TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO

Por:   •  18/8/2018  •  Exam  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 7

 [pic 1][pic 2]

        

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

                Centro de Educação e Humanidades

Faculdade de Educação / Coordenação das Licenciaturas – EAD

Avaliação a Distância (AD2) 2 Sem./2017

Disciplina : Prática de Ensino 2: Currículo

Coordenador:

CURSO: História

POLO:

ALUNO:  

MATRÍCULA:

DATA: 02  / 10 / 2017.

   

   Caro aluno, a,

ATENÇÃO: As questões desta prova têm como base o conteúdo do caderno didático (da aula nº 1 até a aula nº14), da bibliografia indicada e do material de estudo das aulas da plataforma. A AD2 deve ser enviada, online, até o dia 02 de outubro de 2017.

  Só serão consideradas as AD2 enviadas até o dia 02 de outubro, pelo link específico (AD2), disponível nas aulas da plataforma de Prática de Ensino 2: currículo.

  • Todas as as dúvidas sobre a prova e o portfolio deverão ser encaminhadas ao tutor presencial.

 PORTFOLIO: os pontos alcançados no portfólio serão somados à nota da AD2, dividido por 2, somente quando aumentar a nota desta prova. A AD2 e o portfólio serão corrigidos pelo tutor presencial que enviará ao tutor a distância a média dos dois documentos para ser postada na plataforma. O portfólio só será considerado se o aluno fizer a AD2.[pic 3]

QUESTÃO I: Elabore um texto sobre a importância de se planejar o ensino a partir do diálogo. Cerca de 10 linhas, sem contar com alguma cópia ou citação (conforme ABNT) que forem acrescentadas. O texto deve ser legível, conciso e claro, observando-se as normas gramaticais. (Valor total: 3,0 pts.).[pic 4]

A prática de uma educação dialógica oferece a oportunidade de interação entre os alunos e professores. Paulo Freire se refere a essa idéia como método de transformação social, e de fato o planejamento dialógico proporciona um olhar de transformação, uma relação pedagógica de completude, de respeito e de valorização. Esse diálogo  busca portanto a construção de uma percepção crítica da realidade, uma compreensão da natureza social e da cultura humana.

 O planejamento educacional precisa ser contextualizado e responder às marcas e aos valores da sociedade para qual é realizado, 8sendo necessário uma participação dialógica entre educador e educando. Isto implica a realização do trabalho escolar com independência para não ser dominado pela força dos mitos e comandado pela publicidade organizada, conforme as concepções de Paulo Freire: “é decidindo que se aprende a decidir”. As decisões são inerentes ao processo de crescimento e a autonomia se constituiu por um vasto processo decisório e o diálogo somente é possível se o objeto for a rotina, a vida diária. A busca da autonomia por parte da escola é a chave para que esse processo alcance êxito, mantendo a participação de todos os que usufruem do processo da educação escolar, os estudantes, as famílias, a comunidade, como os professores, funcionários e gestores.

QUESTÃO II: A partir da situação fictícia, baseada no cotidiano escolar, responda as perguntas (1, 2 e 3). (Cerca de três linhas em cada resposta. Valor total: 3 pts.).

A professora Joana, de Ciências Biológicas, da escola estadual Ferreira Guimarães, percebendo o desinteresse dos alunos pelas aulas, resolveu propor um trabalho (Projeto) que, de forma prazerosa, mobilizasse todos os alunos. [pic 5][pic 6]

                                                   

 1 – Por que a professora deve abordar o currículo como um texto da experiência dos alunos?  

Uma turma escolar é constituída de estudantes que carregam consigo uma variedade de saberes e uma ampla gama de cultura, e para trabalhar este contexto é necessário que o professor aborde o currículo escolar como um texto da experiência, dando espaço para as diversas falas, experiências e saberes em conjunto com a proposta educacional. Os projetos podem ser portanto instrumentos para a realização da diversidade em sala de aula e da interação aluno e professor, de maneira a proporcionar um ambiente prazeroso e interessante para ambos.

 2- Por que, segundo Carline (2004), o projeto de trabalho tem que ter como base um problema concreto?

Quando partimos do problema concreto, presente na realidade do aluno, necessitando  da busca de soluções práticas, ao mesmo tempo que esse projeto se assemelha a uma pesquisa, transportando o aluno a uma coleta e organização de informações, existe também a construção da elaboração de uma proposta de intervenção na realidade. Ou seja, oferece ao aluno produzir sobre um contexto de sua realidade, de seu interesse e ao mesmo tempo o possibilita intervir e trazer a crítica esses problemas concretos.

 3 – Quais os objetivos (no mínimo dois) do trabalho com projetos?

Envolver os alunos, atendendo as diversas necessidades dos estudantes.

 Tornar os estudos relevantes para a vida e possibilitar a aplicação dos conhecimentos trabalhados. Levando em conta sempre a realidade do aluno, buscando cativar o aluno a essa busca por conhecimento, por uma autonomia em construir a partir dos seus saberes e experiências.

                     

QUESTÃO III: Coloque dentro de cada parêntese (1, 2, 3 e 4) apenas três letras das opções (a, b, c e d) que completem a proposta inicial. A seguir, justifique porque você NÃO escolheu determinada opção (letra). (Cerca de 3 linhas em cada justificativa. Valor total: 4,0 pontos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (344.7 Kb)   docx (105.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com