TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  7/3/2016  •  Resenha  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

1’’PROJETO – 2014

IDENTIFICAÇÃO

ESCOLA:

Endereço:                                                                                          n°:

Bairro:                               Cidade:                                                                    Fone(s):

PROFESSOR (a):

Período de execução: 15/07/_____ a 10/12/2014

Sala de recursos multifuncional

Turno(s):

Número de Alunos:  M (  )   F (  )

Idade:

Técnica NUESP:

TEMA:

A importância dos jogos pedagógicos na Educação Especial.

PROBLEMATIZAÇÃO:

Devido às dificuldades enfrentadas pelos alunos da Educação Especial, com baixa autoestima, com deficiência intelectual diversa, vimos à necessidade de ser trabalhado de forma diferenciada com recursos lúdicos, interativos que proporcionam uma aprendizagem significativa.

A situação de jogo mobiliza os esquemas mentais: sendo atividade física e mental, o jogo aciona e ativa as funções psiconeurológicas e as operações mentais estimulando o pensamento. Integra as várias dimensões da personalidade: afetiva, motora e cognitiva. O jogo se assemelha a atividade artística desenvolvendo a parte crítica e criativa como elemento integrador dos vários aspectos da personalidade.

JUSTIFICATIVA

O projeto visa trabalhar “A importância dos jogos pedagógicos na Educação Especial” de forma lúdica com os alunos que frequentam a Sala de Recursos Multifuncional estimulando o raciocínio lógico, a criatividade e auxiliando os mesmos no processo de construção do conhecimento.

O jogo não é apenas um divertimento ou passa tempo é o desenvolvimento das capacidades física, cognitivas, afetivas e principalmente a interação e o respeito pelo outro.

A proposta de trabalho com os jogos pedagógicos se fundamenta na construção do conhecimento dos alunos especiais e das próprias necessidades dos mesmos.

O atendimento com jogos pedagógicos possibilita um maior desenvolvimento da oralidade e escrita para um bom desempenho no ler e escrever na produção textual como também no raciocínio lógico dos alunos.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos alunos da Sala de Recursos Multifuncional a oportunidade de ampliar seus conhecimentos através dos jogos pedagógicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Permitir aos alunos o conhecimento de novos jogos levando-os a uma aprendizagem significativa.
  • Estimular a oralidade e escrita com o auxílio dos jogos;
  • Criar, observar, experimentar, movimentar-se, cooperar, sentir, pensar, memorizar e lembrar;
  • Incentivar quanto a imaginação, motivação e criatividade dos alunos para os jogos.
  • Levar os alunos a confeccionar e aprender com os jogos;
  • Confeccionar materiais pedagógicos adaptados como recursos de ensino aprendizagem;
  • Estimular a integração em grupo;
  • Trabalhar atenção e concentração;
  • Vivenciar situações que usa os sentidos;
  • Dar asas a imaginação e a criatividade;
  • Participação do professor no jogo, como um  recebedor de novas regras;
  • Desenvolver o cognitivo através dos jogos;
  • Criar pequenas narrativas através de imagens e palavras;
  • Aprimorar habilidades de leitura e interpretação;
  • Compreender e identificar personagens nas histórias;
  • Conhecer os diferentes tipos de alfabeto;
  • Reconhecer os jogos matemáticos como estímulo à resolução de problemas;
  • Resolver as quatros operações a partir de jogos matemáticos;
  • Ler os numerais;
  • Ter noção de quantidade;
  • Interpretar situações problemas;
  • Formalizar o pensamento cognitivo;

CONTEÚDO

  • Desenvolver o espírito de coleguismo e companheirismo;
  • Desenvolver o raciocínio lógico e a imaginação;
  • Construir jogos a partir de materiais reciclados;
  • Vivenciar brincadeiras diversas utilizando o material produzido;
  • Estimular a coordenação motora;
  • Vivenciar os jogos criados pelo grupo.
  • Explorar os jogos pedagógicos através do uso das tecnologias.
  • Desenvolver atividades pedagógicas utilizando o computador.

METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido a partir da confecção de materiais pedagógicos que apropriem o desenvolvimento de autonomia do cognitivo do processo de ensino e aprendizagem dos alunos que frequentam sala de recursos multifuncionais.

O trabalho terá o desenvolvimento de oficinas que permitam ao discente o desenvolvimento da leitura e operações matemáticas através de objetos lúdicos por meio das práticas.

RECURSOS

PRODUTO FINAL/APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

AVALIAÇÃO

REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com