TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GRUPO

Por:   •  9/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.926 Palavras (8 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE Recursos Humanos

Jenyfer Karine Rodrigues Santos

Jaqueline Sousa dos Santos Rodrigues

 Juliana Alcântara de Assis

Luciana Alves de Souza Patrocínio

 Paloma Sousa dos Santos

Tainára Lorena Soares da Piedade

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GRUPO

 4º e 5º SEMESTRE – 2017

[pic 2]

Ribeirão das Neves

2017

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GRUPO

 4º e 5º SEMESTRE – 2017

Gestão Estratégica de Pessoas.

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná para a disciplina Semestre.

Professores: Ana Céli Pavão Guerchmann, Dalila Gimenes, Marilúcia Ricieri, Hadassa Gabillaud.

Ribeirão das Neves

2017

Sumário:

Introdução.................................................................................................... 01

Breve Histórico da Empresa........................................................................ 02

Desenvolvimento.......................................................................................... 03

Organograma............................................................................................... 04

Conclusão.................................................................................................... 06

Referência Bibliográfica............................................................................... 07

Anexos......................................................................................................... 08


Introdução

O objetivo deste trabalho se concentra no desenvolvimento de uma aplicação de pesquisa de Gestão Estratégica de Pessoas, executado na  “APAE Neves” Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Para a concretização deste propósito foram considerados para a análise, os conceitos, características, trajetória histórica da empresa em questão. Após a realização da pesquisa constatou-se que a empresa em questão, digo A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE foi criada em 1954 no Rio de Janeiro, após um movimento de mobilização de um grupo de pais e outros interessados. Inconformados com a escassez de informações sobre a deficiência intelectual resolveram pesquisar e entender o assunto como forma de oferecer qualidade de vida a seus filhos, promover e defender os direitos de cidadania e a inclusão social da pessoa com deficiência.

Breve Histórico da Empresa

          A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, sede localizada à Rua Eduardo Maria de Souza, nº 41 Bairro Vila Mariana em Ribeirão das Neves, sobe o CNPJ: 01.367.181.0001-51; Ramo de Atividade Escolarização e Assistência Social da Pessoa com deficiência, tendo hoje 44 (quarenta e quatro) colaboradores divididos nas mais diversas áreas.  

A prefeitura de Ribeirão das Neves, sensibilizada também com os problemas dessa população carente, se comprometeu com a implantação e funcionamento dessa instituição.

          A Escola da APAE iniciou suas iniciou suas atividade em novembro de 1997 em duas salas no CAIC, cedidas pela prefeitura de Ribeirão das Neves, onde eram desenvolvidas atividades diferenciadas para três turmas distintas, em cada turno. Com o passar do tempo, devido ao aumento do número de alunos, as atividades começaram a ser desenvolvido em outros espaços do CAIC, o que motivou a percepção da necessidade de um espaço maior.

Após dois a escola mudou para a sede própria da APAE, uma casa em um terreno doado pela prefeitura. Com a ampliação do espaço, também aumentaram números de alunos e números de profissionais, que passou de 15 para 21 (Diretora, secretária, pedagoga, professores e auxiliares de limpeza), logo após a transferência do local.

          A escola foi regularizada em 2003, através da portaria SEE nº. 609/2033, quando recebeu o nome de Escola Maria Azevedo Costa, nome dado em homenagem a mãe da fundadora da instituição. A escola é mantida pela APAE de Ribeirão das Neves em parceria com os governos municipal e estadual e encontra-se regularizada junto à Secretaria de Estado de Educação para atuação nas séries iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

DESENVOLVIMENTO

Plano Estratégico

Visão

          Podemos definir como visão a imagem futura, positiva e desejável que queremos para o Movimento Apaeano. Nesse sentido, ela é ambiciosa, afirmativa e audaciosa. Ao mesmo tempo em que galgar sonhos e desafios, nos dá a direção de onde querem chegar.

          O Plano Estratégico da Federação Nacional das APAES, aprovado pelo Conselho de Administração define como visão do Movimento Apaeano.

VISÃO

Movimento de pais, amigos e pessoas portadoras de deficiência, de excelência e referência no país, na defesa de direitos e prestação de serviços.

Missão

          A missão é a razão da existência do Movimento Apaeano, delimitando suas atividades dentro do espaço que deseja ocupar na sociedade. Assim, a Missão orienta e delimita as ações, delineando o compromisso de atuação do Movimento Apaeano.

Missão

Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.  

 A APAE de Ribeirão das Neves foi fundada no dia 15 de maio de 1996, pela Sra. Maria Gláucia Costa Brandão, esposa do então Prefeito da época Eduardo Brandão. A sua criação se deu pelo empenho de familiares de pessoas com deficiência e membros da sociedade nevense que na época preocupados com essas pessoas que não contavam com nenhuma instituição de apoio municipal (governamental e não governamental) para a sua inclusão social.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (462.7 Kb)   docx (324.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com