TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paralelo Entre os muros da escola

Por:   •  25/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 5

O filme selecionado foi “Entre Os Muros Da Escola”, de Laurent Cantet.

Nome Original: Entre les murs

Ano: 2008

Duração: 128 min

País: FRA

Gênero: Drama

1- Depois de assistir o filme faça uma densa descrição sobre o enredo e a temática do filme, realçando sua dimensão educativa.

O filme mostra a realidade de uma escola pública Francesa de periferia, onde são abordados um relacionamento conturbado entre professor e alunos. O professor François Marins é professor de francês e é supervisor da escola, em seu trabalho como professor um dos grandes desafios é ensinar alunos adolescentes entre treze e quinze anos. O grupo apresenta diferenças culturais, sociais e comportamentais sendo esses os geradores de conflitos na relação professor, aluno e prática pedagógica.

As cenas do filme se passam basicamente na sala de aula do professor Marin, estendendo-se também para a sala dos professores, pátio e outras dependências da escola. Os alunos são desinteressados e indisciplinados, isso por conseqüência dos conteúdos curriculares que não despertam o interesse dos mesmos, o professor tenta controlá-los e em certos momentos é rígido com eles, entrando em conflito várias vezes com seus alunos. Os conflitos na relação professor aluno ocorrem também devido à diversidade cultural presente no grupo.Os professores reunidos tentam achar soluções para o mau comportamento e baixas notas dos alunos, tendo como destaque os alunos Khoumba, Esmeralda e Souleymane. Os professores se dividem entre adotar metodologias de valorização ou práticas de advertências, como tirar pontos por mau comportamento. Durante a reunião do conselho de classe onde estavam presentes professores, alunos e a equipe diretiva, discutiam a situação dos alunos com notas baixas e a situação comportamental, as alunas que estavam representando a turma começaram a rir enquanto o professor falava, Sr. Marin pareceu incomodado, mas continuou. No momento o aluno em questão no debate era o Souleymane que não fazia as tarefas, não trazia o material, se indispôs com os colegas e professores várias vezes, o professor comentou que Souleymane era “limitado”. O ponto auge do filme se da em uma discussão na sala de aula, onde as representantes de turma que participaram do conselho relatam para os colegas informações debatidas na reunião. Ao saber que foi chamado de limitado Souleymane enfrenta o professor gerando uma grande discussão, as alunas que representaram o conselho se intrometem na discussão, o professor se irrita perde o controle e diz que elas se comportaram como “vagabundas”. A partir desse momento a classe enfrenta o professor, argumentando sobre a sua atitude descontrolada. Souleymane enfurecido levanta da classe bate com a sua mochila na cabeça de uma colega causando-lhe ferimentos. Após esse incidente o professor escreve um relatório e entrega ao diretor, mas não cita o fato de ter dito que o comportamento delas era similar de vagabundas. Os alunos inconformados com a atitude do professor e a prevista punição do colega reúnem-se no pátio para exigir que o professor também seja punido.

O conselho disciplinar reúne-se para decidir o que fazer com o aluno Souleymane. Em uma votação secreta os professores optam pela expulsão, mesmo sabendo que ele correria o risco de ser mandado para o país de origem. Um episódio marcante, no conselho disciplinar foi o fato de o aluno Souleymane ter que traduzir para sua mãe a sua própria desgraça, seu fracasso como aluno, já que a mãe não entendia, nem falava o idioma Francês. Após esse conflito, onde ambas as partes erraram, coube ao professor Marin apenas uma advertência, enquanto Souleymane a expulsão e consequentemente a marginalização. O filme termina mostrando o questionamento do professor sobre o aprendizado dos alunos. O professor é surpreendido ao ouvir o relato de uma aluna dizendo-lhe que não aprendeu nada em nenhuma disciplina. Seu receio era ser encaminhada a um curso técnico. Por outro lado, a aluna Esmeralda surpreende positivamente ao relatar que leu o livro A Republica de Platão, mostrando que essa leitura era mais interessante do que o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com