TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO JESUITAS NO BRASIL

Por:   •  21/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ANA CELIA BRITO VIOLETTI, 1074956

RAQUEL MOURA DA CUNHA LEÃO FABER, 405383, 2013/2

PORTIFÓLIO

UTA: ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

FASE 1

VITÓRIA

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ANA CELIA BRITO VIOLETTI, 1074956

RAQUEL MOURA DA CUNHA LEÃO FABER, 405383, 2013/2

PORTIFÓLIO

UTA: ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

FASE 1

Projeto Pedagógico de Portifólio da Uta Organização Escolar – Fase 1, Disciplinas Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais. Fundamentos Históricos da Educação Brasileira. Apresentado Ao Curso de Licenciatura Em Pedagogia do Centro Universitário Internacional Uninter.

Tutor Local: Geise Cavaliere

Centro Associado: Vila Velha / Es.

VITÓRIA

2016

OS JESUÍTAS NO BRASIL

1º Os jesuítas eram padres católicos que faziam parte da companhia de Jesus. Companhia de ordem religiosa, fundada em 1534 por Inácio de Loyola após a reforma Protestante no sec. XVI, para conter o avanço do protestantismo no mundo. Chegaram ao Brasil em 1549 junto à expedição de Tomé de Souza, que se tornou o primeiro governador geral do Brasil.

Os jesuítas tinham a incumbência de aumentar o número de fiéis católicos no mundo.

2º A missão dos jesuítas era de propagar a fé católica e inicialmente catequizar e converter os índios que julgaram ser mais fácil por serem considerados inocentes e dificilmente apresentariam resistência.

3º Além de catequizar, os jesuítas queriam “educar e domesticar” os índios à cultura europeia. Para isso aprenderam a língua Tupi, seus costumes e ritos, não que os jesuítas se interessassem pela cultura nativa, mas assim ficariam mais próximos dos índios, ganhando então sua confiança para fazer com que eles seguissem exatamente o que os jesuítas queriam. Ensinaram a eles conhecimentos e ofícios ligados a arte, que foi o salto inicial para a produção genuinamente brasileira. Outros ensinamentos ajudaram os índios com habilidades para construir suas moradias e erguerem igrejas. Trabalhos de marcenaria para produção de móveis, instrumentos musicais, utensílios e objetos, inovando as produções que passaram a ter detalhes ornamentais trabalhados com barro dentro das igrejas e entalhes nos móveis e artefatos de madeira.

4º Os jesuítas também se tornaram administradores das principais instituições de ensino e auxiliaram órgãos importantes que controlavam a metrópole de acordo com interesses mútuos.

5º As primeiras escolas gratuitas fundadas pelos jesuítas fora em Salvador, São Vicente e São Paulo de Piratininga. Nos colégios eram ensinadas crianças índias e brancas a ler, escrever e rezar.

6º O trabalho dos jesuítas não era limitado à alfabetização, eles também mantinham cursos de Letras e Filosofia, um curso secundário que teve início em Santa Catarina e o curso de teologia e Ciências Sagradas que já eram em um nível mais avançado, para formar sacerdotes.

7º Os jesuítas que foram mais evidenciados são: Manuel da Nóbrega, José de Anchieta, Antônio Vieira, Leonardo NunesVicente Pires e João de Azpilcueta Navarro.

8º No Brasil, durante o século XVIII houve uma luta entre governo e igreja. Os jesuítas já eram bastante influentes e com o passar dos anos, começaram a ter certa independência em relação ao governo. Nesse período o governo europeu adotou uma política contra o iluminismo, conhecida como absolutismo que dava a uma pessoa o poder absoluto (judicial, legislativo e religioso). Nessa época a igreja era poderosa e governo de Portugal queria que o rei tivesse autoridade máxima e que o chefe de estado pudesse interferir em assuntos internos da igreja e a igreja passaria a depender de aprovação do monarca. Então Marquês de Pombal (representante do Despotismo Esclarecido e ministro do reino de Portugal) realizou a “Reforma Pombalina” e sua intenção era transformar Portugal numa metrópole capitalista. A escravidão dos índios foi extinta e passou a ser permitido o casamento de índios e portugueses, havendo assim um crescimento populacional e o estado teria mais força em sua fronteira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com