TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA

Por:   •  5/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  4.013 Palavras (17 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 17

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER



CLEUZA SILVA PINHEIRO, RU 992328, TURMA 2015



ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO MÉDIO

BELO HORIZONTE

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

CLEUZA SILVA PINHEIRO, RU 992328, TURMA 2015

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO MÉDIO

Relatório de Estagio Supervisionado: Ensino Médio apresentado ao curso de licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.

BELO HORIZONTE

2018


SUMÁRIO

  1. Introdução................................................................................03
  2. Identificação da escola............................................................04
  1. Concepção pedagógica..........................................................05
  2. Analise reflexiva das atividades..............................................07
  3. Características estruturais......................................................09
  4. Caracterização da turma........................................................10
  5. Perfil do professor da turma...................................................11
  6. Descrição das aulas observadas...........................................11
  7. Avaliações..............................................................................13

     3.0 Plano de aula.........................................................................13

     4.0 Considerações finais..............................................................17

     5.0 Referências............................................................................18

  1. INTRODUÇÃO        

O estagio supervisionado tem o objetivo de analisar de forma reflexiva o contexto escolar, por meio de observação, investigação, planejamento  e regência de aulas na Educação de jovens e Adultos. Focando na analise de princípios e critérios da organização de atividades adotadas pelos professores, analise de erros e dificuldades evidenciadas pelos alunos na aprendizagem dos conteúdos, planejamento,  regência das aulas e elaboração do relatório.

O relatório de estagio tem como finalidade cumprir á Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, e encontra-se na grade curricular do curso de Pedagogia na disciplina Educação de jovens e adultos (EJA) estagio supervisionado com o objetivo de interligar os conhecimentos práticos sobre como é desenvolvida esta modalidade de ensino, através da observação dos trabalhos desenvolvidos no cotidiano escolar.

A educação de Jovens e adultos ainda é vista por muitos como uma forma de alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar na infância ou aqueles que por algum motivo tiveram que abandonar a escola. Mas hoje em dia tem outros fatores que caracterizam esse ensino, que demanda um desafio maior que é  preparar os alunos para o mercado de trabalho. Além de ter por finalidade propiciar o desenvolvimento integral dos alunos prepará-los para o acesso as competências  básicas, facilitando sua inserção no mundo do trabalho, em estudos superiores e ao mesmo tempo capacitando-o para interagir socialmente, de forma responsável, dotando-o de criatividade e senso critico para exercer a cidadania de forma plena e digna. Isso inclui ter consciência de que ao ser transformado, possa também transformar a sociedade em que vive. Este trabalho relata o perfil, as dificuldades  e as ações pedagógicas realizadas com os alunos da EJA Ensino médio na Escola Estadual Coração Eucarístico no município de Belo Horizonte, no período de 19/03/2018 a 24/04/2018  pela aluna Cleuza Silva, no horário da noite com a finalidade de aperfeiçoar meus conhecimentos.  A metodologia utilizada foi coleta de  informações  a partir entrevista com o diretor, a coordenadora pedagógica da EJA na escola e um professor,  observações, leituras e conversas informais. Na entrevista foi abordadas questões como o perfil dessa clientela, as dificuldades encontradas tanto pelos discentes como os docentes, a evasão escolar, disciplina, os benefícios, o planejamento, as avaliações e a motivação para permanência desses alunos na escola. Também tive acesso ao PPP ( Projeto Politico Pedagógico da escola), conversa informal com alunos e  professores que atuam nessas turmas e observação das metodologias utilizadas. O presente relatório tem por objetivo entender como surgiu e como funciona essa modalidade de ensino. Além de conhecer o trabalho da escola e dos professores para com os alunos da Educação de Jovens e Adultos, procurando relacionar a teoria com à prática. Promovendo assim melhor  preparo acadêmico como futuro profissional da área de pedagogia.

O presente relatório demonstra de forma sucinta a identificação da escola estagiada; qual a sua concepção pedagógica sobre homem, educação, sociedade, o papel do pedagogo, do professor e da função social da escola; a descrição reflexiva das atividades de estagio com embasamento teórico, a fim de conhecer as características da escola e de seus profissionais como também a forma de  execução de suas atividades. O plano de aula proposto foi elaborado com o objetivo de intervir nas ações docentes de forma positiva e agregar conhecimentos as metodologias de ensino já executadas pelo professor. Em seguida procurou-se fazer a analise do resultado obtido explicitando minhas conclusões em relação ao estagio realizado destacando também seus referenciais teóricos.

2. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

O Estagio Supervisionado: EJA foi realizado na Escola Estadual Coração Eucarístico, situada a rua Arcos, número 410, no bairro Vera Cruz, CEP30285-100, localizada na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. O contato com a escola pode ser realizado através de telefone (31) 3483-1094 e do e-mail escola.1317@educacao.mg.gov.br.

A escola oferta atendimento ao EJA no período noturno. Seu horário de funcionamento é de 7horas da manhã as 22horas e 15 minutos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (475.1 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com