TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO -ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Por:   •  13/4/2019  •  Monografia  •  2.165 Palavras (9 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

Curso de Pedagogia

                                               

                               POLO PRESENCIAL DE ALTEROSA – MINAS GERAIS

Joana Darc Bernardes Oliveira_ 09.2.9124

DISCIPLINA:

EAD 400 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Professora: Sandra Augusta de Melo.

ALTEROSA – MG

Fevereiro / 2013


Joana Darc Bernardes Oliveira_ 09.2.9124

PROJETO DE INTERVENÇÃO -ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Projeto apresentado à UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - CEAD, à Profª. SANDRA AUGUSTA DE MELO, como parte das exigências do curso de Pedagogia, para aprovação na disciplina ESTÁGIO SUPERVISIONADO III.

Alterosa – MG

Fevereiro / 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSO DE PEDAGOGIA-CEAD.

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

RELATORIO FINAL DE ESTÁGIO.

PROJETO DE INTERVENÇÃO

A INTEGRAÇÃO E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCACIONAIS NO SISTEMA DE ENSINO REGULAR.

 

ALUNA: Joana Darc Bernardes Oliveira.

PROFª.: Sandra Augusta de Melo.

Resumo: Este projeto é o resultado de minhas observações realizadas durante o período de estágio na Escola Estadual Nalze Jabur, localizada na cidade de Passos-MG. Relato todas as coletas de dados, feitas dentro e fora de sala de aula, no ensino de educação infantil. Estes dados foram devidamente registrados neste projeto de intervenção pedagógica. E faço neste relatório, uma análise reflexiva da integração da educação inclusiva  no sistema de ensino regular.

Palavras-chave: Educação, inclusão, integração social. 

Alterosa-MG.

Fevereiro-2013

1. APRESENTAÇÃO

 

A Escola Estadual Nazle Jabur, está localizado na zona urbana do município de Passos - MG, na Rua Rio Tietê, nº 51, bairro Recanto da Harmonia, funcionando nos turnos matutino, vespertino e noturno, ocupa a quadra inteira da localidade citada,  é constituída de um prédio de alvenaria com dois andares, sendo observadas algumas salas anexas, há um grande pátio com áreas de grama e cimentada, uma quadra poliesportiva coberta, laboratório de informática com acesso à Internet, biblioteca comunitária e uma espaçosa sala com recursos áudio visuais. Atende, o 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e o 3 anos que constituem o Ensino Médio. Para os alunos dos ensinos fundamentais é oferecido o PROETI, que se baseia em atendimento em tempo integral. Todo projeto pedagógico da escola procura basear-se nos princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e com os Parâmetros Curriculares Nacionais.  Tem 01 diretora, 02 vice-diretores, 03 supervisoras pedagógicas e um total de 24 professores.

A proposta pedagógica da Escola Nazle Jabur tem por base o sociointeracionismo. Os responsáveis pela construção da proposta pedagógica, acreditam na importância da avaliação. Para eles é o acompanhamento do processo ensino-aprendizagem através de observação, análise e registro de quaisquer mudanças observadas, portanto, a escola tem por base a avaliação formativa.

        Refletindo sobre a Escola Nazle Jabur, podemos distinguir o seu diferencial em gestão firme, porém democrática. Por ser uma escola localizada na periferia, poderia estar fadada ao fracasso, a problemas de indisciplina, violência. Mas observa-se o contrário, é considerada escola exemplo na cidade e talvez até mesmo escola referência. Umas das consequências disso é a falta de vagas, devido a grande procura.

        Todo o sucesso é resultado de união da equipe, equipe esta que é coordenada pela diretora da escola. Profissional essa que é do bairro e articula-se muito bem com a comunidade e com seus colaboradores. Notei que é uma mulher exigente, enérgica, porém, muito justa.

        Uma passagem que poderia citar que ilustra o quanto é importante o papel da direção, foi sobre um problema de indisciplina que ocorreu.

O aluno derrubou a cadeira e carteira em um ato de ira, foi levado à direção.

        No momento, foi ouvido e posteriormente analisado seu histórico, como ele era reincidente, já havia recebido duas suspensões naquele mesmo ano, ele foi convidado a se retirar da escola. A diretora tomou o cuidado de até mesmo indicar escolas que haveriam vagas e deixou claro caso ele mudasse de postura, sua vaga estaria a disposição no próximo ano.

        Enfim, exemplos como esse, demonstram o quanto a escola é diferenciada. Dá todas as chances para que o aluno tenha uma escola de qualidade e fornece todos os instrumentos, subsídios, para que se torne um cidadão de bem.

2. INTRODUÇÃO

“A ideia da inclusão se fundamenta numa filosofia que reconhece e aceita a diversidade na vida em sociedade. Isto significa garantia de acesso de todos a todas as oportunidades, independentemente das peculiaridades de cada indivíduo no grupo social” (Mendes, 2002).

Há pouco tempo, não mais que duas décadas, os debates sobre um modelo de educação inclusiva vêm ocupando lugar de destaque. A discussão sobre a inclusão e a integralização de alunos com necessidades educacionais especiais, tem se tornado recorrente. As ideias referentes à inclusão vêm sendo discutidas vem ocorrendo do norte ao sul do país, com diferentes perspectivas, ideologias e enfoques teóricos.

        Em virtude das medidas que incentivam a contratação de funcionários com deficiência pelas empresas tornam-se necessárias reflexões sobre o processo educativo desses indivíduos. Hoje o indivíduo com necessidades especiais é considerado um cidadão comum. Portanto, deve receber uma educação de qualidade e ser tratado no ambiente escolar com igualdade frente aos demais alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (217.3 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com