TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA

Por:   •  9/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

                      PORTFÓLIO I – INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA – AULA 02

 

                                                O QUE É SER PEDAGOGO?

O pedagogo é um especialista em educação e associa o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra. Desta forma, o pedagogo contribui para a qualidade do ensino e aprendizado, fortalecendo a construção do conhecimento. O pedagogo é aquele que “atua em várias instâncias da prática educativa estando direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação ativa dos saberes.” [Libâneo (1998, p.25)]. O trabalho do pedagogo excede os limites de uma sala de aula, pois não se envolve somente com o dia a dia escolar do aluno, mas também com a família.

Ser pedagogo é ser responsável pelo processo educativo, é ter em suas mãos o futuro de muitas pessoas, é não ter preconceitos e saber aceitar o diferente. É ser dinâmico, criativo e flexível, é sempre estar preparado para os desafios que se colocam à sua frente e não ter medo de superá-los. O pedagogo é aquele que sempre transfere o que sabe e aprende um pouco mais do que sabe com seus alunos. Nenhuma aula é igual, sempre terão novas histórias para contar e apreciar.

Ser pedagogo é ter a missão de mudar não só uma educação sinuosa, mas ser capaz   de transformar a sociedade que ainda está por vir. Pode ser utopia pensar assim, mas temos a capacidade de plantar hoje, nessa sociedade tão carente de valores, sementes que um dia vão florescer. E quem sabe essa mesma sociedade, que é tão escassa, possa colher os frutos que só a educação pode oferecer. Portanto, o pedagogo tem a missão e a responsabilidade de ensinar, construir, transformar vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (49.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com