TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO: O PAPEL DO PEDAGOGO NA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Por:   •  13/9/2019  •  Artigo  •  1.979 Palavras (8 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO: O PAPEL DO PEDAGOGO NA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA[pic 3]

PONTAL DO PARANA                                     2019

RODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO: O PAPEL DO PEDAGOGO NA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar em grupo apresentado à Universidade Pitágoras UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Gestão de Pessoas; Gestão Educacional; Projeto de Ensino; Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais II; Estágio Curricular Obrigatório III: Gestão.

Orientador:

CIDADE

2019

SUMÁRIO

1     INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 3

2     DESENVOLVIMENTO ............................................................................................ 4

2.1     A GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA AS INTITUIÇÕES DE ENSINO................ 4

2.2     AÇÕES QUE PROMOVAM A INTERAÇÃO COM TODOS OS QUE COMPÕE A ESCOLA ...................................................................................................................... 5

3     CONCLUSÃO ......................................................................................................... 9

REFERÊNCIAS ............................................................................................................ 10

Esse trabalho tem a finalidade edificar o conhecimento acerca do novo modelo de gestão escolar, a Gestão Democrática, que tem como principal objetivo unir todos os envolvidos que compõem a escola para realizar as tomadas de

decisões dela.

Tem como objetivo utilizar os conhecimentos adquirido nas disciplinas de Gestão de Pessoas, de Gestão Educacional e de Projeto de Ensino. Aplicando todos os conhecimentos a fim de nos capacitar como futuros pedagogos. Nos insttingando à abordarmos os benefícios da gestão demoratica.

Com isso a produção textual,  será desenvolvida através de

uma revisão bibliográfica sobre a temática abordada entrelaçando ainda todo o conhecimento adquirido nas aulas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA AS INTITUIÇÕES DE ENSINO

Por muitos anos permeou a gestão autoritária, onde o diretor era quem tomava as decisões nas escolas e somente ele tinha a responsabilidade de conduzir as instituições de ensino.

Sabemos que a sociedade vem mudando e com ela os modelos gestacionais escolares, tendem a mudar em paralelo para poder se adequar as mudanças dos seus novos alunos.

Surge o modelo gestacional democrático escolar que nada mais é do

que a responsabilidade das decisões tomadas no âmbito escolar por todos que compõem essas escolas.

A Gestão Democrática da educação  envolve o conhecimento  de cidadania como a competência conquistada por todos os indivíduos, de se adequarem dos bens socialmente inventados, de modernizarem todas as potencialidades da realização humana abertas pela vida social em cada momento histórico determinado. Gestão democrática constitui na tomada de decisões, constituir, participar e conduzir as políticas educacionais que se desenvolvem na escola que tem como principal finalidade a formação de cidadãos. É um compromisso de quem decide e de quem tem consciência do coletivo. Tem como finalidade de desmontar o ponto da organização coletiva da escola em função de quem os compõe (COUTINHO, 2000).

Para Lima, Pereira e Fernandes (2017) a gestão democrática tem como principal desígnio a participação da comunidade na edificação de uma escola participativa, na qual os sujeitos que compõem o meio social cooperem com as decisões que influenciam a escola.

De acordo com Santos (2006) a gestão democrática é determinada por lei, porém essa lei ainda não é colocada em prática como deveria. Desta maneira faz-se imprescindível compreender o que é gestão democrática e como ela acontece.

[...] a gestão democrática se ampara numa concepção sociocrítica e implica processos de participação, autonomia e divisão de poder, o que sugere co- responsabilidade,  divisão,  descentralização,  inclusive  no  campo  político.

Descentralização é conceito chave para se entender as políticas educacionais no contexto neoliberal e a democratização da gestão.

Segundo Fontana (2011) a gestão democrática contribui no desenvolvimento de uma união entre “os setores da escola e estes a comunidade escolar como um todo. Assim, todos conseguem fazer parte, e ter  voz na escola, contribuindo com opiniões, ideias e sugestões para a melhoria do processo de ensinar e de aprender.” Por isso é importante lembrar que a gestão democrática além de contribuir para a interação da escola, onde a comunidade tenha uma atuação direta, sendo a maneira que  contribui para a melhoria do ambiente escolar.

Assim de acordo com Santos (2006) a Gestão Democrática necessita orientar a organização da escola, e por assim dizer dos sistemas de ensino, na medida em que várias são as concepções presentes na sociedade.

A escola deve ser entendida como perseguidora de sonhos e de ideais de uma sociedade, e não apenas como espaço de transmissão de conhecimento. Alargando a compreensão da relação democracia, gestão democrática e escola, faremos com que a ótica privatista que há muito tempo perdura no nosso estado [faz referência ao Estado do Rio de Janeiro] seja extinta e com que isto definamos uma política séria de Educação, inclusiva para todos os cidadãos. (SANTOS, 2006, pg. 28)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (131.3 Kb)   docx (63.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com