TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO REALIZADO DO MÓDULO PDDE DA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Por:   •  27/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 4

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA/PDDE

CURSO: PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA - PDDE

PROJETO REALIZADO DO MÓDULO PDDE DA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

INTRODUÇÃO

O PDDE consiste na assistência financeira às escolas publicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do distrito Federal e as escolas privadas de educação especial, mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo desse recurso é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da auto gestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o numero de alunos; de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), foi desenvolvido com o propósito de oferecer as escolas autonomia para utilizarem a verba proveniente do programa.

                                             

            

SUJEITO

Escola, Gestores, Professores, Secretario escolar, Tesoureiro e Representante da comunidade escolar.

SITUAÇÃO PROBLEMA:

 Geralmente os problemas existentes na escola e comunidade escolar, na sua maioria devem-se ao desvio de recursos de custeio e capital. Os recursos são mal administrados e como em toda e qualquer unidade pública não há controle de fiscalização nem cobrança por parte de órgãos superiores executores.

 

Muitas das vezes a comunidade escolar é passiva e não conhece a quantidade de recursos e nem qual seja o seu destino. Como em qualquer órgão, escola, associação, geralmente os representantes não socializam com seus membros como, quando e com quanto à instituição é beneficiada com os recursos do PDDE, PDE e outros.

 A comunidade escolar, mesmo os mais próximos que estão dentro da escola, não tem participação no planejamento e nas decisões de como investir as verbas que são destinadas pelos programas para melhoria da escola e de toda comunidade escolar. Nem mesmo sabem de qual programa participam e que se beneficiam.

 Freqüentemente os representantes do caixa escolar, colegiados, secretários, tesoureiros e outros representantes assinam papeis sem nem mesmo saber o que e porque estão assinando, e assim não percebem que estão contribuindo para o aumento da desigualdade social.

Tem que se ter respeito pelo o que é do povo, justamente porque é público e são impostos pagos pela sociedade que estão em jogo. É necessário gerir com responsabilidade, pois tudo não deixa de ser patrimônio público que a qualquer momento pode cair em mãos erradas, como acontece muitas vezes e acaba tendo um fim diferente do que foi destinado. Para evitar que isso ocorra, os recursos devem ser descentralizados corretamente, dando a eles seus verdadeiros destinos.

 A educação tem o poder de transformar o individuo, formando homens de conhecimento de seus direitos e valores morais. A escola não é um deposito de pessoas sem alternativas. É nela que a formação de pessoas realmente acontece fazendo capazes de se reconhecerem como verdadeiros cidadãos, reconhecendo suas necessidades e elegendo suas prioridades com transparência responsabilidade e cidadania. 

 

OBJETIVOS GERAIS

Priorizar a transparência na prestação de contas e em todo processo de tomada de decisões e gestão dos recursos financeiros do PDDE, visando à melhoria de sua infra-estrutura física e pedagógica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Palestras com pessoas para esclarecer os programas do PDDE.
  • Planejamento do Plano de Ação para execução das atividades propostas e fiscalização dos mesmos.
  • Exposição detalhada das prestações de conta afixada no mural da escola ou local visível por todos.
  • Exibição de vídeos de escolas que são beneficiadas pelo programa e que administram e planejam com responsabilidade os recursos.
  • Reunião com toda comunidade para esclarecer a escola, pais alunos, professores, gestores  e toda a equipe administrativa.

 

ESTRATÉGIAS:

 Palestras com monitores ou pessoas para prestar esclarecimento sobre os programas PDDE, PDE e do FNDE.

Convocação de toda comunidade escolar ( pais, alunos, professores, gestores, toda a parte administrativa, conselhos) para reuniões com pautas previamente definidas.

Exibir vídeos de algumas escolas que são beneficiadas pelos programas e que conseguem administrar os recursos com transparência e responsabilidade.

Reunir os membros participantes que estão envolvidos nos trabalhos de aplicação dos recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com