TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  10/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 3][pic 4][pic 5][pic 2]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................4

DESENVOLVIMENTO.................................................................................................5CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................8

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa analisar os efeitos da inclusão de alunos com algum tipo de deficiência em classes regulares da educação básica, e nosso pais, pois existe muitas barreiras para que haja uma educação comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade na qual não haja exclusão promovendo o convívio com a diversidade, esta convivência dos alunos com a diversidade, nas instituições educativas, contribui para que aprendam muito.

Porem esta discussão é muito longa porque depende de vários fatores como os governos, escola, pais e professores pois a Inclusão envolve um novo olhar para essas crianças onde a escola tenha que se adaptar ao aluno para que não ocorra o contrário, o aluno se adapte à escola, como acontecia na Integração. Com o novo conceito de Escola Inclusiva, as políticas educacionais procuram novas práticas de ensino com o propósito de atendê-la em suas especificidades, garantindo o direito a educação para todos.

O modo de se aplicar estes discursos políticos é diferente, mas apresentam suas particularidades dependendo de onde e como são aplicados. Apesar destas leis ainda é evidente o preconceito com a pessoa com deficiência bem frequentes no nosso cotidiano. Assim, não podemos deixar de trabalhar para conseguir ultrapassar as barreiras que historicamente foram colocadas no modo como se dá a interação com a pessoa deficiente, tendo conhecimento de como a deficiência é encarada na sociedade em que vivemos e neste trabalho falarei sobre algumas mudanças que deve acontecer para que haja a verdadeira inclusão.

        

2. DESENVOLVIMENTO

 

Ao longo do tempo a pessoa com deficiência, sempre foi considerada como alguém fora dos padrões “normais”, que sempre foi determinando pela sociedade e na busca pela inclusão procuram ultrapassar obstáculos para que as pessoas aprendam a conviver com o diferente dentro da sala de aula e fora também.

E esta exclusão dos deficientes promoveu grandes dificuldades e sacrifício a essas pessoas, sendo consideradas não aptas ao convívio social pois não tinham capacidade de conviver com os demais. Por muito tempo eles foram deixados de lado sem oportunidades, diante destas dificuldades os especiais necessitaram lutar pelos seus interesses chamando atenção para suas limitações como especiais.

Através disto tornou se possíveis grandes mudanças sociais e no ensino educacional deles criando - se leis para defende-los.  Onde as escolas tiveram que modificar sua sistemática, os professores necessitaram rever seus conceitos e tomar consciência do trabalho com aqueles que estavam excluídos e marginalizados, oportunizando o acesso ao conhecimento formal pelo qual todos têm direito de receber.

Onde destaca a nova LDB, trata-se de uma modalidade de educação escolar, voltada para a formação do indivíduo, com vistas ao exercício da cidadania. Os serviços educacionais especiais, embora diferenciados, não podem desenvolver-se isoladamente, mas devem fazer parte de uma estratégia global de educação e visar suas finalidades gerais. A análise de diversas pesquisas brasileiras identifica tendências que evitam considerar a educação especial como um subsistema à parte e reforçam o seu caráter interativo na educação geral. Sua ação transversal permeia todos os níveis – educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior, bem como as demais modalidades – educação de jovens e adultos e educação profissional.

A Lei n. 9394/96, que estabeleceu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu Artigo 59, determina que os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais, entre outros aspectos: currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades, bem como terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências (MELETTI, 2010, p.2).

Priorizando a educação escolar como sendo principal para a formação no processo do sujeito, mas para que isso possa acontecer tem de haver a colaboração das pessoas que estão presentes em seu dia-a-dia pois na escola regular eles terão a chance de conviver com pessoas ditas normais e terão a oportunidade de se aprimorar e isso não aconteceria de uma forma inclusiva se fosse uma escola especial. Por isso Os responsáveis por estas mudanças são os educadores, pedagogos, psicólogos e legisladores devem estimulá-los dentro do programa de ajuda a inclusão, colocando a escola juntamente com a família, e a comunidade para garantir essa transformação.

Todavia, a finalidade da educação inclusiva é acolher a todos sem exceção, especialmente os estudantes que tem algum tipo de deficiência seja ela física ou mental, os superdotados, e os que são discriminados do convívio social.

Enquanto os docentes não modificarem e redimensionarem sua prática profissional para ações mais igualitárias, isto é, não se posicionarem efetivamente como responsáveis pelo ato de educar também alunos com necessidades educacionais especiais, o professor terá diante de si um obstáculo e não um estímulo para aproveitar todas as oportunidades de formação permanente. (BARBOSA, GOMES; 2006 p.8)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com