TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  18/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  13.252 Palavras (54 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 54

[pic 1]

FCE - FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO

PRISCILA SARAIVA DIAS

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS

PRESIDENTE PRUDENTE-SP

2013

PRISCILA SARAIVA DIAS

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS

Monografia apresentada à Faculdade Campos Elíseos – FCE, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia.

Orientadora: Joselene Lopes Alvim

PRESIDENTE PRUDENTE-SP

2013

RESUMO

Este trabalho discute a importância do professor no processo de  ensino/aprendizagem dos alunos com dificuldade de aprendizagem. Para isso analisei vários autores, educadores e estudiosos do assunto e que se preocupam com a importância de um profissional mais qualificado para identificar essas dificuldades. Verifica-se a importância do professor como mediador para ajudar os alunos a terem uma formação eficaz e sadia através do preparo do docente que interagindo juntamente com o psicopedagogo e a família, possam identificar as barreiras no processo ensino-aprendizagem e assim traçarem um plano eficaz. Através dessa reflexão é possível discutir soluções e oferecer propostas que possam ajudar o trabalho docente com a ajuda da família e do psicopedagogo, que é o profissional preparado para identificar e orientar nas soluções de ajuda ao aluno que precisa enfrentar suas dificuldades.

Palavra-Chave: Dificuldade de aprendizagem, metodologia, psicopedagogia.

Abstract

This work argues the importance of the professor in the education process/learning of the pupils with learning difficulty. For this I analyzed some authors, studious educators and of the subject and that if they worry about the importance of a more qualified professional to identify these difficulties. Importance of the professor as mediating is verified it to help the pupils to have an efficient and healthy formation through the preparation of the professor who interacting together with psicopedagogo and the family, can identify to the barriers in the process teach-learning and thus to trace an efficient plan. Through this reflection it is possible to argue solutions and to offer proposals that can help the teaching work with the aid of the family and psicopedagogo, that she is the prepared professional to identify and to guide in the solutions of aid the pupil whom it needs to face its difficulties.  

Word-Key: Difficulty of learning, methodology, psicopedagogia.

Sumário

INTRODUÇÃO.......................................................................................................................05

CAPÍTULO I – O PROCESSO DE APRENDIZAGEM....................................................07

I.1 APRENDIZAGEM – DEFINIÇÃO E CONCEPÇÕES................................................07

I.2 APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 6 A 7 ANOS DE IDADE............................. 10

I.3 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM......................................................................15

CAPÍTULO II – APRENDIZAGEM E AS METODOLOGIAS........................................18

II.1 METODOLOGIAS QUE FACILITAM A APRENDIZAGEM..................................18

II.2 O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NA APRENDIZAGEM............25

II.2.1 FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR....................................................29

CAPÍTULO III – PSICOPEDAGOGO, PROFESSOR E FAMÍLIA – INTERAÇÃO EM

BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM..................................................................................34

CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................................41

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................43

INTRODUÇÃO

A Dificuldade de Aprendizagem é um problema que está presente em todo meio educacional e quando as Dificuldades não são identificadas, acaba se tornando um peso para muitas crianças e adolescentes. Uma vez que a Dificuldade não é diagnosticada a criança é taxada de preguiçosa e outros adjetivos negativos. “A criança que se esforça mas não consegue obter êxito escolar é, frequentemente, rotulada de ‘lenta’, ‘preguiçosa’ e ‘burra’. Isto pode lhe causar danos.” (GUERRA, 2002, p.15)

Muitos alunos sentem dificuldades no momento de aprender algo e quando esses obstáculos não são identificados e procurados, de alguma forma, a serem sanados, acabam virando uma bola de neve. Segundo Furtado (2007, p. 03):

Quando a aprendizagem não se desenvolve conforme o esperado para a criança, para os pais e para a escola ocorre a "dificuldade de aprendizagem". E antes que a "bola de neve" se desenvolva é necessário a identificação do problema, esforço, compreensão, colaboração e flexibilização de todas as partes envolvidas no processo: criança, pais, professores e orientadores. O que vemos são crianças desmotivadas, pais frustrados pressionando a criança e a escola.

 Ainda sobre a Dificuldade de Aprendizagem, segundo Fonseca (apud Ferreira, 2008, p. 140) é:

Um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo de desordens manifestas por dificuldades significativas na aquisição e utilização da compreensão auditiva, da fala, da leitura, da escrita e do raciocínio matemático. Tais desordens, consideradas intrínsecas ao indivíduo, presumindo-se que sejam devidas a uma disfunção do sistema nervoso central, podem ocorrer durante toda a vida. Problemas de auto-regulação do comportamento, na percepção social e interação social podem existir com as DA’s [Dificuldades de Aprendizagem]. Apesar das DA’s ocorrerem com outras deficiências (por exemplo, deficiência sensorial, deficiência mental, distúrbios socioemocionais) ou com influências extrínsecas (por exemplo, diferenças culturais, insuficiente ou inadequada ou inapropriada instrução, etc.), elas não são o resultado dessas condições.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (87.8 Kb)   pdf (458.8 Kb)   docx (80 Kb)  
Continuar por mais 53 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com