TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Por:   •  31/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2][pic 3][pic 4]


PROJETO APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

RAFAELA MEDEIROS DE CARVALHO BARBOTI

RUTE AGOSTINHO DE CARVALHO LIMA

INTRODUÇÃO

A família tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança, pois é dentro dela que se realizam as aprendizagens básicas necessárias para o desenvolvimento na sociedade. E a escola tem o dever de receber a família da mesma maneira que recebe a criança com DI, fazendo com que os pais participem do desenvolvimento escolar dos filhos. A responsabilidade da instituição e dos responsáveis é a mesma, uma vez que ambos estão inseridos diretamente no processo de transformação cultural, encontrando-se em contínua interação com o meio social. A deficiência intelectual é uma das principais causas que interfere nas funções cognitivas. Para tanto, o aluno deve ser avaliado como um todo, destacando suas potencialidades e identificando suas limitações. Diante do pressuposto, esse projeto visa construir um Plano de Atendimento Individual apoiando os familiares de uma criança com Deficiência Intelectual.

ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

O caso que irei resenhar é verídico, mas só pude ter as seguintes informações através de amigos próximos da família da criança.

A criança chama-se Ricardo, possui nove anos de idade, e freqüenta o 4° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual José Ferreira Lima, no período matutino. O mesmo já tem passado por situações difíceis, pois foi diagnosticado com deficiência múltipla, necessitando assim do uso da cadeira de rodas.

PLANO DE APOIO À FAMÍLIA

Importância da Família

O que deve ser feito perante uma situação como essa? A família necessita ser abraçada pela escola. E a escola deve prestar assistência a essas famílias, agindo dessa maneira a mais possibilidade de êxito na aprendizagem desse aluno.

É de extrema importância construir um vínculo afetivo com todos os membros envolvidos, interessando-se em conhecer as capacidades, e incapacidades suas potencialidades, em vez de tentar, simplesmente, classificá-lo.  O maior desafio da escola e sua equipe profissional é dar um colo quando necessário for, é ser compassivo, se colocar no lugar do outro, sem criar dependência e assumir um papel que não lhe cabe.

Orientações de Serviços de Apoio

Desde os dois anos de idade Ricardo freqüentava escola especial, segundo informações tem dificuldades na aprendizagem. É uma criança extremamente dependente e possui sério comprometimento na fala. Depende de outro em quase todas as atividades, pois não possui condições de se deslocar sozinho. Além da dificuldade de locomoção apresenta também dificuldade na coordenação motora, ansiedade, dificuldade em relacionar números e quantidades falta de concentração e mudança de comportamento.

Estratégias e Recursos que potencializem a aprendizagem

Segundo Vigotski (1991) todo auxílio prestado à criança em suas atividades de aprendizagem é válido, pois, aquilo que a criança faz hoje com o auxílio de um adulto ou de outra criança maior, amanhã estarão realizando sozinha. Desta forma, o autor enfatiza o valor da interação e das relações sociais no processo de aprendizagem.

E para isso acontecer é necessário criar vínculos afetivo, procurar conhecer bem a criança, conquistar sua confiança, adotar procedimentos pedagógicos visando à descoberta do aluno nas situações problemas diárias de sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (68.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com