TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO -ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Por:   •  13/4/2019  •  Monografia  •  2.165 Palavras (9 Páginas)  •  11 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

Curso de Pedagogia

                                               

                               POLO PRESENCIAL DE ALTEROSA – MINAS GERAIS

Joana Darc Bernardes Oliveira_ 09.2.9124

DISCIPLINA:

EAD 400 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Professora: Sandra Augusta de Melo.

ALTEROSA – MG

Fevereiro / 2013


Joana Darc Bernardes Oliveira_ 09.2.9124

PROJETO DE INTERVENÇÃO -ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Projeto apresentado à UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - CEAD, à Profª. SANDRA AUGUSTA DE MELO, como parte das exigências do curso de Pedagogia, para aprovação na disciplina ESTÁGIO SUPERVISIONADO III.

Alterosa – MG

Fevereiro / 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSO DE PEDAGOGIA-CEAD.

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

RELATORIO FINAL DE ESTÁGIO.

PROJETO DE INTERVENÇÃO

A INTEGRAÇÃO E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCACIONAIS NO SISTEMA DE ENSINO REGULAR.

 

ALUNA: Joana Darc Bernardes Oliveira.

PROFª.: Sandra Augusta de Melo.

Resumo: Este projeto é o resultado de minhas observações realizadas durante o período de estágio na Escola Estadual Nalze Jabur, localizada na cidade de Passos-MG. Relato todas as coletas de dados, feitas dentro e fora de sala de aula, no ensino de educação infantil. Estes dados foram devidamente registrados neste projeto de intervenção pedagógica. E faço neste relatório, uma análise reflexiva da integração da educação inclusiva  no sistema de ensino regular.

Palavras-chave: Educação, inclusão, integração social. 

Alterosa-MG.

Fevereiro-2013

1. APRESENTAÇÃO

 

A Escola Estadual Nazle Jabur, está localizado na zona urbana do município de Passos - MG, na Rua Rio Tietê, nº 51, bairro Recanto da Harmonia, funcionando nos turnos matutino, vespertino e noturno, ocupa a quadra inteira da localidade citada,  é constituída de um prédio de alvenaria com dois andares, sendo observadas algumas salas anexas, há um grande pátio com áreas de grama e cimentada, uma quadra poliesportiva coberta, laboratório de informática com acesso à Internet, biblioteca comunitária e uma espaçosa sala com recursos áudio visuais. Atende, o 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e o 3 anos que constituem o Ensino Médio. Para os alunos dos ensinos fundamentais é oferecido o PROETI, que se baseia em atendimento em tempo integral. Todo projeto pedagógico da escola procura basear-se nos princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e com os Parâmetros Curriculares Nacionais.  Tem 01 diretora, 02 vice-diretores, 03 supervisoras pedagógicas e um total de 24 professores.

A proposta pedagógica da Escola Nazle Jabur tem por base o sociointeracionismo. Os responsáveis pela construção da proposta pedagógica, acreditam na importância da avaliação. Para eles é o acompanhamento do processo ensino-aprendizagem através de observação, análise e registro de quaisquer mudanças observadas, portanto, a escola tem por base a avaliação formativa.

        Refletindo sobre a Escola Nazle Jabur, podemos distinguir o seu diferencial em gestão firme, porém democrática. Por ser uma escola localizada na periferia, poderia estar fadada ao fracasso, a problemas de indisciplina, violência. Mas observa-se o contrário, é considerada escola exemplo na cidade e talvez até mesmo escola referência. Umas das consequências disso é a falta de vagas, devido a grande procura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (217.3 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com