TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de psicologia escolar

Por:   •  14/7/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.931 Palavras (8 Páginas)  •  1.495 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Faculdade Anhanguera do Rio Grande

Curso de Psicologia

Estágio Básico Escolar

Plano de Estágio

Projeto: Promovendo o querer e o saber na escola.

Rio Grande

2017

  1. Introdução

Este projeto tem como objetivo promover o querer e o saber dentro desta instituição escolar, podendo também proporcionar aos alunos desenvolvimento emocional, cognitivo e social por meio dos professores, funcionários e a parte mais importante que se chama família. A partir disto selecionar estratégias de apoio ao professor com o manejo da turma.

    A educação infantil ainda que no final do século XIX era de incumbência das mães, porém esta mudança ocorreu a partir do momento em que o Brasil começou com um vasto crescimento industrial e urbano. Com o surgimento de trabalho, instituições foram responsáveis por zelar e cuidar dessas crianças na época.

Os profissionais então foram cada vez mais se aperfeiçoando cabendo a eles proporcionar um ambiente favorável para a capacitação direta destes alunos, contando com psicólogos, professores e coordenadores pedagógicos.

O estágio comportará uma carga horária de 60h, sendo dividida em todas as segundas e terças com uma carga horária de 3h por dia em uma Escola de Ensino Fundamental chamada August Duprat. Através do estágio escolar neste local buscaremos desenvolver atividades incentivadoras, trabalhar a auto-estima, o controle emocional e outras situações.

  1. Justificativa

A escolha desta unidade foi dada pelo fato de ser uma escola com um público de baixa renda, um grupo social fragilizado que necessita de projetos mais sucintos. Devido a este tema não ser tão trabalhado e nem ser dada assistência pelo próprio governo. A partir desta pesquisa feita na instituição foi detectada certa deficiência nas turmas de terceira e quarta série e se observou que as crianças nesta faixa etária possuem muita energia, são inquietos e curiosos. Portanto é fundamental que se enfatize a temática criação, imaginação e integração diante de todo o grupo.

Muitas vezes a escola deixa de ser um espaço onde por excelência deveria ser mais explorada pelos alunos e responsáveis para que houvesse um desenvolvimento integral que resultasse em um impacto social mais eficaz e concreto. A problemática também se dá devido à escola subtrair a intelectualidade e construção de um ambiente institucional. A tecnologia pode proporcionar novas formas de aprendizado através da inserção por meio de computadores sendo assim as formas cognitivas de aprendizado, de relacionamento e raciocínio, porém isto também pode ser um grande motivo para evasão de futuros profissionais bitolados somente no mundo tecnológico.

As políticas públicas possuem o desafio diariamente em ampliar a inserção social em conseqüência a diminuição da desigualdade tanto econômica quanto educacional.  O professor possui um papel significativo na vida dos alunos, se não há este tipo de laço provavelmente a dinâmica escolar não terá uma grande relação entre aluno, conteúdo e professor.

Contudo este campo de atuação tornar-se-á importante, pois auxiliará nas necessidades da escola e em um grande conhecimento para nós graduandos em Psicologia. Este estágio possibilitará uma união primordial entre escola e família, onde através da análise dos casos poderemos perceber onde há o maior déficit de forma geral, assim somando no enriquecimento escolar dos alunos e instituição.

 

  1. Objetivos

           Este projeto apresentará uma vasta experiência no campo de estágio com alunos desta escola, o Brasil se encontra entre os países de maior desigualdade na distribuição de renda, gerando desigualdade per capita no país. Podemos perceber que em nosso município há um aumento progressivo de pessoas com maior diferencial escolar e intelectual.

O objetivo deste estágio é promover o desenvolvimento e o aprimoramento entre os alunos, enfatizando a questão do dialogo para que haja uma melhora na dinâmica escolar. Será também proposto que o ambiente onde se aprende a ter criatividade, espontaneidade e conseqüência disto terão um aumento da auto-estima e a forma de se relacionar com os colegas sendo assim de maior entendimento e compreensão.

Pode-se afirmar com isto que será necessário utilizar atividades que promovam alguém certo tipo de reflexão e autoconhecimento, dinâmicos que enfatizem a melhora no convívio social, que trabalhe a cognição e desperte o interesse emocional e lúdico de cada um.

Com a empatia poderemos desenvolver um vínculo para que todos possam construir confiabilidade, comprometimento e que não haja qualquer tipo de distinção entre a classe de alunos. Buscaremos cultivar a relação interpessoal dentro da escola, para que haja consciência de funções de papeis e cada um tenha responsabilidade diante dos acontecimentos, visando à reflexão das atividades a serem realizadas e mediar no processo de reflexão e não na solução de problemas.  

  1. Diagnóstico do Campo de Estágio  

    O prédio onde a instituição de ensino se localiza está situada na Avenida Dom Pedro II nº 260 no bairro Vila Militar CEP: 96201-010 e telefone para contato (053) 32328616 representada por Zélia Brancão que tem como cargo a diretoria e que conta com o auxilio da pedagoga e orientadora Carla Rosane onde a mesma também será nossa supervisora de estagio dentro do âmbito escolar. A escola é estadual, somente de ensino fundamental e com alunos de baixa renda, pois a localidade da mesma habita moradores carentes.  

        O espaço conta com peças importantíssimas para este trabalho como uma copa, sala de jogos, biblioteca, área recreativa, secretária, cinco banheiros de uso exclusivo dos usuários da escola, possui também aproximadamente 13 salas de aula disponíveis para cada professor do turno manhã e tarde, uma sala de reunião para os educadores e docentes e uma sala onde há armazenamento de eletrônicos e materiais que vão sendo utilizados ao longo do ano pelos professores e alunos.  

        O horário de funcionamento da escola é das 07h45min da manhã até ao 12h15min e depois da 13h45min às 17h20min da tarde, os pais possuem o livre acesso a instituição para que sejam tiradas as duvidas em questão de horários e esclarecimentos com relação a procedimentos executados pela escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (137.8 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com