TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papp - A importancia da familia para as crianças

Por:   •  27/9/2015  •  Ensaio  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS

CAMPUS MARQUÊS

CURSO DE PEDAGOGIA

Gabriela Rodrigues Cruz – RA: B78JDB-8

Leticia Cavalcante Almeida – RA: B48ABB-2

“A importância da família no processo de ensino/aprendizagem de crianças de 1º ao 5º ano do ensino fundamental”

São Paulo - SP

Maio/2015

“A importância da família no processo de ensino/aprendizagem de crianças de 1º ao 5º ano do ensino fundamental”

Projeto e Práticas de Atuação Pedagógica apresentada à disciplina de Pedagogia Interdisciplinar no curso de Pedagogia, sob a orientação da professora mestra Sueli Barbeiro.

São Paulo - SP

Maio/2015

DEDICATÓRIA

Primeiramente a Deus, que é o único que realmente sabe dos desafios que passamos para chegarmos até aqui e a nossa família que sempre nos apoiou nas escolhas que fizemos.


AGRADECIMENTOS

Aos professores que estiveram conosco nesta jornada e nos ensinaram com garra e dedicação todos os conteúdos necessários para concluirmos essa etapa.

EPÍGRAFE

Educação não transforma o mundo.

Educação muda as pessoas.

Pessoas transformam o mundo.”

Paulo Freire

INTRODUÇÃO

Esse trabalho traz uma reflexão sobre o problema da ausêncisa da família durante a fase escolar das crianças. A família tem o papel mais importante na educação de nossas crianças, pois são os familiares que passam a maior parte do tempo com eles, os alunos só passam de 4 a 6 horas na escola, o reto do tempo eles passam em casa. Se as escolas e famílias não se unirem para a formação e educação das crianças, a escola não dará conta de fazer tudo isso sozinha.

Segundo as bases teóricas que faz parte de nossa reflexão, é a família que insere a criança dentro de um meio social e a partir daí que estabelece suas relações com o mundo e entendimento dele. Como uma criança que não tem televisão em casa, chega dentro da sala de aula e o professor, que não conhece o meio que ela está inserida, propõe que ela assista um certo programa de televisão para utilizar aquele conteúdo em sala de aula. Um caso como este nos mostra que a família que influencia o aluno e suas relações com o meio social influencia o conteúdo que será usado em sala de aula e que a escola precisa, também, adaptar-se ao contexto dos seus alunos.

Seguindo esse mesmo exemplo, se essa criança não conta com o acompanhamento dos pais, chega no dia seguinte, ela não saberá nada sobre o assunto, se sentirá perdida e deslocada. Já uma criança com acompanhamento dos pais, poderá ter arrumado uma solução para o seu problema, seja perguntando para os pais sobre o assunto, procurando em revistas e jornais, como também sendo levada na casa de alguém que tenha uma televisão e que essa criança possa assistir esse programa. Com isso queremos mostrar o problema que as crianças tem por não ter um suporte, uma ajuda dos seus familiares e o quanto isso prejudica os professores no processo de formação.

O papel da família será sempre acompanhar, participar, ajudar, se interessar por tudo que a criança passa no seu cotidiano escolar. Acompanhar as atividades feitas nos cadernos, livros, agenda, etc. Também participar de reuniões de pais e mestres, feiras culturais, festas, planejamento e tantos outros eventos que temos dentro das escolas. Devem também ajudar nas lições de casa, trabalhos que devem ser feitos e tudo aquilo que a criança precisar, sejam seus pais alfabetizados ou não, pois aqueles que são analfabetos não deixam de ter um vivência social que pode ajudar no aprendizado de seus filhos, por isso cabe aos professores sempre quando passar alguma atividade para casa ler, antes, com seus alunos e explicar o que deve ser feito, para quando chegar em casa a criança contar aos pais, para que ai eles possam dar o suporte necessário. Tudo isso mostra o interesse dos pais para que seu filho tenha uma educação de qualidade.

O papel da escola nesse contexto é primeiramente conversar com os pais, orientando-os, para que estes sejam presentes e que diariamente separe um tempo para as atividades da escola. Sabemos que não é fácil e que a maioria dos pais, hoje, trabalham para dar uma melhor condição de vida para seus filhos, mas uma grande parte dessa "melhor condição de vida" vem também da participação integral nas atividades dessa criança. Pois nosso maior foco são as crianças de ensino fundamental I, dentre 1º ao 5º ano, que ainda podem ser consideradas muito dependentes dos pais, principalmente quando falamos do processo de formação.

Juntamente queremos, como nosso objetivo, mostrar o quanto a presença da família no dia a dia escolar das crianças, interfere positivamente em seu aprendizado. Com base nas questões de qual é o papel da família no acompanhamento escolar da criança, como a participação da família pode interferir no comportamento e no processo de aprendizagem da criança e como a escola pode orientar as famílias sobre a necessidade de acompanhamento educacional de seus filhos, que seguimos o trabalho.

Acreditamos que as crianças em fase escolar precisam de atenção dos familiares incentivando-as e acompanhando-as no seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com