TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DE PEDAGOGIA

Por:   •  6/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.281 Palavras (18 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................3

FUNDAMENTAÇÃOTEORICO...................................................................................4

PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE...................................................................5

CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................15

REFERÊNCIAS.........................................................................................................16



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho vai abordar sobre a pluralidade cultural alicerçadas nas propostas de multiletramento existente.  Sabendo do grande problema que existe na sociedade a questão do preconceito racial e cultural.

O objetivo deste trabalho é falar sobre a importância da integração de conteúdos no ensino fundamental 1. Essa integração garante maior interação entre os alunos, destes com os professores, sem falar na experiência e no convívio grupal. Partindo deste princípio é importante, ainda, repensar essa metodologia como uma forma de promover a união escolar em torno do objetivo comum de formação de indivíduos sociais. A função da integração é apresentar aos alunos possibilidades diferentes de olhar um mesmo fato. As atividades devem ser flexíveis e os conteúdos devem estar interligados.

O grande desafio proposto para a Educação é estabelecer vínculos entre o que se aprende na escola e a vida da população brasileira. Historicamente, a escola tem dificuldades para lidar com a diversidade. As diferenças tornam-se problemas ao invés de oportunidades para produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagens. É função da escola abordar a pluralidade cultural com as crianças logo nas primeiras séries do ensino fundamental, pois é o lugar em que todos os alunos devem ter as mesmas oportunidades, mas com estratégias de aprendizagens diferentes. A criança na escola convive com a diversidade e pode aprender com ela. Singularidades presentes nas características de cultura, de etnias, de regiões, de famílias, são de fato percebidas com mais clareza quando colocadas junto a outras. A percepção, individualmente, elabora-se com maior precisão graças ao outro, que se coloca como limite e possibilidade.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Nosso país é formado por uma diversidade grande de culturas.  Temos em nosso território diversas etnias indígenas, descendentes de povos africanos, imigrantes e descendentes de imigrantes. E com isso a diversidade cultural é marcada por muitas coisas como a descriminação, o preconceito, a exclusão social, e outros. Deve-se levar a Pluralidade Cultural como um assunto que requer muito a atenção, e deve ser trabalhado nas escolas de forma primordial para o bom desenvolvimento dos alunos.

A escola que é local de aprendizagem, deverá dentro de sua função, trabalhar essa pluralidade de forma inteligente e sadia, pois os educadores se preparam para esses desafios, pois o trabalho com pluralidade é constante é o ano todo. O espaço escolar precisa trabalhar com afinco para que essas diferenças sejam compreendidas e respeitadas e até aproveitadas para novas aprendizagens

Ao analisar o PCNs, 1997 ele diz “Para viver democraticamente em uma sociedade plural e preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem”. E a partir disso pode-se trabalhar com os alunos mostrando que a pluralidade cultural é um patrimônio histórico que veio para  quebrando paradigmas das diferenças etnoculturais. Mas a forma como esse tema é abordado nas escolas é questionável, pois essas diferentes culturas existente no nosso país só são abordadas apenas em datas comemorativas, dia da consciência negra, dia do índio, etc., e por isso há vários conflitos de ideias sobre as culturas. A escola tem que estar apta a mostrar que uma cultura não é superior á outra, e que possui apenas características diferentes.

A pluralidade cultural oferece oportunidades de conhecimento das origens como brasileiro e como participantes de grupos culturais específicos. Mas a pluralidade cultural não esta apenas vinculada a escola, mas sim a sociedade, trabalhar em diversas frentes seria fundamental para o processo de reconstrução de uma nação exatamente plural culturalmente. Segundo Pacheco, (pag. 14, 2010), todas as escolas deveriam ser espaços produtores de culturas singulares, mas também espaço de múltiplas interações, comunicação, cooperação, partilha.

Assim a escola se torna em grande referencial onde cada aluno, cada historia, cada cultura, amplia sua visão de mundo e seus conhecimentos conectando a outras culturas. É a partir desta realidade de educar para a diversidade que a escola deve lançar-se. É um trabalho árduo, desafiador e requer mudanças, quebra de paradigmas, as práxis pedagógicas tradicionais terão que romper barreiras, mais é um trabalho compensador e frutífero, pois os alunos viverão num contexto social capaz de torna-los um cidadão e de constituição do sujeito social, criativo, responsável e preocupado com o seu destino e de outras pessoas.

A abordagem do tema será de extrema relevância a partir do momento que a nossa escola vem buscando a cada ano desenvolver um ensino que procure atender a diversidade cultural de sua clientela, sem exceção dos mais sensíveis aos mais pragmáticos, dos mais competitivos aos mais colaborativos, dos mais lentos aos mais rápidos, dos vindos de famílias estruturadas e aos de lares desestruturados. Historicamente falando, a escola tem dificuldades para lidar com a diversidade. As diferenças tornam-se problemas ao invés de oportunidades para produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagens. A escola é um local formado por uma população com diversos grupos étnicos, com seus costumes e suas crenças, é o lugar em que todos os alunos devem ter as mesmas oportunidades, mas com estratégias de aprendizagens diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (201.1 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com