TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETZAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Por:   •  27/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.615 Palavras (23 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 23

 FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ

PEDAGOGIA

ROSANGELA MARIA DA SILVA

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS  NA ALFABETZAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE.

RECIFE

2020

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ

PEDAGOGIA

ROSANGELA MARIA DA SILVA

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS  NA ALFABETZAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Trabalho de conclusão de curso apresentada como requisito parcial à obtenção do título de pedagogo / licenciatura na faculdade Estácio de Sá, sob orientação da docente ms. Marilia Cammarosano

                                                              RECIFE

2020

agradecimentos

Primeiramente quero agradecer a Deus por mais uma conquista. Pela força, coragem e determinação, com  a qual ele me presenteou.  Certamente estes parágrafos não irão atender a todas as pessoas que fizeram parte dessa nova trajetória em minha vida. Portanto, desde já peço desculpas àquelas que não estão presentes entre essas palavras, mas elas podem estar certas que fazem parte do meu pensamento e de minha gratidão.

Agradeço ao meu orientador Ms. Marilia cammarosano, pela sabedoria com que me guiou nesta trajetória.

Aos meus colegas.

A Secretaria do Curso, pela cooperação.

Gostaria de deixar registrado também, o meu reconhecimento à minha família, pois acredito que sem o apoio deles seria muito difícil vencer esse desafio.

Enfim, a todos os que por algum motivo contribuíram para a realização desta pesquisa.


                                                      Sumário

1. INTRODUÇÃO        6

2. DESENVOLVIMENTO        7

2.1 CONCEITO E SINTOMAS   DO TDAH        7

2.2 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS        8

2.3 LEIS QUE REGULAMENTARAM A INCLUSÃO SOCIAL        11

2.4 HISTÓRIA E FUNDAMENTOS  DA PSICOPEDAGOGIA NA INTERVENÇÃO DE  TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM.        13

2.5   PESQUISADORES DO TDAH        17

3. CONCLUSÃO        18

4. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        18

Resumo

As práticas pedagógicas na alfabetização e socialização dos alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade - TDAH foi um tema escolhido devido sua grande importância na demanda que os alunos com transtornos de aprendizagens vêm trazendo. Os grandes desafios vivenciados por essas crianças foram observados durante o período de estágio, tanto no âmbito escolar como também no âmbito familiar, pois o trabalho é feito em cooperação com os multiprofissionais da educação (professores, Psicopedagogos e Psicólogos), colégio, família junto com o aluno que tem dificuldades de quietude, aprendizagem e algumas vezes ausência de disciplina familiar. As práticas pedagógicas são exercidas por professores, psicopedagogos, entre outros profissionais.  Essas práticas surgiram como norteador dos procedimentos necessários ao trabalho com crianças inquietas  que apresentam alterações comportamental e déficit em sua aprendizagem. Através de estudos nas áreas da psicologia, a área da psicopedagogia objetiva o reconhecimento das capacidades da criança visando retirar os obstáculos que as impedem de aprender com facilidade, por isso é necessário o uso da intervenção. A intervenção psicopedagógico educacional tem como finalidade a facilitação no entendimento e compreensão de novos saberes na descoberta do conhecimento que são assimilado, como também, autoanálise e a autogestão de comportamento, pois encontrado o caminho para localizar e identificar as barreiras da aprendizagem e a participação, ou seja, inclusão  social,  promovendo sua superação. Nisto encontra-se o objetivo do trabalho da intervenção psicopedagógica na gestão escolar. Geralmente as crianças que sofrem com esse tipo de transtorno são mais vulneráveis a bullying e exclusão escolar, pois apresentam baixo índice de aprendizagem e dificuldades em gerenciar e equilibrar suas atitudes e emoções, o que dificulta o convívio social. Neste trabalho, aborda-se um pouco da história das necessidades especiais, os profissionais e pesquisadores de atuação, como também leis que auxiliaram na garantia dos direitos de inclusão e adaptação de crianças com o transtorno de hiperatividade e déficit de atenção.

Palavra-chave:  práticas pedagógicas , crianças, déficit de atenção,  inclusão  e intervenção psicopedagógica.


1. INTRODUÇÃO

Com base no pensamento do Dr.Clay brites (2019), a educação inclusiva ainda é um grande desafio a ser superado pelos profissionais dos diversos segmentos da educação. Reconhecer as diferenças e dificuldades da criança com o TDAH é fundamental para equilibrar e socializar o relacionamento entre professores e alunos no ambiente escolar, faz-se necessário um preparo adequado para lidar com as demandas existentes em sala de aula. Os desafios da educação vem sendo trabalhado por diversos profissionais e estudiosos da área, entre eles, podemos citar: professores, psicopedagogo, psicólogos, orientadores educacionais alinhados com a gestão escolar.

Os professores são os profissionais com maior contato diário com as crianças e seus familiares, desenvolvendo um vínculo de confiança, respeito e afetividade, interagindo, ensinando, e avaliando de modo geral. Cabe ao professor informar qualquer anomalia comportamental observado em seus alunos que seja prejudicial ao desenvolvimento educacional, emocional e social.  Avaliar qual a melhor forma de estimular o interesse da criança com tdah para o conhecimento com o objetivo de alcançar bons resultados no aprendizado, também e a tarefa do professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (244.8 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com