TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Por:   •  18/5/2016  •  Artigo  •  13.633 Palavras (55 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 55

                                                                     [pic 1]

                                                                      UNIVERSIDADE OESTE PAULISTA

                                   PRESIDENTE PRUDENTE-SP

                                        SUP. DE TECNOLOGIA EM  ESTÉTICA E

                                  COSMÉTICA

 

PRESIDENTE PRUDENTE-SP

2014

Monografia apresentada à Faculdade Campos Elíseos – FCE, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia.

Orientadora: Paloma Aline Alves Rodrigues

PRESIDENTE PRUDENTE-SP

2014

RESUMO

Este estudo teve como objeto a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil e para o processo de ensino aprendizagem. Se partiu da problemática do desenvolvimento infantil sendo inadequado/insuficiente para algumas crianças da Educação Infantil, observadas por meio de metodologias tradicionais. Para compreender o objeto foram estudas as teorias de dois estudiosos importantes nessa área do conhecimento: Jean Piaget e Lev Vygotsky. Igualmente importantes foram os estudos bibliográficos sobre os jogos e brincadeiras, trazendo suas definições, seus aspectos históricos e um breve resgate dos jogos tradicionais.

Seguindo com a análise dos mesmos no contexto educacional, enfocando a Educação Infantil, apontando-os como ferramentas eficientes para o processo de ensino-aprendizagem, bem como para o desenvolvimento integral da criança. Os resultados foram satisfatórios em partes, quando as professoras mostram reconhecer a importância dos jogos e brincadeiras.

Palavras-Chave: Desenvolvimento Infantil – Ensino-Aprendizagem - Jogos –

Brincadeiras – Prática Pedagógica.

Abstract

This study it had as object the importance of the games and tricks for the infantile development and the process of education learning. If it left of the problematic one of the inadequate infantile development being/insufficient for some children of the Infantile Education, observed by means of traditional methodologies. To understand the object they had been you study the studious theories of two important ones in this area of the knowledge: Jean Piaget and Lev Vygotsky. Equally important they had been the bibliographical studies on the games and tricks, bringing its definitions, its historical aspects and a briefing it has rescued of the traditional games. Following with the analysis of the same ones in the educational context, focusing the Infantile Education, pointing them as efficient tools with respect to the teach-learning process, as well as for the integral development of the child. The results had been satisfactory in parts, when the teachers show to recognize the importance of the games and tricks.  

Word-Key: Infantile development - Teach-Learning - Games - Tricks - Practical Pedagogical.

Sumário

INTRODUÇÃO.......................................................................................................................05

1. DESENVOLVIMENTO INFANTIL ................................................................................06

1.1 BIOGRAFIA DE JEAN PIAGET...................................................................................09                      

1.1.1 TEORIA PIAGETIANA ..............................................................................................11

1.1.1.1 ESQUEMA, ASSIMILAÇÃO, ACOMODAÇÃO E EQUILIBRAÇÃO...............11

1.1.1.2 ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO NA TEORIA PIAGETIANA...............17

1.2 VYGOTSKY .....................................................................................................................25

1.2.1 BIOGRAFIA DE LEV VYGOTSKY...........................................................................25

1.2.2 TEORIA VYGOTSKIANA...........................................................................................26

2. JOGOS E BRINCADEIRAS .............................................................................................32

2.1 ASPECTOS HISTÓRICOS.............................................................................................35

2.2 OS JOGOS TRADICIONAIS..........................................................................................37

3. OS JOGOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL ........................39

3.1 O PAPEL DA ESCOLA FRENTE AOS JOGOS E BRINCADEIRAS ......................40

CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................................42

REFERÊNCIAS......................................................................................................................43

INTRODUÇÃO

Este estudo aborda a importância dos jogos e as brincadeiras para o desenvolvimento infantil e para o processo de ensino-aprendizagem.

O problema que está em estudo, trata do desenvolvimento infantil inadequado/insuficiente de crianças da Educação Infantil, observadas por meio de metodologias tradicionais. Ele se configura importante, visto que a criança precisa se cercar de várias ferramentas de aprendizagem para assimilar os conteúdos e se desenvolver cognitivamente e não contar somente com as formas tradicionais de ensino.

O desenvolvimento infantil inadequado/insuficiente ocorre porque as metodologias empregadas não estão atendendo as necessidades da criança nesta fase de vida. As metodologias tradicionais são restritas, ficando muitas vezes na utilização, de lápis, apostila e lousa apenas; para a maioria das crianças isso não é suficiente para que aprendam, pois não conseguem se apropriar dos conteúdos e se desenvolver integralmente usando somente essa metodologia de ensino.

Os jogos e brincadeiras são de extrema importância para essas crianças, sendo uma metodologia muito útil para o seu desenvolvimento na aprendizagem, na cognição, enfim para um desenvolvimento integral. Dessa maneira, os jogos e brincadeiras são ferramentas eficazes para o processo de ensio-aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (91.8 Kb)   pdf (451 Kb)   docx (88 Kb)  
Continuar por mais 54 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com