TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPIOS E METODOS DA SUPERVISÃO EDUCACIONAL

Por:   •  13/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.323 Palavras (18 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E CONSULTORIA - CETEC

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DISCIPLINA: PRINCIPIOS E METODOS DA SUPERVISÃO EDUCACIONAL

POLO: AROAZES

DOCENTE: DERIK WILLBERT LIMA PAIXÃO

O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO E COORDENAÇÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA

ANALIA LIMA DA SILVA

ANTONIA MARCIA SOARES DOS SANTOS

BRUNNO DANYLLO MOURA DA SILVA

CATIA DE SOUSA LIMA

CLEONILSON NOGUEIRA DA SILVA

FRANCISCA TARCIANE SILVA CARDOSO

IRLENE DA SILVA MARQUES

IVANILDA MARIA DA SILVA

JOAO FILHO DA SILVA

JOSELINA DIAS DA SILVA

LEYDIA PEREIRA DA SILVA

LUZIMAYRA LEITE DA SILVA

MARIA ALICE VIEIRA DA SILVA

MARIA BARBOSA LIMA COSTA

MARIA DA CRUZ LIMA DA SILVA

PATRICIA BRITO DA SILVA

RITA DE CASSIA LEITE DE SENA

ROBERTO FEITOSA SOARES

ROSY DE AQUINO VIEIRA

SARA MARIA DE SOUSA

TERESA CHRISTINA DE SENA LIMA

YANDARA KELCE FERREIRA DA ROCHA

                                   

         

RESUMO

O psicopedagogo e o coordenador de curso à distância são profissionais responsáveis pelo desenvolvimento educacional. Seus trabalhos são de suma importância para melhorar as realidades dentro da formação de pessoas. O presente paper tem como objetivo analisar e compreender suas atuações no meio educativo. Diante das ofertas educacionais que recebem, encontram problemas como: organização instável e a falta de suporte da equipe que os cercam. O presente trabalho foi feito a partir de buscas no virtual na internet via Google Acadêmico e no site Brasil Escola. Foram feitas a aplicação de questionários e as reuniões de grupo para o desenvolvimento da pesquisa. O paper apresenta como resultado uma reflexão sobre as práticas e as interferências que ocorrem durante suas atuações. É preciso atentar-se as possíveis contribuições que a comunidade escolar pode oferecer como apoio para melhorar o desempenho desses profissionais.

Palavras-chave: Psicopedagogo. Coordenador. EAD. Desenvolvimento.

ABSTRAT

The psychopedagogue and the distance course coordinator are professionals responsible for educational development. Their work is of paramount importance to improve the realities within the formation of people. This paper aims to analyze and understand their performance in the educational environment. In view of the educational offers they receive, they encounter problems such as: unstable organization and the lack of support from the team around them. This work was done through virtual searches on the internet via Google Scholar and on the Brasil Escola website. Questionnaires and group meetings were carried out for the development of the research. The paper presents as a result a reflection on the practices and the interferences that occur during their performances. It is necessary to pay attention to the possible contributions that the school community can offer as support to improve the performance of these professionals.

Keywords: Psychopedagogue. Coordinator. EAD. Development.

INTRODUÇÃO

Esse Paper tem como objetivo analisar o papel do psicopedagogo e do coordenador de curso a distância no desenvolvimento educacional, tendo em vista que ambos enfrentam várias situações com características únicas e específicas do cotidiano didático.

O Psicopedagogo assessora no processo de ensino aprendizagem visando garantir que todos tenham as condições necessários para garantir o seu desenvolvimento cognitivo social.

O Coordenador de curso a distância por sua vez, é um dos responsáveis pela consecução da modalidade EAD, zelando pela qualidade do curso e pelo engajamento de todos os sujeitos que participam.

O Coordenador de curso a distância e o Psicopedagogo enfrentam diversas dificuldades como a organização e aprendizagem, muitas vezes ligadas a falta de suporte para uma boa atuação dentro dos ambientes ao qual estão inseridos.

          Com relação à metodologia o estudo compreende a uma pesquisa de campo e aplicação de questionários semiestruturado, contendo oito questões as quais foram respondidas por um coordenador de cursos a distância e um Psicopedagogo que atuam no município de Aroazes, tendo como objetivo conhecer os posicionamentos, demandas e dificuldades encontradas ao longo da trajetória profissional.

Sendo assim é de suma importância a compreensão sobre a atuação desses profissionais para o desenvolvimento educacional, para que possamos melhorar as realidades encontradas por esses conhecedores, afim de que formação de pessoas.

REVISÃO DA LITERATURA

Buscando entender como surgiu a Psicopedagogia, repartamos a Fagali e Vale (2009), que destacam que a área supramencionada surgiu devido à necessidade de compreender os problemas de aprendizagem e sua relação com o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo implícitos na situação de aprendizagem.

Segundo Barbosa (2001) afirma que, ao longo de sua trajetória, a Psicopedagogia busca a compreensão do ser que aprende do processo de ensino/aprendizagem e das dificuldades e transtornos que podem emergir.

Para Portilho (2003 p.125) o objetivo da Psicopedagogia é estudar a aprendizagem do ser humano, que na sua essência é social, emocional e cognitivo o ser cognoscente, um sujeito que para aprender, pensa, sente e age em uma atmosfera que ao mesmo tempo é objetivo e subjetiva, individual e coletiva, de emoção e de conhecimento, de ser e vi a ser, de não saber e de saber.

Sobre a função do Psicopedagogo, Feldmann (2006) afirma que o psicopedagogo pode utilizar de várias estratégias na intervenção psicopedagógico, trabalhando em conjunto com toda equipe escolar e a família, a qual devem esta mobilizada para oportunizar condições adequados em prol da construção de desenvolvimento educacional.

Ainda sobre a função do psicopedagogo Blassko, Portilho e Ujue (2016, p. 150), concluem que é imprescindível a interação do psicopedagogo com outros profissionais especialistas na área da educação, são ações que contribuem para o potencialização, acompanhamento e atendimento do aluno e suas respectivas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (531.6 Kb)   docx (393 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com