredito que a minha formação não será suficiente para me preparar para docência, pois assim como existem coisas maravilhosas que carregarei para vida toda, existem momentos que me revoltam, talvez tenha aprendido os dois lados de ser professor, o que eu pretendo ser e o que eu não pretendo. O professor deve servir de inspiração para seus alunos, deve criar e acreditar naquilo que quer passar, o professor precisa ir muito além do que já existe, dos paradigmas, o professor da atualidade deve se inovar. A minha formação me prepara para uma docência tradicional que já não é tão efetiva atualmente, acredito que algumas disciplinas são irrelevantes e o processo educacional já falha na formação do futuro professor, desses 3 anos de faculdade, são poucos os professores que mostraram o verdadeiro valor dessa profissão e a responsabilidade que possuímos com essa profissão, o que eu tiro de melhor dessa etapa da minha formação é me importar com aquilo que estou passando e inspirar meus alunos, pois eu não devo ser considerado uma pedra no caminho deles e sim a pessoa que tira essa pedra.  

                                Atualmente acredito que não exista nenhum atrativo para ninguém em ser professor, o dinheiro que faz o mundo girar e o professor não está no topo dessa cadeia alimentar, hoje temos futuros professores que nem sabem o porque de estar aqui, o porque de ser professor, alguns consideraram como mais fácil, outros dizem que foi o que sobrou, mas eu acredito que eles deveriam perceber que eles tem na mão o futuro de tantos outros, pois a mudança precisa partir de alguém, exigir respeito e melhorias através do governo nunca foi algo fácil em nenhum sentido, mas acredito que toda mudança deve partir de alguém e muitas vezes precisamos ser revolucionários. Eu acredito que ser professor não é questão de DOM, é questão de vontade e é claro uma sede de saber constante, querer aprender, crescer e se reformar o tempo todo, pois a sociedade muda, os métodos mudam, e a única forma de mudar as pessoas é mudando também, e se desde o inicio do ensino, mostrarmos para os alunos o valor do saber e do ensinar, acredito que no futuro teremos profissionais de qualidade, que saibam o seu papel na sociedade e que queira transforma-la de maneira que ela se torne mais capacitada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com