TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 COMO UTILIZAR A PESQUISA CIENTÍFICA DENTRO DE SALA DE AULA? 1

2 PRINCIPAL PROBLEMA PESQUISADO NO ARTIGO 2

METODOLOGIA UTILIZADA 3

PRINCIPAIS DADOS 3

CONCLUSÃO DO ARTIGO .3

3 DIFICULDADE EM LER ARTIGOS ACADÊMICOS.................................................4

CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

Baseado em nossa realidade educativa, dá-se a importância da pesquisa científica entre alunos e educadores, sendo uma valiosa ferramenta em todos os níveis educacionais como busca de conhecimento e parte do processo de formação.

O objeto da pesquisa serve como método de soluções, já que leva quem pesquisa a indagar e geralmente solucionar algum tipo de problema ou dúvida sobre o que está sendo pesquisado; levando-o muita das vezes a questionar assuntos surgidos no cotidiano escolar e desta forma alimentar expectativas e curiosidades.

O trabalho a seguir aborda uma pesquisa realizada no meio educacional, onde fica-se claro a importância de experiências e pesquisas neste meio.

1 COMO UTILIZAR A PESQUISA CIENTÍFICA DENTRO DE SALA DE AULA?

Como futuros pedagogos umas das atividades em sala de aula será

desenvolver pesquisas com os alunos, afim de contribuir para o avanço do conhecimento.

Para a formulação destas pesquisas deve-se propor assuntos que condizem com a faixa etária dos alunos, e principalmente sugerir pesquisas onde será possível chegar a uma conclusão sobre a mesma, para que realmente aconteça um aprendizado.

Observar situações e comportamentos dentro do âmbito escolar pode detectar assuntos os quais há curiosidades ou até mesmo dificuldades por parte dos alunos, e assim sugerir uma pesquisa sobre o assunto, tornando o ato de pesquisar uma atividade mais interessante e prazerosa.

Deve-se instigar o aluno a conhecer mais sobre o que será pesquisado, levando-o a fazer experiências e práticas sobre o assunto, não somente faze-lo escrever, mas também vivenciar

um pouco sobre sua pesquisa.

Faça com que o próprio estudante tenha curiosidade em pesquisar; questione sobre alguns assuntos e peça respostas em próximas aulas, dessa forma a pesquisa ganha um efeito mais “leve” já que não passa uma intenção de obrigatoriedade.

Pesquisar faz parte da rotina, pois sempre há algo a se aprender, e assim também deve ser no conceito pedagógico, deve-se passar aos alunos a visão de que pesquisar é obter conhecimento, e não somente notas.

Título completo e nome dos autores:

Recurso Alternativo Para Conteúdo Botânico No Ensino Fundamental

Marina Comerlatto da Rosa - Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Angélica G. M. Morales- Professora do Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Carlos Hugo Rocha - Professor do Departamento de Ciência do Solo e Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Melissa Koch F. Souza Nogueira - Mestre em Ciências Biológicas/Botânica, Professora do Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Ponta Grossa

2 PRINCIPAL PROBLEMA PESQUISADO NO ARTIGO

O principal questionamento da pesquisa é o fato da maioria dos métodos educacionais acontecerem somente dentro de sala de aula, sendo um método muito tradicional, onde o aluno tende muita das vezes a aprender através de repetições feitas por parte do professor, não tendo a opção de se aprofundar ou se interessar pelo assunto ministrado.

Esse tipo de aula tradicionalista faz com que a aula se torne redundante e maçante para a maior parte dos alunos, que na muita da vezes se tornam somente “papagaios” repetindo aquilo que foi lecionado, mas sem o real conhecimento do que está dizendo.

Pensando nisso, decidiram fazer uma experiência com alunos da sétima série de uma escola do município de Ponta Grossa – PR; onde os mesmos teriam a oportunidade de estudar um determinado assunto de forma sensitiva, ou seja, ter contato com o objeto estudado, no caso deste estudo, uma unidade botânica de conservação.

Após essa experiência será constatado se há um nível maior de aprendizado quando o estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com