TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR DE COMPETÊNCIAS EM PEDAGOGIA

Por:   •  28/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 2

PROJETO INTEGRADOR DE COMPETÊNCIAS EM PEDAGOGIA I

Alun@: Patrícia dos Santos

RGM: 0228818

Polo: Bento Gonçalves

Tutor: Vitória Soares Freitas

Título da sua atividade/unidade

Deise é professora de turmas de alfabetização há muitos anos. De manhã trabalha com o 1º ano do Ensino Fundamental e à noite trabalha na turma de alfabetização de adultos da mesma escola. Para facilitar sua vida, Deise aproveita as mesmas atividades nos dois grupos, uma vez que o conteúdo é o mesmo. Ao tomar conhecimento do fato, após uma aluna comentar que suas atividades eram iguais às atividades da netinha de 7 anos, a coordenadora pedagógica do período noturno chamou Deise para uma conversa, em que a professora foi orientada a não aplicar as mesmas atividades para as duas turmas e pesquisar atividades adequadas para cada uma delas.

Ao analisar a prática de Deise, o que há de inadequado em aplicar as mesmas atividades?

O que caracterizaria uma atividade adequada para adultos?

Introdução

Os métodos de alfabetização na educação infantil e anos iniciais comparados ao ensino EJA educação de jovens e adultos são diferenciados, pois o professor irá lidar com alunos de faixa etárias diferentes e com experiências de vida diferentes. E para isso tem que estar preparado, conversar com seus alunos do EJA, conhece-los e descobrir as atividades que se adequem a realidade deles.

Desenvolvimento 


Os processos de alfabetização dos alunos do EJA estão ligados em práticas indispensáveis de leitura e escrita que também são dadas as crianças do ensino fundamental. Mas o professor não pode aplicar as mesmas estratégias de ensino para ambos os grupos, pois os jovens e adultos da EJA são alunos que já vem com suas vivências e objetivos e não aprendem da mesma forma que as crianças do ensino fundamental, e fazer isso dificulta a permanência deles na escola.

Muitos professores acabam aplicando os mesmos métodos por falta de formação especifica em um estudo feito por nova escola em 2017 a fundação Carlos Chagas aponta que só 1,5% das faculdades preparam os professores para lecionar para os jovens e adultos. O professor precisa pesquisar e se atualizar, procurando materiais que despertem o interesse de seus alunos do EJA. Atividades que envolvam poemas, contos, músicas, textos e precisam estar conectados diretamente com o mundo adulto.

Considerações Finais 

Em relação à questão e ao que foi lido no texto, a professora Deise não estava preparada para turmas tão distintas, visando que a alfabetização das crianças se inicia nas primeiras turmas da educação infantil e vai aumento gradativamente. No EJA a tarefa do professor consiste em dar sentido na leitura, pois eles estão ali para aprender a ler e escrever porque isso faz falta na vida deles, enquanto na alfabetização dos pequenos a ludicidade é uma didática fundamental, no EJA o que se torna fundamental é a correlação da escrita e leitura na esfera social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com