TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ENSINO INTERDISCIPLINAR DOS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTES PARA ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  25/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

Feira de Santana

2018

PROJETO DE ENSINO INTERDISCIPLINAR DOS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTES PARA ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  1. OBJETIVOS

- Introduzir as disciplinas de história, geografia e artes aos alunos, de forma integrada, buscando despertar o interesse e a criatividade dessas crianças.

- Propor aos alunos um estudo do meio em que eles vivem, da cultura, da natureza, os costumes e as demais características desse lugar.

- Promover a comparação desse ambiente em que os alunos vivem, tanto nos aspectos históricos, culturais e geográficos, com outras localidades, para demonstrar não só as diferenças, mas para dar ênfase as características locais.

- Realização de evento que proporcione o desenvolvimento do conhecimento, trabalhando a arte para demonstrar também os aspectos históricos e geográficos da região estudada.

  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A metodologia utilizada consiste em proposta de pesquisas visuais (fotos e vídeos) e ilustrativas por parte dos alunos, do ambiente em que vivem (cidade/bairro). Esse trabalho pode ser feito em sala de aula, juntamente com o professor que poderá interferir em determinados momentos e destacar partes importantes.

Outra forma metodológica utilizada são os passeios por lugares históricos, onde os alunos desfrutarão da cultura e historia da sua localidade em um ambiente externo a sala de aula.

Será desenvolvido, pelos alunos, colagens e desenhos, tanto em sala de aula quanto em casa, que demonstrem a cultura a paisagem e como vivem as pessoas da sua região. Esses trabalhos devem ser expostos em sala e comparados pela turma junto com o professor.

Outro procedimento desenvolvido é a escolha pelo aluno ou por sugestão do professor para que compare a cultura, a paisagem, o modo de vida da sua localidade com outra, podendo essa ser outra cidade ou outro país que tenha características diferentes e após a conclusão, ser feito uma roda para a discussão e demonstração das diferenças encontradas por esses alunos, tanto de espaço geográfico como de cultura.

Ainda, há a realização de uma mostra de cultura, onde a turma é dividida em grupos e cada grupo fica responsável por mostrar as características locais históricas, geográficas (como era a paisagem, o que mudou) e culturais (artistas da região, culinária, costumes). Nesse projeto, os alunos devem demonstrar, com o auxílio do professor, as características da sua região, seja com criação de mapa local feito com gravuras que tenham relação com a região, seja através de desenhos ou apresentações orais, música, contanto histórias, entre outros, que será apresentado em uma feira que reunirá pais, alunos e mestre.

  1. PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS

O processo avaliativo dos alunos se dará da seguinte forma:

- Avaliar o processo de busca de informações dos alunos (onde procurou, quais as fontes, se teve ajuda).

- Avaliar, por meio de debates e conversas se o aluno está conseguindo assimilar as informações através das atividades.

- Avaliar se no desenvolvimento das atividades que o aluno está fazendo se encontra dentro do proposto.

- Avaliar a apresentação e empenho dos alunos no evento de mostra de cultura.

  1. IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE

A interdisciplinaridade pode ser descrita, de forma mais básica, como uma aproximação de conteúdos, uma interação entre diferentes disciplinas, de forma que uma tenha a função de complemento e/ou suplemento em relação a outra/as, proporcionando assim ao aluno a possibilidade de construção e desenvolvimento de um pensamento crítico e consequentemente reflexivo.

A importância da interdisciplinaridade nas escolas pode ser vista na função de resultados que por ela são desempenhados. Ao proporcionar o diálogo entre as disciplinas e ao utilizar as mais diversas didáticas, o professor interdisciplinar acaba por despertar nos alunos mais interesse e uma postura diferente diante de uma nova perspectiva e construção de um conhecimento mais integrado e globalizado.

Ao integrar disciplinas como história, geografia e artes, bem como várias outras, os professores que assim se utilizam, assumem a tarefa de passar o conteúdo de forma diferenciada, buscando novos meios de integrar as disciplinas e ao mesmo tempo despertar o interesse dos alunos, através de atividades que estimulem a criatividade e a busca pelo conhecimento de forma mais sensível e prazerosa. Um exemplo do citado acima é o estudo das culturas, costumes e paisagens de determinadas localidades, que aproxima o aluno do meio em que vive e possibilita uma construção de conhecimento tanto na área de história como na de geografia e artes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (163 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com