TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patrimonio cultural de goiania

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

FRANCIELLY GOMES DE JESUS

LEILA MARIA DE JESUS OLIVEIRA

 ONOFRA ELIANE COSTA GOMES

Produção textual interdisciplinar grupo

“Patrimônio Cultural de Goiânia”

Estação Ferroviária

[pic 3]

Goiânia, Goiás

2015

FRANCIELLY GOMES DE JESUS

LEILA MARIA DE JESUS OLIVEIRA

             ONOFRA ELIANE COSTA GOMES

                 

Produção textual interdisciplinar grupo

“Patrimônio cultural de Goiânia”

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Organização Ensino de História e Geografia,Ensino de Matemática,Ensino de Ciências e saúde infantil,SeminárioVII

Prof. Cyntia Somoni, Keila Tatiana, Lilian Gavioli de Jesus, Luciane Bianchini, Maurílio Bergamo, Vilze Vidote Costa

                                                           Tutor eletrônico: Fabiana Dias da Silva Santos

                                                                       Tutor de sala: Francisco Donisete de Oliveira

Goiânia, Goiás

2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        .

2 DESENVOLVIMENTO ...........................................................................................5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................................9

REFERÊNCIAS .............................................................................................................10


  1. INTRODUÇÃO

O principal objetivo desse trabalho é  conhecer e refletir sobre a importância do estudo  do patrimônio no ensino de História e Geografia.

De acordo com a atividade proposta iremos falar sobre um patrimônio cultural de nosso município em nosso caso a Antiga Estação Ferroviária que foi um grande marco para a história do Brasil e, no estado de Goiás, em Goiânia não foi diferente. Mudanças antes inimagináveis modificaram o contexto econômico, social e cultural da nossa cidade. A estação de Goiânia foi inaugurada em 1950, de acordo com o Guia Geral de Estradas de Fero do Brasil, de 1960. Segundo Flávio Cavalcânti, porém, a inauguração deu-se em 11 de novembro de 1952. "No estilo art-déco, o edifício possui na área interna principal murais de frei Nazareno Confaloni, introdutor do modernismo em Goiás, pintados em 1953. Durante mais de vinte anos serviu como estação ferroviária de Goiânia sendo desativada na década de 70. Com a extinção da Estrada de Ferro de Goiás, a locomotiva n.º 11, símbolo da estação, mais conhecida como Maria Fumaça, foi colocada como exposição na parte externa da antiga Estação. O prédio passou por várias reformas; 

Porém a falta de cuidado com esse tão importante patrimônio despertou a nossa curiosidade, uma raridade está se deteriorando com o tempo o que ameaça prédio que é um marco da arquitetura e da história de Goiânia.

2-DESENVOLVIMENTO

Relatório de Campo: Estação Ferroviária de Goiânia

        Goiânia é sem dúvida um lindo município, foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa de Goiás sob influência da Marcha para o Oeste, política desenvolvida pelo governo Vargas para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste brasileiro. Desde seu início, a sua arquitetura teve influência do Art Déco, que definiu a fisionomia dos primeiros prédios da cidade, sem dúvida possui vários patrimônios culturais e ambientais no entanto após muita análise escolhemos a ESTAÇÃO FERROVIÁRIA.

O prédio da estação ferroviária de Goiânia foi inaugurado em 1950. Após decorridas três décadas de intenso movimento, é desativado em 1980. A partir de então, esse espaço deixou de ser um local de convívio social como outrora, e, de meados de 1980 a 2000, ganha novos usos que não foram suficientes para atrair a comunidade de Goiânia, a exemplo: restaurante do Centro de Tradições Goianas, Centro de Artesanato de Goiás e local de Bandas Marciais. Em decorrência desse fato, gradativamente, a estação ferroviária foi perdendo sua 10 importância na memória das pessoas que deixaram de utilizá-la, e, por conseguinte, de valorizá-la. Em 2003, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN realizou o tombamento da estação ferroviária como um relevante bem patrimonial da nação. Contudo, o cenário não foi alterado, persistindo um incômodo distanciamento da comunidade em relação a esse importante bem.

A situação em que se encontra a estação ferroviária de Goiânia que, apesar de ser um inestimável Patrimônio Arquitetônico Nacional, não tem, atualmente, uma destinação pública que propicie sua efetiva apropriação e valorização pela comunidade goianiense e pelas pessoas que visitam a cidade.

O abandono ameaça prédio que é um marco da arquitetura e da história de Goiânia. A antiga Estação Ferroviária, na Praça do Trabalhador, está degradada pela ação do tempo, umidade e descaso com o patrimônio público. De longe, a construção em estilo Art Déco chama a atenção, mas basta entrar no local para ver a dimensão do abandono.

 O prédio, tombado pelo patrimônio do estado, está sujo e malcuidado. Os cômodos viraram depósito de lixo. As instalações elétricas estão expostas e os vidros quebrados.

Dentro do salão da antiga Estação Ferroviária agora ficam guardadas motos da Agência Municipal de Trânsito (AMT). As paredes estão cheias de infiltração e o teto tomado por goteiras. O piso está com logo e corredor, alagado.

O abandono também ameaça obras de arte como os murais pintados por Frei Nazareno Confaloni. As obras do artista que trouxe o modernismo para Goiás cobertas pela poeira e teias de aranha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (484.2 Kb)   docx (645.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com