TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETOS DE PRÁTICAS ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS

Por:   •  11/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.204 Palavras (9 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETO DE PRÁTICA

A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

                         Aluna:

BATATAIS - SP

2016

  1.  DESCRIÇÃO Do projeto de prática

O desenvolvimento humano se dá em ambientes sociais estruturados, com seus valores, modos de ação que, ao mesmo tempo, estão abertos a mudanças na organização do tempo e espaços na educação infantil.

Estudos vêm demonstrando que o fator ambiente físico exerce influência determinante na ação pedagógica, por permitir ou não, maior interação das crianças entre seus pares, com os adultos e com os objetos ao seu redor.

É importante reconhecer que a forma como o tempo e espaço físico são organizados, traz implícita uma compreensão de criança e de educação infantil, ou seja, comunica mensagens simbólicas sobre a intenção e valores das pessoas que organizam o espaço destinado às crianças.

Em uma instituição de educação infantil, as atividades devem ser planejadas havendo direção estimuladora que deixe transparecer para o educador, o que se quer propor para a criança, como conseguir e como avaliar o que de fato ocorreu.

O tempo e os espaço nas creches e pré-escolas apresentam uma intencionalidade educativa, devendo constituir-se em um ambiente de múltiplas relações e, consideradas todas as dimensões humanas potencializadas nas crianças, como o lúdico, o imaginário, o artístico, o afetivo, o cognitivo, etc.

O estabelecimento de uma rotina diária é útil para orientar a criança a perceber e reconhecer a relação espaço-tempo e, aos poucos, prever o funcionamento dos horários na creche e, assim, a criança age, num clima de segurança, estabilidade e consistência.

Cada educador(a) constrói uma rotina diária que, deve lhe proporcionar desenvolver o jogo educativo com o seu grupo de crianças.

Os adultos devem auxiliar as crianças a internalizarem a rotina diária e, portanto, devem manter sempre, a mesma sequência de tempos, referindo-se ao nome de cada um dos tempos sempre que o mesmo tiver início.

  1. PÚBLICO-ALVO

O presente Projeto de Prática deverá ser realizado junto aos professores e/ou educadores da Educação Infantil, de preferência Pré-escola.

  1. OBJETIVOS

 Este projeto de prática vinculado à disciplina Fundamentos da Educação Infantil tem como objetivo geral levar o aluno de Pedagogia a reconhecer a importância da organização do tempo e espaços na educação infantil e compreender a importância e o papel do professor na organização do tempo e do espaço na educação infantil.

E apresenta como objetivos específicos:

- Identificar os aspectos importantes para a construção de tempos e de espaços que promovam aprendizagens significativas, diversificadas, desafiadoras e prazerosas.

        

- Analisar o papel dos professores na organização do tempo e dos espaços oferecidos às crianças na educação infantil.

Assim, esta atividade, assume-se como campo de estudo e pesquisa, em função da sua natureza que exige um constante processo de reflexão sobre a prática pedagógica, assim como das situações que são próprias do exercício prática profissional do pedagogo professor na educação infantil.

Além disso, a nossa intenção é que você investigue os problemas que se colocam no cotidiano escolar e construa soluções criativas mediante reflexão socialmente contextualizada e teoricamente fundamentada sobre a prática dos processos de organização de tempo e espaço na educação infantil.

  1. pÚBLICO-ALVO

        Alunos (as) cursando Licenciatura em Pedagogia.

  1. METODOLOGIA

Este projeto de prática busca construir um referencial de análise de práticas pedagógicas que constituem os processos de organização do tempo e espaços na educação infantil, para que possam contribuir para a compreensão e problematização dos fundamentos da educação infantil que sustentam a formação do pedagogo atuante na educação infantil.

Realize a tarefa a seguir com base nos conteúdos estudados na Unidade IV.

Para realizar este Projeto de Prática será necessário visitar uma escola de Educação Infantil, acompanhar, observar e registrar a rotina, organização do tempo e espaço de apenas uma classe de pré-escola.

Para isso, vocês realizarão um trabalho de pesquisa divido em três etapas, sendo elas descritas a seguir:

1º Etapa: visita, observação e registro.

Apresentar o registro das observações feitas, em forma de pergunta e resposta, na íntegra.

  1. Descreva como é organizado o tempo e os espaços nesta escola de educação infantil?

A Escola Municipal Demóstenes Torres - localizada no povoado Rio Branco, Riachão das Neves – Ba –  tem 8 salas, 3 banheiros, 1 cantina, 1 secretária e um pequeno quadro de funcionários. Nesta escola não há biblioteca, sala de computação, sala de brinquedos e nem sala dos professores.

Por ser uma escola de pequeno porte, a escola oferece poucos recursos didático-pedagógicos e espaços para a elaboração das atividades, por isso, os professores, afastam as cadeiras quando precisam “Fazer rodinhas” e utilizam as mesas como suporte para a realização das atividades de arte. Quanto ao tempo, a mesma o organiza de acordo com as atividades que serão elaboradas tanto em sala de aula quanto fora dela.

  1. Descreva como é a rotina desta classe de educação infantil? (nesta questão é permitido, além de descrever, apresentar uma cópia da rotina).

Primeiro é feito a Acolhida, onde a professora canta a música “Bom dia coleguinha como vai?”, depois faz uma Oração de Agradecimento, em seguida o calendário e a chamadinha. Logo depois, a professora faz uma rodinha de conversa para relembrar o que foi estudado na semana ou do dia anterior. Em sequencia, a mesma explica o que irá ser trabalhado (na segunda-feira, por exemplo, terá a hora do conto), onde lê para os alunos pequenas historinhas e logo após realizam alguns trabalhinhos. Depois, música de preparação para o recreio, lavar as mãos, lanche, brincadeiras orientadas. Após voltarem do recreio, os alunos realizam atividades com músicas e arte, corte e colagem. Em seguida, organização do espaço e limpeza da sala, roda de avaliação, atividade para casa e despedida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (202.8 Kb)   docx (196.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com