TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papper Jean Piaget

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 7

Autores:

Isis Costa Ramos

Professora-Tutora Tatiana Maués

Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASELVI

Curso (PED 1186)

Data de entrega: 20/06/2015

RESUMO

Através do presente estudo, buscamos aprofundar o conhecimento sobre Jean Piaget, pesquisando sobre suas obras a fim de enriquecer o conhecimento sobre sua trajetória acadêmica e entender o fundamento desenvolvido pelo autor em relação aos processos cognitivos do ser humano desde seu nascimento, e a influência de suas teses para a educação. Escolhemos enfatizar a Teoria Cognitiva, ponto auto das obras do autor, baseada na observação do comportamento humano em diferentes fases visando entender o processo pelo qual a criança passa para desenvolver sua cognição e aprimorar os conhecimentos a respeito para praticar em sala de aula, uma vez que julgamos fundamental ter como base tal entendimento para tornarmo-nos bons educadores desde o primeiro contato com nossos futuros educandos.

Palavras-chave: Piaget, Pedagogia, educação, cognição.

INTRODUÇÃO

                Em um contexto histórico podemos observar a evolução dos métodos de ensino influenciada por política, cultura e economia de cada época e região, bem como as teorias voltadas para a Educação.

                Em cada época, tais influências contribuíram para a formação do homem, neste contexto, ressaltamos Piaget como um dos maiores expoentes, pois teve grande contribuição no aprimoramento dos métodos de ensino, influenciando a educação de maneira profunda, pois acreditava que as crianças só podiam aprender o que estavam preparadas a assimilar e que sua mente não é vazia, como acreditava-se.

                 Piaget dedicou sua vida aos estudos da Biologia, Filosofia e Psicologia o que lhe permitiu de forma prática e experimental aprimorar sua tese. Uma de suas maiores obras é a chamada Teoria Cognitiva que ressalta a inteligência infantil de forma diferenciada da adulta, assunto que será abordado adiante.

DESENVOLVIMENTO

 

                  Jean William Fritz Piaget foi um grande psicólogo e filósofo nascido no dia 19 de agosto de 1896 em Neuchâtel, na Suíça é considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. Seu pai era um calvinista nato, professor de literatura medieval e sua mãe era uma das primeiras socialistas suíças de grande influência para Piaget, que iniciou seus estudos muito cedo e aos 11 anos, como bom prodígio, fez sua primeira publicação descrevendo a vida de um pardal albino, iniciando uma grande carreira científica.

                  Piaget viveu até a adolescência em sua cidade natal, onde estudou Biologia e a precocidade o fez aos 22 anos, receber seu primeiro doutorado. Em 1919 viajou para Paris onde trabalhou no Instituto Jean Jacques Rousseau, e publicou seus primeiros artigos sobre o comportamento da criança, fazendo registros que geraram novas hipóteses sobre a origem da cognição humana. Seus estudos lhe deram o título de fundador da Epistemologia Genética ou Teoria da construção do conhecimento, e esta experiência permitiu delimitação de um campo de estudos empíricos: O pensamento infantil e o raciocínio lógico, que consiste na participação ativa da criança na construção de seu próprio conhecimento, criando e testando constantemente seus pensamentos sobre o mundo.

                 Entre 1918 muda-se para Zurique em busca de formação em Psicologia, retornando à Paris em 1919 e lá trabalhou no laboratório de Alfred Binet que por sua vez fazia experimentos sobre a inteligência infantil.

                Seus estudos em biologia ajudaram Piaget na observação do desenvolvimento cognitivo sendo gradualmente adquirido e foram revolucionários, baseando-se nos sujeitos e o reconhecimento do mesmo pelo espaço. O conhecido e a busca pelo desconhecido. Investigou a origem da natureza e a gênese nos seus processos de desenvolvimento.

                  Em 1924, casou-se com Valentine Châtenay com quem teve três filhas. A partir daí evoluiu em suas teorias, em grande parte baseadas no comportamento de seus próprios filhos e de outras crianças pequenas. Observações feitas ao lado de sua esposa. Enquanto isso, Piaget lecionava em várias universidades, muitas como primeiro e único suíço.

               Além de pesquisador, Piaget também foi professor, ocupando as cadeiras de "Filosofia da Ciência, de Psicologia e de Sociologia" na Universidade de Neuchâtel, em 1929, a cadeira de "História do Pensamento Científico", e continuou ensinando "Psicologia da Criança" no Instituto Jean-Jacques, assumindo no mesmo ano a direção do Bureau International de L'Education, vinculado à Unesco.

                Nos anos 50 publicou a Epistemologia Genética, sua primeira tese sobre teoria do conhecimento, no mesmo ano na cidade na Genebra Piaget fundou o centro internacional de epistemologia destinado a pesquisa interdisciplinares sobre a formação da inteligência. Sua morte sucedeu em Genebra no dia 17 de setembro de 1980 a um mês de seu aniversário quando completaria 84 anos.

OBRAS DE JEAN PIAGET

 Piaget escreveu mais de 75 livros e centenas pesquisas, dentre eles selecionamos abaixo alguns dos mais importantes:

A Linguagem e o Pensamento na Criança (1923) 

O Juízo e o Raciocínio na Criança (1924). 

A representação do mundo na criança (1926)

A causalidade física na criança (1927)

O julgamento moral na criança (1931)

O desenvolvimento das quantidades físicas (1941)

A gênese do número (1941)

A noção de tempo na criança (1946) 

A geometria espontânea na criança (1948)

A representação do espaço na criança (1948)

A gênese das estruturas lógicas elementares (1959)

Da lógica da criança à lógica do adolescente (1955) 

Biologia e Conhecimento (1967)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com