TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  30/4/2016  •  Artigo  •  2.770 Palavras (12 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 12

                                                                Etapa 1

                Relato  das memórias  escolares relaticionadas  as práticas  artísticas            

1º - Relato - Aluna

Eu me lembro de dois momentos que marcaram meu contato com a arte. O primeiro momento aconteceu na terceira série. O desenho era livre e eu desenhei um céu, uma casa, uma árvore bem grande e uma menina. Com a orientação da professora eu pintei o céu usando o giz de cera deitado com movimentos circulares, colei pontas de lápis para fazer a saia da menina e matinhos na árvore. Quanto ao segundo momento, aconteceu quando eu já estava na 5ª série e a professora de artes nos deu uma folha de papel ofício para cada um e nos orientou a fazer um quadrado com uma régua, e dentro dele vários traços em várias direções, em seguida disse para pintarmos com cores diferentes, e o resultado foi incrível!  Apesar de ter tido outras várias experiências, essas duas me fascinaram.                                                         

 2º Relato - Aluna  Elis Regina de Oliveira Bernardo

Estudei o meu 1ºano e 2ºano na E.M. Floriano Peixoto, no bairro de São Cristovão no Rio de Janeiro. É uma escola muito antiga, mas que me traz muitas saudades.Lembro bem da minha professora D. Eliana ,era  muito séria e sempre dava aula com uma régua de madeira na mão. Dos trabalhos de arte que fizemos me lembro de um para o dia das mães, era um porta retrato feito de palitos de picolé. A professora nos ensinou a colarmos palitos com cola branca e depois pintamos com tinta guache. Minha mãe achou lindo. O outro foi em comemomoração ao dia dos pais, onde após sujarmos as mãos com tinta, aplicavamos em  um azulejo branco  deixando a nossa impressão e a nossa assinatura. Lembro do meu pai orgulhoso mostrando o presente e contando para todos que eu já sabia escrever meu nome.Esse azulejo minha mãe guardou por muitos anos,  Era uma lembrança maravilhosa dos meus primeiros anos na escola. Já mais tarde, fiz meu 3º e 4º ano em uma escola particular onde fui morar.  Chamava-se Colégio Itaguaí e ficava em um bairro próximo ao centro, na cidade de Itaguaí. Os trabalhos de arte eram mais elaborados e sempre tinham apresentações para os pais. Cada turma realizava vários trabalhos , como, pinturas com os dedos, colagens feitas com recortes de revistas e jornais, faziamos móveis em miniaturas com caixinhas de fósforos, como,   sofás, camas, mesas e cadeiras. Eram lindos e nos divertiamos muito. Lembro bem de uma linda fruteira que fiz com palitos de picolé. Aprendi muito com as aulas de arte, gostava muito e ficava ansiosa esperando nossas atividades’.

3º Relato - Aluna Gleide Miranda de Oliveira Nascimento

[pic 1]


                                                      Passo 2

Os componentes do grupo, vivenciaram algo em comum. Através dessas atividades desenvolvemos nossa parte intelectual, aprendemos a nos expressar, a cooperar uns com os outros. Nos divertiamos com as aulas e com nossas criações traziamos para dentro da escola nossos pais, que faziam questão de participar das feiras e apresentações de nossos trabalhos.

Afinal é na infância que a criança  vivencia, percebe e reconhece sua natureza, elevando assim sua autoestima, e fazendo com que reconheça o seu valor. Experimentar a arte como uma brincadeira, abre a possibilidade de criação de talento artístico, tornando o espaço escolar num espaço de experimentação, que educa e transforma. Essa  experiência transformadora pode ser iniciada pela pintura, livros, desenhos, música, teatro, dança . A arte pode ser utilizada como estratégia para atingir um caminho bem difícil nos dias de hoje, o de devolver as crianças a vontade participar do ambiente escolar e torna-lo um nessecidade diária.  Artistas e crianças, percebem o mundo e dão sentido a ele através de formas singulares. Utilizam seus sentidos de forma mais aguçada do que a maioria dos adultos que deixaram para trás esta capacidade humana de ver, imaginar e simbolizar. Devemos aproveitar nelas esse sentido do novo, do criativo, estimular suas aventuras e descobertas. 

É através das aulas de Arte que o professor irá estimular seu aluno a investigar, inventar, explorar e, mesmo cometendo erros, ele não terá medo de liberar sua criatividade. O professor deve apresentar a atividade como algo essencial para a criança, e também deve estar motivado com o trabalho, não apenas orientando de forma mecânica, mas fazendo a criança sentir sua importância para que a atividade seja significativa para o aluno.

As crianças sentem prazer em se expressar através de suas próprias criações, gostam de desenhar, pintar, cortar e colar, e assim, aumentam cada vez mais sua imaginação É muito importante que os professores possam usar diversos tipos de materias, estimulando o aproveitamento de materias reciclaveis, afinal cuidar da natureza também é um grande estímulo à arte. A arte de contar histórias, brincadeiras, jogos, dramatização, desenhos também estimulam e motivam as crianças. O pedagogo tem a função de orientar, estimular e motivar as crianças para que assim obtenham melhor aprendizado, afinal ela continua em crescimento e desenvolvimento e este processo , possibilita momentos de lazer, socialização e aprendizado, aumentando a auto-estima, a alegria . A arte, ao apresentar realidades imaginadas, pode ser compartilhada por pessoas de diferentes níveis e culturas através do encantamento, da imaginação e da emoção que desperta. Portanto,cabe a nós, como educadores, respeitar as formas de expressão da criança. 


                                                                 Etapa 2

                           Qual o papel da arte na educação contemporânea?

A arte é uma maneira de despertar o indivíduo para seu próprio processo de sentir. Ela vem a constituir um estímulo permanente para que a nossa imaginação flutue e crie. Através da arte somos levados a conhecer aquilo que não temos oportunidade de experimentar em nossa vida cotidiana. A criatividade, a imaginação e a emoção  precisam ser desenvolvidas através de experiências artísticas, sejam elas plástica, música, cênicas, dança, etc. Conhecer a produção de obras visuais, os artistas, fazer releituras e aplicar técnicas são atividades que podemos trabalhar nas aulas de arte. Outra forma de desenvolver estas potencialidades é através da expressão corporal ou, seja o teatro, improvisações, jogos dramáticos, sensibilizações onde a criança usa seu corpo como forma de expressar sentimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (151.6 Kb)   docx (49.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com