TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO: EDUCAÇÃO FORA DA ESCOLA

Por:   •  16/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.148 Palavras (9 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................................................03

2. DESENVOLVIMENTO................................................................................................04

3. PROJETO: EDUCAÇÃO FORA DA ESCOLA...........................................................07

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................09

5. REFERÊNCIAS...........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

O ensino de jovens e adultos no Brasil (EJA) está inserido na meta do estado brasileiro de erradicar o analfabetismo juntamente com a de proporcionar a população cujo a faixa etária não se adéqua mais no ensino fundamental e ensino médio a complementação de sua formação escolar e mais além da preocupação com o analfabetismo ,o programa tenta, junto com métodos específicos preparar o jovem e o adulto para o mercado de trabalho, onde esse cidadão possa gozar de todos os seus direitos inerentes a um trabalhador.

O adulto, ao ser considerado como um sujeito em constante transformação e, portanto, inacabado, precisa ter assegurado o direito público subjetivo á educação , a partir de uma perspectiva que lhe possibilite a educação com uma condição que se efetive ao longo de sua vida.

Ao longo da história da educação do país, a educação de jovens e adultos nunca foi reconhecida como um direito. Sofreu discriminação de vários segmentos sociais e instituições e percorreu caminhos tortuosos, no entanto inúmeras reivindicações foram realizadas para que essa modalidade fosse compreendida atualmente como um direito social.

2 DESENVOLVIMENTO

Por meio desta investigação percebemos que a história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil acompanha o próprio desenvolvimento da educação que, por sua vez, está relacionada aos modelos econômicos e políticos vigentes em cada período. Desta forma, diante do movimento dessas relações é preciso refletir sobre os diferentes acontecimentos na história da educação para entendermos o desencadeamento no processo da educação para jovens e adultos.

Foram muitos os contexto que fizeram com que a Educação percorresse a linha do tempo para que pudéssemos ter hoje tais conquistas, que ainda vemos que são buscadas diariamente por profissionais da educação já formadas.

Ainda assim, legalmente falando, Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional Lei 5692/71 o Ensino Supletivo organizou-se em termos de cursos e exames. A Lei dedicou um capítulo a este ensino com cinco artigos, o qual formalmente passou a ser reconhecido como um direito.

Partindo do pressuposto do papel da formação do pedagogo na importância da história educação fica claro que a história da educação é fundamental através de uma elaboração traz uma visão ampla dos métodos mudanças e reformas educacionais onde compreendemos o passado e nos ajuda auxiliar no desenvolvimento de problemas atuais e prevenção de situações.

A educação está relacionada em todas as áreas das nossas vidas seja no ambiente social religioso cultural entre outros assim conhecer a história amplia nosso senso crítico e nos proporcionar tornarmos profissionais competentes para desenvolver o papel com excelência.

Hoje em dia há muito modismo inclusive na área educacional se conhecemos a história e vemos as contribuições que ela traz para os dias atuais assim teremos atitudes diferenciadas em relação ao papel do pedagogo no ambiente escolar e tal qual a sua importância na instituição.

Com base nos conteúdos desenvolvidos durante as aulas do curso de pedagogia juntamente com o material disponibilizado para pesquisa e elaboração do presente trabalho acadêmico pode-se esclarecer melhor a importância da história da educação para a formação do pedagogo, onde está disciplina torna-se fundamento base para que se torne um bom profissional pedagógico.

Partindo do princípio da abordagem do trabalho onde se apresenta uma situação problema a ser desenvolvida pelo grupo entende-se que ao ser levantado para Maria Luiza as seguintes questões Quais são os fatores sociais e históricos que perpassam a educação de jovens e adultos na educação brasileira podemos elencar diversos fatores desde a classe social pois muitos se evadiram da sala de aula na faixa etária equivalente para trabalhar e auxiliar no ambiente familiar como também fatores de acessibilidade aos estudos e disponibilidade de tempo motivação seja familiar no ambiente de trabalho social.

Também no ambiente escolar podendo ter ocorrido uma desmotivação por parte de uma metodologia que não se tornou adequada desenvolvida pelo professor no período entre outros fatores que nos levam a pensar também na questão da idade quando por algum motivo podemos ser os já citados o aluno não realizou seus estudos na faixa etária geralmente determinada ou equivalente quando o aluno se torna mais velho pode se ocorrer o envergonhamento por ser mais velha em uma turma com alunos de idades diferentes sendo eles mais novos como outros fatores também.

Na segunda questão apresentada pela pedagoga da instituição escolar na situação problema onde buscou se a resposta ao questionamento com a professora Maria Luiza intense com pergunta onde relata qual a função social da escola diante do processo de escolarização deste público almejando se assim os alunos da Educação de Jovens e Adultos pode-se afirmar nessa questão que a escola desempenha o papel de Educar informar e até mesmo integrar os indivíduos da educação de jovens e adultos na sociedade.

Nesse sentido observa-se que a escola tem como principal função social a preparação dos jovens e dos adultos no que tange o exercício de cidadania entretanto tem se mostrado exatamente o oposto visto que muitos indivíduos que se encontram na educação de jovens e adultos recebem apenas a educação no sentido da alfabetização e da forma conteúdo está e não sendo transformados de forma social o aluno muitas vezes está presente em sala de aula apenas realizando atividades de alfabetização e letramento quando na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com