TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GRUPO

Por:   •  16/10/2019  •  Monografia  •  2.702 Palavras (11 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

“Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.” Pitágoras.

Lugar de criança é na escola, e é por isso que a BNCC- Base Nacional Comum Curricular, elabora currículos em todas as escolas do país, estimulando conhecimentos, habilidade, atitudes e valores para resolver as exigências do cotidiano. Ela propõe que as escolas coloquem em evidência o desenvolvimento intelectual, social, o físico, o emocional e o cultural, para que os alunos sejam capazes de utilizar os conhecimentos adquiridos, no dia- a- dia, respeitando a questão ambiental, social, a ética, e os direitos humanos. Fundamentais para uma educação integral.

Ensinar é questionar, compartilhar conhecimentos e criar. Ensinar implica preparar atividades que desafiem a capacidade e a inteligência dos alunos, para que possam compreender a vida e atribuir significado. O papel do professor não é o mesmo do passado, pois antes restringia conhecimento e passava aos alunos o que havia estudado sem reflexão ou visão crítica dos conteúdos. Hoje, felizmente, é ensinado aos alunos a pensar, a questionar e a aprender a discernir, para que possam construir opiniões próprias.

Graças as mudanças nas leis, o ensino se torna cada vez mais completo, trazendo pra sala de aula assuntos de extrema importância, comprometendo o professor e os alunos a se dedicarem mais à educação.

2 DESENVOLVIMENTO

A BNCC sendo um instrumento de referência dos conhecimentos indispensáveis a todos os alunos da educação básica, independentemente de onde nasceu, classe social e de onde estudou. Através de um documento elaborado com a participação de pessoas capacitadas de todo o Brasil, gestores, docentes, estudantes e tendo também a participação publica online.

A Base Nacional Comum curricular foi criada para que não haja negação dos direitos dos estudantes de aprender um grupo essencial de conhecimentos e habilidades comum, essenciais em cada etapa da educação básica diante de suas obrigações de seu comprimento, onde visa favorecer todas as escolas brasileiras sendo ela pública, privada, urbanas e rurais. Para que haja menos desigualdades de aprendizado que ainda existente no Brasil, igualando, e o mais importante, fazendo com que a educação e a qualidade de ensino cresçam ainda mais.

Tendo também como objetivo formar estudantes com competências e conhecimentos considerados importantes para o século atual. Influenciando a modernização dos meios usados nas regências da pedagogia, fazendo com que os corpos docentes das instituições de ensino se tornem atualizados

Na esperança de que as escolas Brasileiras proporcionam práticas e competências fundamentais para todos os estudantes brasileiros, observando conhecimentos justos, fazendo com que os alunos adquiram eficiência altruísta, contribuição, cuidado e respeito. Levando em consideração a necessidade de um assunto que seja mais esclarecedor.

Trazendo para a esfera pública atividades que já vinham sendo analisadas nas escolas das redes privadas, indo em buscar de aumentar o desenvolvimento e a padronização da construção dos currículos e preparação dos estudantes, para que tenha a capacidade de contender igualmente pelas posições sociais, independentemente de sua origem escolar. Neste sentido a BNCC traz pontos importantes para a inovação da educação infantil, com fins específicos para cada idade com a inclusão do brincar e explorar.

A BNCC se fundamenta nos seguintes, marcos legais: Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases, as Diretrizes Curriculares Nacionais e no Plano Nacional de Educação

A Constituição Federal de 1988, no Artigo 210, orienta para a definição de uma Base Nacional Comum Curricular ao estabelecer, no Artigo 210, que “serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais” (BRASIL, 1988).

Em 1996 com a Lei de Diretrizes e Bases, em seu Artigo 26º determina adoção de uma Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica, onde, “os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos” (BRASIL, 1996; ênfase adicionada).

Já em 1997 a 2013 as Diretrizes Curriculares Nacionais reforçam em seu Artigo 14º uma Base Nacional Comum Curricular para toda a educação básica e a define como “conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e que são gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico (...)”. A partir das Diretrizes, foram elaborados os Parâmetros Curriculares Nacionais, com referências para cada disciplina.

Em 2014, a Lei nº 13.005/2014 promulgou o Plano Nacional de Educação (PNE), que reitera a necessidade de estabelecer e implantar, mediante pactuação Inter federativa [União, Estados, Distrito Federal e Municípios], diretrizes pedagógicas para a educação básica e a base nacional comum dos currículos, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos (as) alunos (as) para cada ano do Ensino Fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com