TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE VIDA E REALIZAÇÕES

Por:   •  7/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.450 Palavras (14 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


  1. SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1.         PROJETO DE INTERVENÇÃO........................................................................................5

1.1        Tema do projeto PROJETO DE VIDA E REALIZAÇÕES         ....................5

1.2        Nome da escola. Herdeiros do Futuro        5

1.3        Público alvo -Direcionado aos anos finais da eja ..........................................5

1.4        Nome da empresa parceira. Volkswagen        5

1.5        Nome do pedagogo responsável. Jeani, Regina, Sarah e Valdenice        5

1.6        Objetivos.        5

1.7        Relevância do desenvolvimento do projeto.        5

1.8        Breve fundamentação teórica        6

1.9        Encaminhamento metodológico        9

2. DESCRIÇÃO DA PALESTRA        11

3. DESCRIÇÃO DA PRÁTICA VIENCIANDO PROFISSOÕES.        17

CONCLUSÃO        20

REFERÊNCIAS        21



INTRODUÇÃO

        A fim de unir estudo e prática, o “Projeto de vidas e realizações” visa elucidar, jovens e adultos sobre o ingresso no mercado de trabalho e a importância de se preparar academicamente, educacionalmente para então escolher sua profissão; para isso foi proposto à visitação (pré-selecionada pelos próprios alunos) a uma empresa da região para que pudessem conhecer a prática das atividades desenvolvidas em cada profissão.

        A escolha profissional começa quando o sujeito se torna consciente de que uma profissão pode satisfazer suas necessidades. Enquanto alunos da EJA não tratarão apenas de teorizar ideias, o foco será leva-los a prática proporcionando as especificidades das profissões, orientando-os no ingresso ao trabalho, durante e/ou após formação educacional.

Proporcionar atividades que auxiliem no desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos da EJA é de extrema importância em um momento em que estes, já estão ou serão inseridos no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo, fazendo com que somente os mais preparados consigam alcançar maiores patamares em meio a sociedade.

        O homem é um ser social, apto a aprender, através da educação se forma sua identidade, ideologia e o seu modo de vida. Nessa perspectiva, aprender é uma descoberta criadora, com abertura ao risco e a aventura do ser, pois ensinando se aprende e aprendendo se ensina. Assim, sendo o educador é um profissional da pedagogia da política, da pedagogia da esperança, como já disse o educador Paulo Freire, precursor da alfabetização de jovens e adultos, assim sendo, o educador é aquele que necessita construir o conhecimento com seus alunos, e o educando é um dos eixos fundamentais de todo o trabalho. No entendimento que ele pode promover profundas transformações em si, e por efeito, no mundo em que vive. O educador Paulo Freire foi o responsável pelo método que consiste na proposta de alfabetização de jovens e adultos.

         Freire toma a conceito de cultura, como essencial para introduzir uma concepção de educação que seja capaz de desenvolver a impaciência, a vivacidade, os estados de procura da invenção e da reivindicação. Ao falar do humano busca sempre o seu sentido filosófico, antropológico, e não puramente biológico do termo. No sentido de Antropologia, isto é, o discurso que diz respeito ao ser humano. Uma das grandes preocupações de Paulo Freire era com a postura e responsabilidade profissional do educador. Os professores da EJA-educação de jovens e adultos, precisam se adaptar as novas mudanças, como a de receber em sua sala de aula alunos com mais idade, e que ainda não sabem ler, a escola, portanto não pode ignorar esses alunos. Daí o interesse em pesquisar e desenvolver este trabalho, utilizando às concepções de Paulo Freire, que são de grande importância para o trabalho docente, assim como, a importância da aplicabilidade de sua metodologia no fazer pedagógico do educador, somando desta maneira positivamente para as mudanças e transformações que se faz necessária a prática educativa dos educadores de jovens e adultos.

1 Projeto de intervenção

  1.  Tema do projeto: Projeto de Vida e Realizações - preparando alunos da EJA para ingressarem no mercado de trabalho e serem profissionais bem-sucedidos.
  2. Nome da escola: Herdeiros do Futuro
  3.  Público alvo: Direcionado aos anos finais da EJA (Educação de Jovens e Adultos)
  4. Nome da empresa parceira: Contaremos com a colaboração da empresa da área industrial Volkswagen;
  5. Nome do pedagogo responsável: Jeani, Regina, Sarah e Valdenice.
  6. Objetivos 
  7. Preparar – Alunos para a escolha de uma profissão e para o ingresso no mercado de trabalho.

Mostrar – oportunidades das áreas que poderão atuar.

Proporcionar – conhecimento, vivência na prática de uma empresa consolidada no país.

Identificar e Reconhecer – profissões que melhor se encaixem em seus respectivos perfis.

  1. Relevância do desenvolvimento do projeto.

        É de extrema importância preparar os alunos da EJA para o mercado de trabalho, tendo em vista que a grande maioria deles busca finalizar a formação para terem maiores chances de serem inseridos no mercado de trabalho, uma vez que, hoje em dia em nossa sociedade as empresas exigem os estudos concluídos. Proporcionar além da teoria, a vivência prática do dia-a-dia de uma empresa possibilita que os alunos possam fomentar suas ideias, reconhecer suas capacidades e escolher suas profissões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (938.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com