TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRIMEIRO JARDIM DE INFÂNCIA

Por:   •  8/3/2016  •  Dissertação  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

1- Froebel, além de criar o primeiro jardim de infância destacou a importância da educação através do brincar. O arigo " O brincar na pré escola " também destaca a abordagem do brincar na educação. Estabeleça uma relação entre o tema apresentado pela visão de Froebel e o artigo que você leu.

Analisando o artigo vemos o brincar como ferramenta fundamental no desenvolvimento da criança, através das brincadeiras a criança sonha, cria, imagina, interage, realiza. Brincando ela assume diferentes papéis, toma decisões, encara desafios, assimila o significado da ação humana e se apropria deles, assim vai criando sua autonomia.

No brincar a criança tem a oportunidade de se comportar além do habitual para a sua idade, impulsionando assim seu desenvolvimento, e quando faz uso de brinquedos tem a oportunidade de manipular e testá-los se apropriando deles e do que representam. O brinquedo reproduz o que existe em seu cotidiano, trazendo um suporte de ação, de manipulação e de conduta ética.

E no tema apresentado pela visão de Froebel, podemos entender sua importância. Froebel se torna fundamental para a pedagogia,ele cria o primeiro jardim de infância, e enfatiza a importância do brinquedo, da atividade lúdica e da família nas relações humanas, para ele é necessário atenção às crianças na fase do ensino elementar, é nessa fase que desenvolvem o sensório motor, inventando métodos e aperfeiçoando suas habilidades.

Assim podemos concluir que no artigo e para Froebel o brincar é a primeira forma de aprendizado da criança.

2-Existem semelhanças ou diferenças entre a educação positivista e a socialista? Explique.

Tanto a educação positivista quanto a socialista tem como objetivo principal o socialismo, porém o "educar" é visto de forma diferente.

Na educação positivista se defende a idéia do conhecimento científico como única forma de conhecimento verdadeiro e não levando em conta a fé religiosa.

Já a socialista, propõem uma educação polivalente à fim de formar o indivíduo de forma completa, físico, moral e social, sem desmerecer o religioso.

3-Temos no período do iluminismo uma riqueza de reflexões pedagógicas aliadas a uma visão política trazida por John Dewey. Como podemos relacionar o pensamento político de John com a educação

A relação se da na importância do aluno. Educando-o físico, emocional e intelectualmente, estimulando o aprendizado na prática, fazendo o aluno interagir, se movimentar e realizar tarefas relacionadas ao conteúdo ensinado, sempre respeitando seu tempo de aprendizado.

4-A educação construtivista faz uma abordagem sobre a educação no que nos chama a atenção por vários aspectos. Como é essa abordagem dentro do espaço educacional? Relacione com o texto " Notas para uma teoria construtivista "

A abordagem da Educação Construtivista é vista como uma forma de renovação, com o poder de nos fazer pensar no que acreditamos ser melhor, traz questões fundamentais para as crianças aprenderem, nos mostrando que a criança tem que ser desenvolvida, mas à seu tempo e em seus estágios, cometendo erros, que são comuns de acordo com sua idade, e mesmo esses erros tem uma lógica, que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com