TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Por:   •  4/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.132 Palavras (9 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

curso de graduação pedagogia

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

        

Castanhal-PACastanhal PA[pic 2]

Castanhal PA

2013

[pic 3]

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Trabalho apresentado em requisito a Produção textual individual relativo ao terceiro semestre portfólio para as disciplinas de:

[pic 4]

Castanhal PA

2013

INTRODUÇÃO

        

O presente estudo tem por proposta um enfoque investigativo sob um olhar pesquisador, em que os objetivossão conhecer o espaço educativo empreendendo uma atitude investigativa; Associar as leituras proposta para a produção textual individual, à pesquisa de campo a ser realizada em uma escola do município; Discutir a realidade escolar e produzir um texto coletivo que sintetize a apreensão adquirida sobre a educação atual.Acredita-se que o presente estudo é de grande valia para os acadêmicos no que concerne o conhecer do dia-a-dia de uma instituição escolar.

1. DADOS DA ESCOLA.

A pesquisa se deu na Instituição Educacional de Ensino Fundamental Marechal Cordeiro de Farias, pertencente à esfera municipal, localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, nº 28 no bairro São Francisco na cidade de Mãe do Rio. Fundada em 04 de Abril de 1983.

Diversas mudanças ocorreram durante seus 30 anos de história, mudanças no que diz respeito ao seu aspecto físico, administrativo, financeiro. E tais acontecimentos só contribuíram no melhoramento do processo educacional.

A Escola Marechal Cordeiro de Farias, hoje, tem como Gestor o mui digno Sr. Professor Nazareno Servo de Jesus Barros de Vilhena, e colaborando como Vice Gestor os Srs.: Marcio André Souza de Oliveira e Clívia Martins Donza. Compondo a equipe Técnica Pedagógica as professoras: Andreia Balbino Nunes e Silvia Regina Pantoja.

A escola conta com uma clientela hoje de 1.458 alunos, distribuídos nos turnos da manhã, tarde e noite. Conta ainda com um quadro funcional de 87 funcionários divididos entre educadores, pessoal de apoio e corpo técnico. O espaço físico da referida apresenta:quadra poliesportiva, biblioteca, laboratório de informática, área de lazer e uma cantina.

Contemplada com o programa “Mais Educação” do Governo Federal. Atende 400 alunos, há ainda outros projetos que são desenvolvidos no estabelecimento de ensino, como: Projeto Música, ofertado pela Secretaria Municipal de Educação; Projeto “Escola Sustentável” e outros.

As salas de aula da escola são amplas, bem arejadas e adequadas para a realização das mais diversas atividades, é válido ressaltar que a mesma esta totalmente apta a receber alunos portadores de necessidades especiais visto que é toda adaptada para cadeirantes e alunos portadores de necessidades visuais.

A clientela da referida são alunos que residem nas proximidades da mesma, também há aqueles que moram em outros bairros ou mesmo em comunidades rurais, e utilizam ônibus escolares para chegarem até a escola.

De acordo com o que se observou e pesquisou, a escola é bastante conceituada no bairro e os profissionais aplicados, e desenvolvem suas atividades com o objetivo comum, o de elevar o nome da instituição, atribuindo-lhe valores e excelentes conceitos.

2. A ESCOLA DE ACORDO COM O PPP (PROJETO POLITICO PEDAGOGICO)

Segundo o Projeto Politico Pedagógico, a escola é uma instituição educacional voltada para o compromisso de construção de uma sociedade mais justa. Com um sentido de quea prática pedagógica é vista como uma prática de vida, de todos e com todos, na perspectiva de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam com o crescimento de sua comunidade. Uma escola democrática, competente e comprometida com a aprendizagem significativa do aluno, buscando transformar informações em saberes necessários à vida dos alunos.

A sala observada foi uma turma do 5º Ano, do turno vespertino, com 32 alunos matriculados regularmente e com faixa etária entre 09 a 13 anos. Pode-se notar inclusive, que a turma era composta da maioria de alunos ingressados do 4º Ano e a minoria eram repetentes.

É uma turma bastante agitada, precisando estar ocupada o tempo todo com atividades. A professora é muito exigente e insistente, durante a aula. Fala o tempo todo que é necessário dar uma celerada nos mais atrasadinhos. A escola não tem problemas como violência, raramente acontece brigas, os profissionais estão sempre atentos a qualquer desentendimento e já intervém em qualquer situação, não dando chance para que o problema cresça. Os pais são sempre informados sobre os acontecimentos.

A professora da turma se chama Maria Rosa Costa de Paiva, e há 24 anos trabalha nessa escola, nos turnos da manhã e da tarde. Formada em letras, na UFPA.

Quanto às atividades ligadas à rotina escolar que ela considerava mais importante era sempre de leitura, pois os mesmos tinham dificuldades. A professora da turma faz um trabalho de leitura com eles que funciona assim: cada um escolhe um livro que queira ler, depois tomava a leitura, e observando repetições de sons, segmentos silábicos. Observando também o oral e o escrito, semelhanças e diferenças. Escrevia em que estagio de desenvolvimento estavam para fazer um registro dessas informações.

Na integração com a sala onde participamos, observamos que os alunos não acompanhavam as aulas por igual, que cada tinha o seu momento, cada um tinha sua dificuldade, uns acompanhavam mais rápido, outros com mais dificuldade. É importante estar atento aos sons da fala, se a criança está falando o mesmo que está lendo, ou seja, se tem coerência entre a fala e a escrita.

3. REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR NA ESCOLA INVESTIGADA E A TEORIA.

        A escola Marechal Cordeiro de Farias fundada em 04 de abril de 1983, localizada na Avenida Marechal Cordeiro de Farias, nº 28 no bairro São Franciscotem como Gestor hoje, o mui digno Senhor Professor Nazareno Servo de Jesus Barros de Vilhena, e colaborando como Vice Gestor os Srs.: Marcio André Souza de Oliveira e Clívia Martins Donza. Compondo a equipe Técnica Pedagógica as professoras: Andreia Balbino Nunes e Silvia Regina Pantoja.                                                                                                        A escola conta com uma clientela hoje de 1.458 alunos, distribuídos nos turnos da manhã, tarde e noite. Conta ainda com um quadro funcional de 87 funcionários divididos entre educadores, pessoal de apoio e corpo técnico. O espaço físico da referida apresenta: quadra poliesportiva, biblioteca, laboratório de informática, área de lazer e uma cantina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (123 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com