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PROJETO E PAINEL SUPERVISÃO ESCOLAR UNIP NOTA 10

Por:   •  26/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  5.940 Visualizações

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                                       Curso Superior de Pedagogia

 PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL  

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

 PROJETO DE INTERVENÇÃO

A GESTÃO ESCOLAR ENSINANDO A ENSINAR

Daniela Pereira Gomes

RA: 1730742

Polo: Passo Fundo – RS

2020

 PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA:                                A GESTÃO ENSINANDO A ENSINAR

Tema: Estratégias de ensino

Situação problema: 

           

      A dificuldade de desenvolver novos métodos de ensino acaba seguindo modelo tradicional de ensino torna a relação do aluno com a disciplina difícil, resultando em pouco aproveitamento e desmotivação em relação á disciplina. Visando a importância da criatividade, inovação e ludicidade.

 

Justificativa

      Acompanhando alguns professores em suas atividade na sala de aula notei algumas dificuldades em desenvolver o conteúdo de algumas disciplinas. Assim em reunião com a equipe de coordenação e supervisão propus a realização de um projeto Pedagógico com os professores. Proporcionar momentos de atualização de conhecimentos e novas práticas de ensino, capacitando-os para melhor desempenho de suas atividades em salas de aula com seus alunos.

Embasamento teórico

       Professores podem aplicar conteúdos e realizar avaliações de uma maneira mais motivadora e atraente, buscando através das confecções dos jogos atingirem aos objetivos. Podem-se ver alguns aspectos que poderá ser trabalhado por meio da confecção de jogos, tanto no conteúdo que será aplicado como para o clínico (LOPES, 2000).

“A formação lúdica deve possibilitar ao futuro educador conhecer-se como pessoa, saber de suas possibilidades e limitações, desbloquear suas resistências e ter uma visão clara sobre a importância do jogo e do brinquedo para a vida da criança, do jovem e do adulto” (SANTOS e CRUZ, 1997, p.14).

      Sabe-se que tratar de ludicidade em cursos de graduação ou pós-graduação ainda tem sido ineficiente, pois não estão suficientemente preparados para atender as necessidades das escolas, especialmente na questão da criança no seu contexto histórico social onde é capaz de levantar seu próprio conhecimento, esta situação tem sido sempre repensada de forma bastante teórica e ainda há muito que ser repensado a respeito deste processo educacional onde a formação profissional não termina no final de um curso, estará sempre inacabado (SANTOS e CRUZ, 1997).

      Enfim inserir o lúdico no processo educacional é fundamental, sendo o resultado algo muito nítido, a criança aprende alegremente e fixa o conteúdo com mais facilidade, uma vez que os jogos, as brincadeiras podem ser consideradas poderosos veículos de aprendizagem e por outro lado a criança se torna mais afetuosa adquirindo assim o espírito de equipe solidário juntamente com a necessidade de vencer os objetivos. A gestão, com objetivo de intervir na situação em busca da melhora na qualidade de ensino não pode deixar o professor abrir mãos de uma maior compreensão da dinâmica do lúdico, pois através dele a criança realiza aprendizagens educativa, sendo necessário um tempo de capacitação.

         

Público-alvo: Professores  da educação Infantil

Objetivo

Geral: Proporcionar aos docentes repensar as práticas aplicadas e avaliadas.

Específico: Orientar como realizar o ensino aprendizagem em sala de aula

Ter como foco o aprimoramento de seus conhecimentos

Como desenvolver programas para alunos com dificuldades de aprendizagem

Percurso Metodológico

- Se reunir com professores para analisar a situação de cada professor e todo contexto referente a sua turma;

- Observar os professores nodia a dia em sala de aula, destacar pontos fortes  e analisar suas dificuldades;

- Preparar o material que possa ajudar os professores de forma individual e coletiva;  

- Promover palestras e discussões motivacionais;

- Prover recursos necessários para que possam aplicar atividades lúdicas, jogos e brincadeiras dirigidas;

- Dar apoio aos professores no decorrer do desenvolvimento do projeto;

- Registrar e analisar resultados.

Cronograma

O projeto será realizado em uma tarde por semana no período de dois meses.

1º SEMANA: Entrega do material que será utilizado no processo da capacitação. Apresentação do trabalho que será desenvolvido.

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