TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  14/9/2018  •  Artigo  •  5.152 Palavras (21 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADE CIDADE VERDE - FCV

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MODALIDADE A DISTÂNCIA - EAD

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 

TAIZA OLIVEIRA SANTOS PIVETTA

PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Balneário Camboriú - SC

2018

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO E APROVAÇÃO

PIVETTA, TAIZA OLIVEIRA SANTOS.

Processo Ensino Aprendizagem Na Educação Infantil.

Autorizo que o presente artigo científico apresentado ao Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da FCV – Faculdade Cidade Verde, como requisito parcial para obtenção do certificado de Especialista em Docência Na Educação Infantil, e aprovado pelos seguintes professores abaixo descritos, seja utilizado para pesquisas acadêmicas de outros participantes deste ou de outros cursos, afim de aprimorar o ambiente acadêmico e a discussão entorno das temáticas aqui propostas, no que assino abaixo:

______________________________

Taiza Oliveira Santos Pivetta

______________________________

Adival José Reinert Junior

______________________________

Carlos Hoegen

Balneário Camboriú - SC

Setembro / 2018


PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TAIZA OLIVEIRA SANTOS PIVETTA

Prof. Especialista Adival José Reinert Junior

RESUMO

Este trabalho apresenta uma breve trajetória teórica da temática da aprendizagem. Analisa a prática docente no que se refere ao processo ensino aprendizagem, a partir das concepções mais usuais que influenciaram as tendências didático-pedagógicas, considerando-se as exigências que as transformações político-econômicas das sociedades exercem na forma de vida das pessoas, quanto a mudanças de valores, de hábitos e atitudes, e consequentemente, exigem uma reorganização das instituições sociais, dentre as quais, a escola. O período que a criança passa no núcleo de educação infantil é de extrema importância na construção dos alicerces de sua afetividade, socialização e inteligência e, consequentemente, em seu desenvolvimento integral e harmônico. Para que a escola possa cumprir esse papel, é necessário conhecer as características do desenvolvimento infantil até os seis anos e organizar o ambiente e as atividades da educação infantil a atender às necessidades das crianças nessa etapa da vida.

Palavras-chave: Ensino aprendizagem, desenvolvimento, educação infantil.

PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TAIZA OLIVEIRA SANTOS PIVETTA

Prof. Especialista Adival José Reinert Junior

ABSTRACT

This work presents a brief theoretical trajectory of the learning theme. It analyzes the teaching practice regarding the teaching-learning process, based on the most usual conceptions that influenced the didactic-pedagogical tendencies, considering the demands that the political-economic transformations of societies exert on people's way of life, changes in values, habits and attitudes, and consequently require a reorganization of social institutions, among which, the school. The period that the child passes at the core of early childhood education is of extreme importance in building the foundations of his affectivity, socialization and intelligence and, consequently, in its integral and harmonious development. In order for the school to fulfill this role, it is necessary to know the characteristics of child development up to the age of six and to organize the environment and the activities of early childhood education to meet the needs of children in this stage of life.

Key words: Teaching learning, development, early childhood education.

1 INTRODUÇÃO

A verdadeira educação é aquela que contribui para o desenvolvimento da inteligência e para a formação da personalidade, do autoconceito, do pensamento crítico, da independência, da responsabilidade e ainda do espírito cooperativo e da amizade. Assim a educação infantil tem por objetivo oferecer as crianças a ele confiados oportunidades ótimas de desenvolvimento em todos os seus aspectos - cognitivo, perceptivo-motor, afetivo e social – para que no futuro elas tenham condições de se tornarem pessoas adultas no mais amplo sentido do termo.

A estrutura do pensamento infantil exige que a criança conheça seu mundo e crie seus próprios valores, para formar juízos pessoais, disciplinar sua conduta de acordo com eles e, ao mesmo tempo, tornar-se um ser autônomo e autoconfiante. Os educadores pré-escolares, portanto, oferecem às crianças situações-problemas que induzam a pensar, refletir, criar, criticar, participar e conviver.

2 APRESENTANDO UMA CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Podemos dividir as teorias do desenvolvimento humano a partir de três concepções: a inatista, a ambientalista e a interacionista. Para ilustrar a discussão, tomemos alguns ditados populares que expressam tais concepções.

“Pau que nasce torto, não tem jeito, morre torto.”

“Filho de peixe, peixinho é.”

O que esses ditados estariam dizendo? Parecem indicar uma visão inatista do desenvolvimento humano, que seria determinado basicamente por fatores biológicos.

Nesse caso o desenvolvimento seria como o desenrolar de um novelo, no qual estão inscritas as características genéticas do indivíduo. Esse novelo seria adquirido hereditariamente, ou seja, as características não só físicas, mas também as psicológicas de cada pessoa passariam de pai para filho e, nesse caso, irmãos teriam comportamentos semelhantes porque tem a mesma base genética. Assim as qualidades e capacidades básicas de cada ser humano já estariam definidas por ocasião do nascimento e nas várias faces do desenvolvimento estariam predeterminadas.

A concepção inatista de desenvolvimento parte do pressuposto de que os eventos que ocorre após o nascimento não são essenciais e/ ou importantes para o desenvolvimento, dado que o indivíduo já nasce com padrões inatos de comportamentos. O aparecimento de cada nova capacidade depende basicamente de um processo de maturação do sistema nervoso. Por isso as crianças tendem a engatinhar, andar e falar mais ou menos na mesma idade. Bastam condições ambientais minimamente razoáveis para que esse desenvolvimento ocorra, o que reduz o papel do ambiente e, portanto, da educação no mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (189.1 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com